Braço da limpa-vidros para o teu carro
Braço do limpador de parabrisa traseiro e dianteiro para diferentes veículos
Braço de limpador de parabrisa for marcas Top de carro
- Braço do limpador de parabrisa BMW Série 3
- Braço do limpador de parabrisa VW GOLF
- Braço de limpa para brisas RENAULT MEGANE
- RENAULT CLIO
- Braço do limpador de parabrisa OPEL CORSA
- Braço do limpador de parabrisa SEAT IBIZA
- Braço de limpa para brisas AUDI A4
- MERCEDES-BENZ Classe C
- Braço do limpador de parabrisa OPEL ASTRA
- Braço do limpador de parabrisa BMW Série 5
- Braço de limpa para brisas VW PASSAT
- AUDI A3
- Braço do limpador de parabrisa FORD FOCUS
- Braço do limpador de parabrisa BMW Série 1
- Braço de limpa para brisas VW POLO
- HONDA CIVIC
- Braço do limpador de parabrisa MERCEDES-BENZ Classe E
- Braço do limpador de parabrisa FORD FIESTA
- Braço de limpa para brisas FIAT PUNTO
- SEAT LEON
Braço da limpa-vidros defeituoso? » Identificar mau funcionamento • Reparar • Manual de substituição
Visão nítida com o braço do limpa vidros
O braço do limpa vidros liga o motor do para-brisas às escovas. Está bem fixo no carro e normalmente dura toda a vida útil do carro. Contudo, podem ocorrer motivos importantes para a substituição.
Mecânica simples - na maioria das vezes
Um braço do limpa vidros é desenhado de forma a permitir às escovas movimentos em arco. Cada braço do limpa vidros tem também um mecanismo articulado, permitindo que o braço seja afastado do para-brisas. Isto é necessário, por exemplo, para a limpeza manual do para-brisas.
Os carros de luxo, por exemplo, Mercedes-Benz, disponibilizam produtos excecionais. Em meados dos anos 80, alguns modelos foram equipados com um limpa-vidros individual. Para limpar o amplo para-brisas com apenas um limpa vidro, não é suficiente apenas forma curva. A meio da sua trajetória, o braço do limpa vidros tem de se movimentar em linha reta. A solução da Mercedes para este problema é um complexo mecanismo que equipa o braço do limpa vidros com um parafuso deslizante. Esta solução é elegante e prática, mas tem o seu preço.
À mercê dos elementos
O principal desafio para um braço do limpa vidros padrão é o tempo. O braço consiste em perfis rebitados, ligados ao motor das escovas com parafusos. Tecnicamente, a maioria das estruturas do braço do limpa vidros são bastante simples. Ao longo do tempo, o vento e a chuva afetam bastante o componente. Após 10-15 anos, os elementos fazem com que se corroa. Além do facto de ficar com mau aspeto, pode acabar por destruir todo o braço do limpa vidros.
A ligação mais fraca das escovas de braço único da Mercedes é o parafuso deslizante. A corrosão ou a acumulação de sujidade fazem com que encrave, não apenas enfraquecendo a função de limpeza, mas colocando em perigo todo o sistema de limpeza, incluindo o motor.
Substituição do braço do limpa vidros
A substituição do braço do limpa vidros costuma ser o método mais barato, rápido e seguro de reparar o sistema de limpeza. O braço do limpa vidros é fácil de desapertar no parafuso central que o liga ao motor das escovas, sendo depois retirado. Subsequentemente, pode ser substituído por uma peça nova. Faz sentido substituir imediatamente o braço do para-brisas. Por vezes, o braço do limpa vidros tem de ser colocado no sítio várias vezes para encontrar a solução ideal. Um braço do limpa vidros e escovas novas são a base para um sistema de limpeza intacto.
Custo de um braço do limpa vidros novo
Os preços para um braço do limpa vidros novo de um fabricante de marca começam por volta dos 15 Euros. Os braços do limpa vidros de alto calibre técnico são mais dispendiosos. Os autocarros e camiões exigem braços do limpa vidros especialmente grandes, o que é bastante dispendioso. Os braços do limpa vidros para o para-brisas traseiro, por outro lado, são bastante acessíveis, uma vez que sofrem de menos desgaste técnico que as escovas do para-brisas.
Verificar o sistema de limpeza
A substituição do braço do limpa vidros é a ocasião perfeita para verificar todo o sistema de limpeza. Por vezes, as mangueiras dos pulverizadores soltam-se. Neste caso, corte um pedaço da mangueira e fixe-a novamente ao pulverizador. Os pulverizadores podem entupir ou torcer. Ambos os problemas podem ser resolvidos com uma agulha. Em última instância, o tanque tem de estar sempre cheio de acordo com a estação. Este truque simples mantem o para-brisas limpo ao longo do ano.