A nossa gama de peças de substituição para automóveis
Num sistema de travões moderno, o cilindro principal acolhe a força exercida sobre o pedal do travão e a unidade de assistência dos travões. Até ao cilindro, a força é amplificada de modo a permitir que as maxilas de travão sejam eficazmente pressionadas contra os discos. Com ABS e sensor de carga, a pressão de travagem é distribuída, evitando que o carro derrape.
- Discos de travão
- Pastilhas de travão
- Tubos de travão
- Pinças de travão
- Cabo de travão de mão
- Maxilas de travão & jogo de maxilas de travão
- Cilindro de roda (bombitos de travão)
- Jogo de reparação pinça de travão & casquilhos de guia de pinça de travão
- Tambor de travão
- Maxilas de travão de mão
- Óleo de travões
- Bomba de travão
- Anel de sensor de abs
- Defletor do discos de travão
- Interruptor de luz de freio
- Regulador da força de travagem
- Suporte de pinças de travão
- Servo freio
- Bomba de vácuo
- Esfera de suspensão
Num automóvel, os diferentes filtros evitam a contaminação do óleo do motor, do óleo hidráulico, do combustível e do ar. O óleo necessita de pressão, pelo que deve estar livre de quaisquer poluentes. A presença de sujidade no combustível irá refletir-se na combustão. O ar no interior é mantido livre de poeiras, pólenes e humidade pelos filtros de ar.
- Filtro de óleo
- Filtro de ar
- Filtro do habitáculo
- Filtro de combustível
- Filtro de transmissão
- Filtro de direção hidraulica
Através do motor de arranque, a bateria irá alimentar a bobina da ignição que gera alta tensão. Essa tensão é direcionada diretamente, ou através do distribuidor e do cabo de ignição, para as velas de ignição, para gerar uma pequena faísca que incendeia o ar e o combustível no cilindro. Quaisquer resistências no sistema de ignição evitam uma eventual descarga.
- Velas de ignição
- Vela de incandescência
- Bobina de ignição
- Cabos de velas
- Distribuidor
- Tampa do distribuidor
- Rotor do distribuidor
- Módulo de ignição
- Relé das vela de incandescência
Os elementos que unem a carroçaria às rodas são conectados no chassis. O mesmo aplica-se igualmente à direção com barra de direção, volante e caixa da direção, tal como a direção assistida. Desta forma, é possível colocar o automóvel na direção certa. Por isso, a direção com tirantes de direção junto ao eixo assume uma enorme importância.
- Ponteiras de direcção
- Barra de direcção
- Barra axial da direção
- Fole de direcção
- Bomba de direção eletro-hidráulica (bomba de direção)
- Caixa da direcção
- Coluna de direção + bomba de direção eletrica
- Óleo hidráulico
- Amortecedor de direcção
A suspensão do automóvel evita os balanços violentos e a propagação de vibrações. Sem molas, bainhas nem amortecedores, o chassis começa a desgastar-se e a permitir vibrações fortes. No caso de uma suspensão independente, esta é apoiada pela barra transversal, a suspensão articulada, o estabilizador e diversos braços.
- Amortecedor
- Molas
- Cabeçote amortecedor
- Coifa amortecedor & batente do amortecedor
- Rolamento amortecedor
- Prato da mola
- Suspensão a ar
- Molas de lâminas
O motor de combustão, através da cambota, gera o binário que será transmitido para todos os componentes secundários e as rodas. Com correia trapezoidal e as correias dentadas, a potência é transmitida eficazmente para a polia e também para todos os veios. Estas peças desgastáveis devem ser substituídas na maioria das vezes após 100.000 km.
- Bomba de água + kit de distribuição
- Óleo do motor
- Juntas
- Eixo de manivela (cambota)
- Tuchos de motor
- Apoio do motor
- Retentor de haste de válvula
- Juntas da cabeça do motor
- Cárter de motor (cárter de óleo)
- Retentor de cambota
- Parafuso de cabeçote & jogo de parafusos da cabeçote
- Válvula de escape
- Válvula de admissão
- Junta do cárter
- Injetores
- Segmentos do motor
- Válvula egr
- Intercooler
- Árvore de cames
- Ventilação positiva do cárter
- Corpo de borboleta
- Vareta do óleo
- Corrente de distribuição
- Valvula de control de marcha lenta
- Pistão
- Bloco de motor
- Tampa de válvulas & cabeçote
- Bomba de óleo
- Transmissor de pressão controlo dos gases de escape
- Capas de biela
- Coletor de admissão
- Cabo de acelerador
- Roda dentada (engrenagem)
- Bujão do carter & anel de bujão de carter
- Junta da tampa de valvula
- Junta de coletor de admissão
- Mangueira para o turbocompressor
- Polia da cambota
- Retentor da árvore de cames
- Tensor da corrente de distribuição
O sistema elétrico assume um papel de destaque dentro do automóvel. Ele começa pela bateria, que alimenta com corrente os faróis e as bobinas de ignição. De igual modo, toda a rede de controlos com sensores seria inútil sem o sistema elétrico. O gerador assegura a alimentação, podendo ainda alimentar outros dispositivos, tais como o compressor de AC e as escovas limpa para-brisas.
- Farol principal
- Intermitente
- Farolim
- Farol de nevoeiro
- Sensor pastilha de freio
- Sensor abs
- Lâmpada
- Medidor de massa de ar
- Alternador
- Luz de placa
- Sensor de temperatura
- Motor de arranque
- Gerador de impulsos cambota & sensor posição da árvore de cames
- Luz 3o stop
- Batería
- Sensor
- Comutador de luzes
- Regulador do alternador
- Sensor pressão do óleo
- Sensores de aparcamiento (sensores de estacionamento)
- Sensor da temperatura do líquido de refrigeração
- Motor regulador de farol
- Interruptores de la luz de marcha atrás
- Sensor do corpo de borboleta (sensor de posição de borboleta)
- Unidade de controle
- Relé de intermitência
- Fecho central
- Interruptor de farol
- Sensor de temperatura do óleo
- Boia de nivel (sensor de combustível)
- Buzina
- Solenoide de arranque
- Bomba hidráulica de abs
- Escovas alternador
- Sensor pressão de sobrealimentação
O limpa para-brisas é acionado através de um botão no volante. Ele move as escovas ao mesmo ritmo e as borrachas limpam os vidros. Com os injetores de água e o motor das escovas, a limpeza do para-brisas de um automóvel fica assim completa. O uso e o desgaste da borracha fazem com que seja necessário substituir regularmente as escovas.
- Escovas limpa-para-brisas
- Braço da limpa-vidros
- Bomba de água do lava vidros
- Motor de limpa parabrisas (motor de limpa vidros)
- Tirante de limpa-vidros
- Ejectors de água do lava vidros
- Depósito de água limpa-vidros
A transmissão e a embraiagem são elementos indissociáveis, com a tarefa de transmitir sempre o binário adequado para as rodas. A transferência do binário da caixa para os veios de transmissão é feita através do disco de embraiagem. Além disso, as articulações dos eixos garantem o alinhamento da transmissão.
- Rolamento da roda
- Barra estabilizadora
- Braço de suspensão
- Tirante da barra estabilizadora
- Rótula de suspensão
- Casquilhos de braços de suspensão
- Fole de transmissão
- Ponteira de transmissão (junta homocinética)
- Parafuso da roda & porcas para jantes
- Manga de eixo & ponta do eixo
- Cubo da roda
- Eixo de transmissão (veio de transmissão)
- Acoplamento do cardan
- Óleo de caixa de velocidades & óleo de diferencial
- Cardan
- Óleo de caixa automática
- Diferencial
- Eixo
- Bucha de eixo
- Casquilhos barra estabilizadora
- Amortecedor de mala
- Espelho retrovisor
- Pára-choques
- Guarda-lamas
- Cava da roda
- Grelha
- Capô
- Suporte pára-choques
- Soleira de porta
- Alma de párachoque
- Bumper lip
- Longarina
- Engate de reboque
- Amortecedor de capô
- Grelha de pára-choques
- Painel de radiador
- Tampa do tanque de combustivel (tampa de depósito de combustível)
- Vidro espelho retrovisor
A partir do depósito de combustível, o gasóleo ou a gasolina são transportados para a câmara de combustão através de uma bomba, que também se situa no depósito e é lubrificada. A ligação é feita através de tubos, onde se liga também o filtro de combustível. Para maior segurança, o depósito situa-se sempre longe do motor, por trás de um guarda-lamas.
O conforto e o luxo resultam do equipamento interior. As versões mais básicas possuem assentos estofados, todos os tapetes e um painel com volante, caixa e elementos de controlo para os faróis, o esquecimento e o ar condicionado. Apenas a correta seleção dos materiais pode acrescentar luxo ao automóvel.
- Elevador de vidro
- Interruptor de vidros
- Pedals & capa de pedal
- Cabo de velocímetro
- Antena
- Manivela de vidro
- Painel de instrumentos
O ar condicionado é alimentado para que o compressor funcione, dispensando, de resto, qualquer energia adicional, uma vez que o arrefecimento do interior de um veículo é feito por permuta de calor. Através do compressor, o meio de refrigeração passa pela válvula de expansão até ao evaporador, arrefecendo o ar através do processo de permuta de calor.
- Ac condensador (condensador)
- Ventilador interior (ventilador do habitáculo)
- Ac compressor (compressor)
- Filtro secador
- Embreagem de compressor de ar condicionado
- Pressostato ar condicionado
- Tubos de ar condicionado
- Válvula de expansão
- Evaporador
Por baixo do capô é gerado calor, que pode ser reutilizado no aquecimento e na refrigeração, através do ar condicionado. Estas áreas, tal como o sistema de refrigeração de água, são alimentadas através do processo de permuta de calor, podendo assim funcionar praticamente sem qualquer alimentação elétrica. O ar do motor pode ser utilizado para arrefecer a água de refrigeração e aquecer o interior do automóvel.
- Radiador (arrefecimento do motor)
- Termóstato (refrigerante)
- Radiador de óleo
- Tanque de expansão (depósito de compensação refrigerante)
- Bomba de água
- Radiador da chaufage
- Ventilador
- Flange
- Tampa depósito do líquido de refrigeração
- Interruptor de temperatura ventilador do radiador
- Resistência ventilador do habitáculo
- Embreagem do ventilador
- Tampa do radiador
O escape, ou sistema de escape, recebe os gases de escape através da válvula de escape no coletor, para juntar esses mesmos gases e fazê-los passar pelo tubo de escape. Os gases atravessam os silenciadores, perdendo assim temperatura, pressão e ruído. Um sistema de escape moderno dispõe de um catalisador para o controlo das emissões.
- Sonda lambda
- Silenciador (panela de escape)
- Coletor de escape
- Silenciador central
- Junta de escape
- Kit de montagem
- Catalisador
- Turbo
- Panela de escape dianteira
- Tubo flexível de escape
- Filtro de partículas
- Ponteira de escape
Os tubos são amplamente utilizados em automóveis devido às suas propriedades elásticas. Estes são reforçados com aplicações de tecido e fibra de metal, podendo assim ser utilizados para o transporte de combustível, óleo do motor, água de refrigeração, fluido hidráulico, etc. Os efeitos da temperatura levam ao desgaste sob a forma de poros, o que pode causar fugas.