Bomba de água + kit de distribuição para o teu carro
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Serviço pesado - substituição fácil: a bomba de água
A bomba de água é parte do circuito de refrigeração, permitindo a circulação permanente de refrigerante. Ao fazê-lo, está sujeita a muita pressão. Consoante o carro, este componente pode efetuar tarefas adicionais. A bomba de água é muito acessível na maioria dos motores e fácil de substituir.
Estrutura e localização da bomba de água
A bomba de água é um componente maciço em alumínio fundido com um eixo que o atravessa, estando aparafusado ao bloco do motor. Numa extremidade, o eixo é acionado. Na outra tem um impulsor. São possíveis diversas estruturas, com a turbina em alumínio a ser a mais comum. A bomba de água pode ser acionada por uma corrente, uma engrenagem ou uma correia dentada. Se a bomba de água for acionada por uma correia dentada, é frequentemente utilizada também para o seu tensionamento. Esta estrutura é frequentemente encontrada em carros Volkswagen.
Problemas da bomba de água
A bomba de água está permanentemente operacional. Depósitos no refrigerante, ferrugem e envelhecimento, afetam particularmente o eixo. Uma bomba de refrigeração avariada começa por chiar suavemente e torna-se gradualmente mais ruidosa. Se ignorar demasiado tempo o chiar, a bomba pode acabar por encravar ou partir. Em ambos os casos, o motor está em grande risco. A bomba de água também pode começar a verter, o que é percetível pela perda contínua de água.
Reparação da bomba de água
A estrutura da bomba de água não permite a sua desmontagem ou reparação. Isto seria demasiado perigoso, uma vez que uma bomba de água anómala ou mal reparada levaria rapidamente à danificação do motor. É fácil de encontrar e de substituir, uma vez que está fixa no bloco do motor com vários parafusos e pode ser facilmente retirada e substituída por uma bomba de refrigeração nova.
Quando a bomba de água é, em simultâneo, o tensor de correia, costuma ser parte de um kit de reparação completo. Para todas as outras versões deste consumível, aplicam-se os intervalos fixos de manutenção. Não é recomendável esperar até começar a chiar. Nesse momento, o intervalo de manutenção foi ultrapassado e a bomba vai, mais cedo ou mais tarde, começar a verter. A bomba de água tem uma vida útil de 60 000 a 100 000 km.
Afaste-se de bombas de refrigeração demasiado baratas!
As bombas de água estão fazem um serviço pesado e apenas as de qualidade de marca podem ser consideradas. Bombas de água baratas têm uma vida útil mais curta e as mais problemáticas são as peças sobresselentes de origem desconhecida, caso a bomba de água não corresponda à correia dentada. A correia dentada aciona a bomba de água e o seu tensionamento também é mantido por esta.
Se a bomba de água encravar, mesmo durante pouco tempo, a correia dentada pode saltar, o que significa danos graves para o motor, uma vez que os pistões e válvulas já não funcionariam de forma sincronizada. Além de que as bombas de água de marca são tão acessíveis, que não vale mesmo a pena experimentar peças sobresselentes baratas.
Custo de uma bomba de água nova
O custo não depende tanto da marca, mas mais do carro em que está instalada. As diferenças são consideráveis, os preços de uma bomba de água para um VW Polo começa nos 60 euros. Bombas de água de elevado desempenho da Pierburg para caros BMW de elevada potência custam quatro vezes isso.
No entanto, deve ter em consideração a qualidade de uma marca. É aconselhável substituir a bomba de água consoante o calendário de manutenção, uma vez que assim precavem-se contra a maior de todas as despesas, a reparação do motor ou a compra de um motor novo.