Correia do alternador para o teu carro

Correia de ventoinha for marcas Top de carro
- Correia do alternador BMW Série 3
- Correia do alternador VW GOLF
- Correia de acessórios RENAULT MEGANE
- RENAULT CLIO
- Correia do alternador SEAT IBIZA
- Correia do alternador OPEL CORSA
- Correia de acessórios MERCEDES-BENZ Classe C
- OPEL ASTRA
- Correia do alternador AUDI A4
- Correia do alternador BMW Série 5
- Correia de acessórios AUDI A3
- BMW Série 1
- Correia do alternador FORD FOCUS
- Correia do alternador VW PASSAT
- Correia de acessórios VW POLO
- HONDA CIVIC
- Correia do alternador MERCEDES-BENZ Classe E
- Correia do alternador FORD FIESTA
- Correia de acessórios PEUGEOT 308
- SEAT LEON
Correia do alternador defeituoso? » Identificar mau funcionamento • Reparar • Manual de substituição
Mais potência, menos ranger com a correia serpentina
Quem ainda se lembra do som horrível de conduzir um carro com uma correia em V frouxa? O motivo deste som ter desaparecido da noção do público é a correia serpentina. Este tipo de correia (Poly-V ou estriada em V) substituiu quase totalmente a correia em V tradicional. No entanto, a redução do ruído não foi o verdadeiro motivo para o redesign da correia de transmissão.
Maior desempenho pelo mesmo alternador
O motivo para a substituição da correia em V pela correia serpentina está nas maiores expectativas do utilizador. O carro moderno está equipado com bastante mais equipamento eletrónico que antigamente. Aquecimento de assento, sistemas de segurança e conforto, sensores, sistema de áudio potente, etc., exigem bastante mais do alternador que os antigos dínamos de 12V conseguiriam fornecer.
A instalação de alternadores maiores seriam uma solução para melhorar o fornecimento elétrico no carro. Contudo, isto tornar-se-ia desproporcionalmente dispendioso. Ao invés, o alternador disponível funciona a uma velocidade maior. Contudo, isto tem uma grande desvantagem, o rolamento desgasta-se mais rapidamente quando o alternador é acionado por uma correia em V tradicional.
Diminuindo o desgaste através de ponto morto
Para obter um maior desempenho do mesmo alternador e, em simultâneo, manter o desgaste dos rolamentos sob controlo, os fabricantes usam um truque: um volante no alternador de carros modernos. Isto significa que apenas pode ser acionado numa direção. Quando o motor está com rotações baixas, o volante em ponto morto mantém a energia rotacional até atingir as novas rotações. Numa ligação rígida entre a correia em V e o alternador, a velocidade do alternador é permanentemente reduzida e subsequentemente melhorada. O ponto morto poupa os rolamentos através de um menor desgaste.
Tensionamento da correia serpentina
A correia deve manter o tensionamento para um excelente acionamento do alternador do motor. Isto também se aplica às correias em V. No caso de uma ligação rígida entre acionamento e alternador, o tensionamento da correia foi ajustado diretamente no alternador. O volante requer uma polia de tensionamento externa, mantendo um tensionamento flexível. O volante e polia de tensionamento, por sua vez, precisam de uma ampla superfície de contacto e, apenas por este motivo, a estreita correia em V teve de ser substituída pela consideravelmente mais larga correia serpentina.
O mesmo desempenho, uma superfície mais larga
A correia serpentina é uma correia lisa reforçada por estrias longitudinais. As estrias em forma de V têm a mesma função que uma correia em V, estabilizam a correia e melhoram a superfície de contacto no volante do alternador e roda motriz do motor. Em muitos carros, a correia serpentina também aciona a bomba de água, causando muita pressão ao componente.
Substituição da correia serpentina
A substituição da correia serpentina não é também fácil como costumava ser. É necessária competência no funcionamento do tensionamento. As correias de marca modernas são bastante duráveis, sendo substituídas em simultâneo com o volante e tensionador no momento de uma manutenção agendada. Isto não é tão barato como a substituição de uma correia em V costumava ser, apesar de restabelecer a total funcionalidade do carro para os intervalos de manutenção seguintes de uma só vez.
Se a correia avariar prematuramente, isto provavelmente resulta de danos mecânicos. Isto é algo que deve ser verificado. Frequentemente, os roedores são responsáveis pela avaria de correias serpentina. A correia em si apenas custa entre 5 a 20 euros e com alguma habilidade pode ser substituída num par de minutos. Devido ao elevado desgaste, é essencial qualidade de marca. Apenas isto assegura a segurança desejada para uma condução longa e relaxada.