Bomba de água para o teu carro
Bomba de água for marcas Top de carro
- Bomba de água BMW Série 3
- Bomba de água VW GOLF
- Bomba de água RENAULT MEGANE
- RENAULT CLIO
- Bomba de água SEAT IBIZA
- Bomba de água OPEL CORSA
- Bomba de água MERCEDES-BENZ Classe C
- OPEL ASTRA
- Bomba de água AUDI A4
- Bomba de água BMW Série 5
- Bomba de água AUDI A3
- BMW Série 1
- Bomba de água FORD FOCUS
- Bomba de água VW PASSAT
- Bomba de água VW POLO
- HONDA CIVIC
- Bomba de água MERCEDES-BENZ Classe E
- Bomba de água FORD FIESTA
- Bomba de água PEUGEOT 308
- SEAT LEON
Bomba de água defeituoso? » Identificar mau funcionamento • Reparar • Manual de substituição
Coração do ciclo de arrefecimento
A bomba da água é a peça central do ciclo de arrefecimento do motor, responsável pela circulação do líquido de refrigeração e assegurando que o motor não sobreaquece. Uma falha da bomba da água tem consequências fatais. Geralmente denuncia um defeito muito antes deste acontecer. Em complemento à função de bombagem, a bomba da água tem uma tarefa adicional: manter a tensão na correia sincronizadora ou a correia em V.
Função da bomba da água
A bomba do líquido de refrigeração localiza-se junto do motor e está em constante funcionamento. É alimentada por uma correia ou por uma engrenagem. A bomba de refrigeração acumula pressão necessária para que o líquido de refrigeração passe pelo motor. O líquido de refrigeração entra na bomba da água num estado frio. A bomba direcciona o líquido de refrigeração para o motor por meio das tubagens de refrigeração.
Esta tubagem conduz a água através do radiador, situado na frente do carro. Para permitir a compensação da pressão com temperaturas do motor ou exteriors variáveis, muitos carros estão equipados com um depósito de expansão. Isto permite a verificação e, se necessário, adicionar líquido de refrigeração. Em carros sem depósito de expansão, a água para refrigeração é adicionada ao radiador.
Defeitos da bomba de refrigeração
Tecnicamente, a bomba da água é um componente muito simples, consistindo numa carcaça com um veio que a atravessa. Numa das extremidades, o veio está apoiado numa roda, propulsionado por uma correia externa. O veio tem uma roda de pá, que imprime movimento à água. O ponto fraco da bomba é a sua junta, que veda a bomba do exterior, bem como o seu veio e respectivo rolamento.
De forma a não comprometer a sua estanqueidade, o veio é frequentemente apenas equipado com lubrificação permanente ou montado com uma junta vedante. Não são utilizados rolamentos tradicionais de esferas na bomba da água já que estes não conseguem ser adequadamente vedados. A pressão de apenas um lado exercida pela correia provoca desgaste nas flanges do rolamento. Os sintomas típicos de uma bomba de água defeituosa são.
- Um guinchar sonoro da bomba
- Fugas na carcaça
Substituição da bomba da água
A substituição da bomba da água não é muito complicada. Se a bomba do líquido de refrigeração é utilizada adicionalmente como elemento tensor da correia sincronizadora, ambos os componentes são, em geral, substituídos em conjunto, por ocasião de uma manutenção programada. Por outro lado, faz sentido substituir a correia, quando a bomba da água necessita de ser substituída. Em muitos carros, como por exemplo o Opel Corsa A, a bomba da água está montada no motor com três parafusos. Após afrouxá-los, a bomba pode ser substituída por uma peça nova.
Custos de uma bomba da água
Os fabricantes de motores construíram a bomba de refrigeração com uma peça de desgaste. Mais tarde ou mais cedo, terá de ser substituída. Os fabricantes garantem o funcionamento contínuo do motor, mesmo que a água utilizada tenha demasiado cálcio. Em sistemas nos quais a bomba é utilizada como tensor da correia, é geralmente parte de um kit de substituição. As bombas de água propulsionadas por uma polia são mais fáceis de substituir. Nestes sistemas não existe a necessidade de considerar a sensível correia sincronizadora com o seu controlo de temporização. Em ambos os casos, os preços para uma nova bomba começam nos 30 euros.
A mais recente geração de bombas de água incluem bombas variáveis com o seu próprio motor eléctrico. Estes prometiam uma vida útil consideravelmente mais longa do que as tradicionais bombas de água. Os fabricantes mencionam um aumento de 6 vezes em termos de vida útil, algo que, contudo, ainda necessita ser comprovado. As bombas de água electrónicas e variáveis têm vários outros benefícios: podem ser mais facilmente instaladas no compartimento do motor e possibilitam um desempenho de bombagem ajustável. A propulsão eléctrica e o ajuste tornam as bombas electrónicas muito dispendiosas.