Cabo do velocímetro para o teu carro

Cabo do velocímetro for marcas Top de carro
- Cabo do velocímetro BMW Série 3
- Cabo do velocímetro VW GOLF
- Bicha de velocímetro RENAULT MEGANE
- RENAULT CLIO
- Cabo do velocímetro SEAT IBIZA
- Cabo do velocímetro OPEL CORSA
- Bicha de velocímetro MERCEDES-BENZ Classe C
- OPEL ASTRA
- Cabo do velocímetro AUDI A4
- Cabo do velocímetro BMW Série 5
- Bicha de velocímetro AUDI A3
- BMW Série 1
- Cabo do velocímetro FORD FOCUS
- Cabo do velocímetro VW PASSAT
- Bicha de velocímetro VW POLO
- HONDA CIVIC
- Cabo do velocímetro MERCEDES-BENZ Classe E
- Cabo do velocímetro FORD FIESTA
- Bicha de velocímetro PEUGEOT 308
- SEAT LEON
Outras peças de reposição Conforto / interior
Cabo do velocímetro defeituoso? » Identificar mau funcionamento • Reparar • Manual de substituição
Indicação de velocidade mecânica graças ao cabo do velocímetro
O cabo do velocímetro é uma parte do velocímetro do carro. É um componente puramente mecânico que funciona fiavelmente mesmo que o sistema eléctrico falhe ou o motor se desligue. O cabo do velocímetro é também por vezes chamado “cabo do velo” ou “veio do velocímetro”. O cabo do velocímetro pertence ao “velocímetro de correntes de Foucault”.
Princípio de funcionamento de um velocímetro de correntes de Foucault
Um velocímetro de correntes de Foucault indica a velocidade por meios puramente mecânicos. O cabo do velocímetro está ligado a uma pequena engrenagem adicional na transmissão do veículo. Consiste num veio flexível que inserido numa manga. Existe uma camada de grafite entre o veio e a manga. Tem como função evitar o bloqueio do veio interior. Um íman permanente está localizado na outra extremidade o cabo de velocímetro. O sistema é colocado em rotação quando o carro inicia o seu movimento. Quanto mais rapidamente o man rodar, maior é a força magnética. Isto arrasta a outra extremidade do eixo, que é impedida de rodar por uma mola espiral. Quanto mais rapidamente o veículo se move, maior o campo magnético, empurrando o veio da mola cada vez mais. Um ponteiro indica a velocidade actual do veículo recorrendo a uma escala na outra extremidade do veio.
Defeitos do cabo do velocímetro
O cabo do velocímetro está permanentemente a ser rodado sobre o seu próprio eixo ao conduzir. O resultado são as constantes forças de torção no seu interior. Se o lubrificante de grafite no seu interior entra em declínio, a fricção gera uma contra-força enorme. Isto pode resultar em fadiga do material dentro do cabo do velocímetro, podendo eventualmente provocar a sua ruptura. Neste caso, o velocímetro falha de forma abrupta deixa de se mover suavemente. Consequentemente, deixa de ser possível uma leitura apropriada da velocidade. Um cabo do velocímetro não pode ser reparado, apenas substituído. Está montado na transmissão e também dentro do painel de instrumentos em pontos específicos usando pinos divididos. O uso de uma ferramenta apropriada, nomeadamente um alicate para pinos divididos, ou um alicate de pontas dobradas, o cabo do velocímetro pode ser removido e substituído por um novo componente com apenas alguns movimentos de mão. Isto normalmente não envolve a substituição de todo o cabo do velocímetro, apenas a parte entre a transmissão e o íman permanente. Os restantes componentes do velocímetro são normalmente livres de manutenção e duram toda a vida útil do carro.
Compra de um cabo do velocímetro no mercado de acessórios
Os veios do velocimetro são peças normais de consumo. O seu preço começa nos 10 euros e tipicamente aguentam 100000 quilómetros. Embora seja componentes muito simples do ponto de vista técnico, o seu fabrico requer habilidade e precisão. as opções de baixo custo são conhecidas pelos baixos preços, no que toca a lubrificação. Isto não é visível a partir do exterior, mas é evidente quando se verifica a curta vida útil do componente. Aqui, é aconselhável confiar na qualidade oferecida por marcas conhecidas. Embora o cabo do velocímetro seja barato, são instalados nas profundezas do compartimento do motor. Assim, a sua substituição é muito complexa. Um cabo do velocímetro de alta qualidade garante uma indicação da velocidade fiável por muitas dezenas de milhares de quilómetros.
Falsas leituras do velocímetro
Contudo, se o velocímetro mostra valores incorrectos, o problema não é habitualmente causado pelo próprio velocímetro. Na maioria dos casos é resultado da utilização de pneus de dimensºao incorrecta. A escala no velocímetro baseia-se numa conversão definida da velocidade do veio na velocidade do veículo. Se o tamanho do pneu difere dos tamanhos permitidos, esta conversão aritmética da velocidade do eixo do velocímetro deixa de estar correcta.
O cabo do velocímetro funciona também como uma barra de torção que tem certa uma certa elasticidade interna. Necessita desta elasticidade, para que possa ser usado em raios mais apertados. O legislador permite que os velocímetros mostrem uma velocidade superior m 10% + 4 km/h. Contudo, a velocidade não pode ser mostrada igual à que é na realidade. Por isso, a maior parte dos veículos circula a uma velocidade ligeiramente inferior à mostrada ao condutor.
O cabo do velocímetro funciona também como uma barra de torção que tem certa uma certa elasticidade interna. Necessita desta elasticidade, para que possa ser usado em raios mais apertados. O legislador permite que os velocímetros mostrem uma velocidade superior m 10% + 4 km/h. Contudo, a velocidade não pode ser mostrada igual à que é na realidade. Por isso, a maior parte dos veículos circula a uma velocidade ligeiramente inferior à mostrada ao condutor.
Sugestões de produtos: