
A nossa gama de peças de substituição para automóveis

Num sistema de travões moderno, o cilindro principal acolhe a força exercida sobre o pedal do travão e a unidade de assistência dos travões. Até ao cilindro, a força é amplificada de modo a permitir que as maxilas de travão sejam eficazmente pressionadas contra os discos. Com ABS e sensor de carga, a pressão de travagem é distribuída, evitando que o carro derrape.
- Discos de travão
- Pastilhas de travão
- Flexível de freio
- Pinças de travão
- Cabo do freio de mão
- Maxilas de travão
- Bombitos de travão
- Kit de reparação pinças de travão
- Tambor de travão
- Maxilas de travão de mão
- Óleo de travões
- Bomba de travão
- Anel ABS
- Defletor do discos de travão
- Interruptor de travão
- Regulador da força de travagem
- Suporte de pinças de travão
- Servo freio
- Bomba de vácuo sistema de travagem
- Esfera de suspensão

Num automóvel, os diferentes filtros evitam a contaminação do óleo do motor, do óleo hidráulico, do combustível e do ar. O óleo necessita de pressão, pelo que deve estar livre de quaisquer poluentes. A presença de sujidade no combustível irá refletir-se na combustão. O ar no interior é mantido livre de poeiras, pólenes e humidade pelos filtros de ar.
- Filtro de óleo
- Filtro de ar
- Filtro do habitáculo
- Filtro de combustível
- Filtro de transmissão
- Filtro de direção hidraulica

Através do motor de arranque, a bateria irá alimentar a bobina da ignição que gera alta tensão. Essa tensão é direcionada diretamente, ou através do distribuidor e do cabo de ignição, para as velas de ignição, para gerar uma pequena faísca que incendeia o ar e o combustível no cilindro. Quaisquer resistências no sistema de ignição evitam uma eventual descarga.
- Velas de ignição
- Velas incandescentes
- Bobina de ignição
- Cabos de velas
- Distribuidor
- Tampa do distribuidor
- Rotor do distribuidor
- Módulo de ignição
- Temporizador de velas

Os elementos que unem a carroçaria às rodas são conectados no chassis. O mesmo aplica-se igualmente à direção com barra de direção, volante e caixa da direção, tal como a direção assistida. Desta forma, é possível colocar o automóvel na direção certa. Por isso, a direção com tirantes de direção junto ao eixo assume uma enorme importância.
- Terminal de direção
- Braço de direção
- Barra axial da direção
- Fole de direcção
- Bomba de direção hidráulica
- Caixa de direção
- Coluna de direção
- Óleo hidráulico
- Amortecedor de direção

A suspensão do automóvel evita os balanços violentos e a propagação de vibrações. Sem molas, bainhas nem amortecedores, o chassis começa a desgastar-se e a permitir vibrações fortes. No caso de uma suspensão independente, esta é apoiada pela barra transversal, a suspensão articulada, o estabilizador e diversos braços.
- Amortecedores
- Molas
- Cabeçote amortecedor
- Coifa do amortecedor & batente do amortecedor
- Rolamento amortecedor
- Prato da mola
- Suspensão a ar
- Molas de lâminas

O motor de combustão, através da cambota, gera o binário que será transmitido para todos os componentes secundários e as rodas. Com correia trapezoidal e as correias dentadas, a potência é transmitida eficazmente para a polia e também para todos os veios. Estas peças desgastáveis devem ser substituídas na maioria das vezes após 100.000 km.
- Bomba de água + kit de distribuição
- Óleo do motor
- Juntas
- Cambota
- Tuchos de motor
- Apoio do motor
- Retentor de válvula
- Junta da colaça
- Cárter do motor
- Retentor de cambota
- Parafuso de cabeçote
- Válvula de escape
- Válvula de admissão
- Junta do cárter
- Injetores
- Segmentos do motor
- Válvula egr
- Intercooler
- Árvore de cames
- Válvula de ventilação do cárter
- Corpo de borboleta
- Vareta do óleo
- Corrente de distribuição
- Válvula de regulação do ralenti alimentação de ar
- Pistão
- Bloco do motor
- Tampa de válvulas
- Bomba de óleo
- Valvula de vacuo controlo dos gases de escape
- Capas de biela
- Coletor de admissão
- Cabo do acelerador
- Roda dentada (engrenagem)
- Bujão do carter
- Junta de coletor de admissão
- Junta de tampa de valvula
- Polia da cambota
- Retentor da árvore de cames
- Tensor da corrente de distribuição
- Tubo intercooler

O sistema elétrico assume um papel de destaque dentro do automóvel. Ele começa pela bateria, que alimenta com corrente os faróis e as bobinas de ignição. De igual modo, toda a rede de controlos com sensores seria inútil sem o sistema elétrico. O gerador assegura a alimentação, podendo ainda alimentar outros dispositivos, tais como o compressor de AC e as escovas limpa para-brisas.
- Farol principal
- Pisca
- Farolim
- Farol de nevoeiro
- Sensor pastilha de freio
- Sensor ABS
- Lâmpada
- Medidor de massa de ar
- Alternador
- Luz de matricula
- Sensor de temperatura
- Motor de arranque
- Sensor da cambota
- Luz 3o stop
- Bateria de arranque
- Sensor
- Comutador de luzes
- Regulador do alternador
- Sensor pressão do óleo
- Sensores de estacionamento
- Sensor da temperatura do líquido de refrigeração
- Motor regulador de farol
- Válvula de marcha-atrás
- Sensor de posição de borboleta
- Elemento de comando aquecimento ventilação
- Relé de pisca
- Fecho central
- Interruptor do farol
- Sensor de temperatura do óleo
- Bóia de combustível
- Buzina
- Solenoide de arranque
- Módulo de ABS
- Escovas alternador
- Sensor de pressão de sobrealimentação

O limpa para-brisas é acionado através de um botão no volante. Ele move as escovas ao mesmo ritmo e as borrachas limpam os vidros. Com os injetores de água e o motor das escovas, a limpeza do para-brisas de um automóvel fica assim completa. O uso e o desgaste da borracha fazem com que seja necessário substituir regularmente as escovas.
- Escovas limpa-para-brisas
- Braço do limpa-vidros
- Bomba do limpa vidros
- Motor de limpa vidros
- Tirante do limpa-vidros
- Ejetors de água do lava vidros
- Depósito de água do limpa-vidros

A transmissão e a embraiagem são elementos indissociáveis, com a tarefa de transmitir sempre o binário adequado para as rodas. A transferência do binário da caixa para os veios de transmissão é feita através do disco de embraiagem. Além disso, as articulações dos eixos garantem o alinhamento da transmissão.
- Rolamento da roda
- Barra estabilizadora
- Braço de suspensão
- Tirante da barra estabilizadora
- Rótula de suspensão
- Casquilhos de braços de suspensão
- Fole de transmissão
- Ponteira de transmissão
- Parafuso da roda
- Manga de eixo
- Cubo da roda
- Semi eixo
- Borracha do cardan
- Óleo da caixa de velocidades
- Cardan
- Óleo da caixa automática
- Diferencial
- Eixo
- Bucha de eixo
- Casquilhos da barra estabilizadora

- Amortecedor da mala
- Espelho retrovisor
- Pára-choques
- Guarda-lamas
- Cava da roda
- Grelha
- Capô
- Suporte do pára-choques
- Soleira da porta
- Alma de para-choque
- Spoiler
- Longarina
- Engate de reboque
- Amortecedor do capô
- Grelha do pára-choques
- Painel de radiador
- Tampa do depósito de combustível
- Vidro espelho retrovisor

A partir do depósito de combustível, o gasóleo ou a gasolina são transportados para a câmara de combustão através de uma bomba, que também se situa no depósito e é lubrificada. A ligação é feita através de tubos, onde se liga também o filtro de combustível. Para maior segurança, o depósito situa-se sempre longe do motor, por trás de um guarda-lamas.

- Correia trapezoidal
- Correia dentada
- Polia de desvio
- Rolo tensor
- Polia do alternador
- Tensor da correia do alternador
- Polia
- Tampa da correia dentada
- Correia do alternador

O conforto e o luxo resultam do equipamento interior. As versões mais básicas possuem assentos estofados, todos os tapetes e um painel com volante, caixa e elementos de controlo para os faróis, o esquecimento e o ar condicionado. Apenas a correta seleção dos materiais pode acrescentar luxo ao automóvel.
- Elevador de vidro
- Interruptor de vidros
- Capa de pedal
- Cabo do velocímetro
- Antena
- Manivela do vidro
- Luzes do painel

O ar condicionado é alimentado para que o compressor funcione, dispensando, de resto, qualquer energia adicional, uma vez que o arrefecimento do interior de um veículo é feito por permuta de calor. Através do compressor, o meio de refrigeração passa pela válvula de expansão até ao evaporador, arrefecendo o ar através do processo de permuta de calor.
- Condensador de ar condicionado
- Ventilador do habitáculo
- Compressor de ar condicionado
- Filtro secador do ar condicionado
- Embreagem de compressor de ar condicionado
- Interruptor do ar condicionado
- Tubos de ar condicionado
- Válvula de expansão ar condicionado
- Evaporador de ar condicionado

Por baixo do capô é gerado calor, que pode ser reutilizado no aquecimento e na refrigeração, através do ar condicionado. Estas áreas, tal como o sistema de refrigeração de água, são alimentadas através do processo de permuta de calor, podendo assim funcionar praticamente sem qualquer alimentação elétrica. O ar do motor pode ser utilizado para arrefecer a água de refrigeração e aquecer o interior do automóvel.
- Radiador
- Termóstato
- Radiador de óleo
- Depósito de água
- Bomba de água
- Radiador da chaufage
- Ventilador
- Flange da água
- Tampa depósito do líquido de refrigeração
- Interruptor de temperatura ventilador do radiador
- Resistência do ventilador
- Embraiagem ventilador do radiador
- Tampa do radiador

O escape, ou sistema de escape, recebe os gases de escape através da válvula de escape no coletor, para juntar esses mesmos gases e fazê-los passar pelo tubo de escape. Os gases atravessam os silenciadores, perdendo assim temperatura, pressão e ruído. Um sistema de escape moderno dispõe de um catalisador para o controlo das emissões.
- Sonda lambda
- Panela de escape
- Coletor de escape
- Panela de escape central
- Junta colector de escape
- Kit de montagem sistema de escape
- Catalisador
- Turbo
- Panela de escape dianteira
- Tubo flexível de escape
- Filtro de partículas
- Ponteira de escape

Os tubos são amplamente utilizados em automóveis devido às suas propriedades elásticas. Estes são reforçados com aplicações de tecido e fibra de metal, podendo assim ser utilizados para o transporte de combustível, óleo do motor, água de refrigeração, fluido hidráulico, etc. Os efeitos da temperatura levam ao desgaste sob a forma de poros, o que pode causar fugas.