Compressor de ar condicionado para o teu carro

Compressor de ar condicionado for marcas Top de carro
- Compressor de ar condicionado BMW Série 3
- Compressor de ar condicionado VW GOLF
- Compressor do ac RENAULT MEGANE
- RENAULT CLIO
- Compressor de ar condicionado SEAT IBIZA
- Compressor de ar condicionado OPEL CORSA
- Compressor do ac MERCEDES-BENZ Classe C
- OPEL ASTRA
- Compressor de ar condicionado AUDI A4
- Compressor de ar condicionado BMW Série 5
- Compressor do ac AUDI A3
- BMW Série 1
- Compressor de ar condicionado FORD FOCUS
- Compressor de ar condicionado VW PASSAT
- Compressor do ac VW POLO
- HONDA CIVIC
- Compressor de ar condicionado MERCEDES-BENZ Classe E
- Compressor de ar condicionado FORD FIESTA
- Compressor do ac PEUGEOT 308
- SEAT LEON
Compressor de ar condicionado defeituoso? » Identificar mau funcionamento • Reparar • Manual de substituição
Ar fresco com o compressor do ar condicionado
O compressor é um componente central de um ar condicionado, convertendo o refrigerante gasoso num líquido. A evaporação subsequente no evaporador cria o efeito refrigerante desejado. O compressor também causa um consumo de combustível superior quando o ar condicionado está em funcionamento. No entanto, esta característica é essencial para o conforto e segurança do carro no verão e no inverno.
Funcionamento do compressor
Um compressor de ar condicionado tem uma parte de acionamento e uma parte de compressão. Está firmemente fixado ao bloco do motor. O compressor costuma ser acionado pela correia em V, que está muitas vezes ligada ao alternador, servo-bomba e bomba de água. É raro o compressor ser acionado por uma correia dentada. O risco para o motor é demasiado alto e, consequentemente, a maioria dos fabricantes prefere outras soluções.
Do lado do compressor, o componente está ligado ao sistema de refrigeração. A estanquicidade absoluta desta combinação de mangueiras e módulos deve ser mantida. Assim, o compressor deve ser sempre de elevada qualidade. Caso contrário, o funcionamento do ar condicionado estaria rapidamente em perigo.
O funcionamento desta unidade é muito engenhoso tecnicamente: os movimentos circulares do acionamento são convertidos num movimento linear por um prato cíclico e pistões. Os pistões comprimem firmemente o refrigerante que flui para dentro, fazendo com que liquidifique. Entre o acionamento e o prato cíclico está um acoplamento magnético, que liga e desliga o ar condicionado, para que o consumo de combustível apenas aumente quando o compressor é ligado.
Avarias de um compressor
Um compressor de ar condicionado é lubrificado com óleo a circular no circuito de refrigeração. Se houver pouco óleo presente ou se perder numa fuga, o compressor é gradualmente danificado. A humidade e partículas no sistema de refrigeração podem entupir o compressor. A principal causa de um compressor avariado é manutenção insuficiente e não profissional, utilização do refrigerante ou lubrificante errado ou problemas mecânicos. Um limitador avariado ou acoplamento magnético danificado pode destruir também o compressor.
Um mau desempenho de refrigeração ou ruídos são uma indicação de um compressor avariado.
Reparação do compressor
O compressor é um componente complicado e a reparação é quase impossível. A sua carcaça está firmemente soldada e rebitada por motivos de segurança. A desmontagem e reparação não pode ser efetuada com ferramentas de casa. A pressão num ar condicionado não permite a sua desmontagem. Assim, este componente é sempre substituído.
A substituição de um compressor requer drenar o refrigerante e isto apenas pode ser feito numa garagem. A instalação de um compressor é feita rapidamente: é apertado ao bloco do motor e ligado ao sistema de refrigeração com porcas. No entanto, encher o ar condicionado com óleo e refrigerante é um trabalho para uma oficina. Seria difícil encontrar uma garagem incapaz de efetuar toda a reparação. Se esta não for a reparação de um carro vintage, ir à oficina é a única opção com sentido para a substituição de um compressor de ar condicionado.
Preços para compressores novos
Surpreendentemente, os compressores não são tão dispendiosos como poderia pensar. Os preços para todas as marcas são relativamente constantes à volta de 150 euros. O acoplamento magnético custaria outros 50 euros. Estes preços conseguem-lhe artigos de marca de fabricantes de renome. Contudo, um compressor, ao contrário de um alternador ou arrancador, não pode ser substituído com ferramentas básicas.
A substituição de um componente requer uma extensa manutenção do ar condicionado, incluindo inspeção, lavagem e limpeza de todos os outros componentes. O refrigerante e óleo lubrificante apenas podem ser substituídos por profissionais. Os produtos errados podem comprometer as juntas e fazer com que todo o sistema falhe.