Capas de biela para o seu veículo

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Capas de biela defeituoso? » Identificar mau funcionamento • Reparar • Manual de substituição
Parte da renovação do carro: os casquilhos principais
O casquilho principal / casquilho da biela situa-se entre a cambota e a biela. Garante o deslizamento suave e sólido a biela e o funcionamento correcto do motor. Hoje em dia, raramente acontecem danos na biela. Com os procedimentos modernos o casquilho da biela pode ser verificado sem necessidade de desmontagem do motor.
Auto-lubrificação para uma vida útil máxima
A vida útil do motor aumentou nos últimos trinta anos. Antigamente, os carros estavam prontos a ir para a sucata ao fim do 100.000 km. Hoje em dia, a vida útil triplicou, no mínimo. Mesmo os carros compacto, mais baratos, atingem os 200.000 km com facilidade e mantêm-se muito mais tempo, com a manutenção adequada. Uma causa para a vida útil mais longa reside no progresso da tecnologia dos mancais.
Os casquilhos principais são feitos em bronze sinterizado, o que lhes confere uma superfícies sólida e uma estrutura celular. A celularidade confere aos casquilhos da biela propriedades auto-lubrificantes. Mesmo que o nível de óleo seja insuficiente, as carcaças dos casquilhos são preenchidas com óleo, como uma esponja, possibilitando a lubrificação de emergência.
Uma só peça para durabilidade
Os leigos tendem a associar mancais aos casquilhos de esferas ou de rolos. A potência gerada no motor não permite a utilização de peças pequenas, tais como as existentes nesses casquilhos. Os casquilhos de esferas ou de rolos lascados danificariam o motor numa questão de segundos. Assim, para os mancais da árvore de cames, da cambota e das bielas, são utilizados os chamados casquilhos de uma só peça. Consistem em duas carcaças em forma de U que são colocadas nos suportes. O seu material permite o seu desempenho como casquilho e lubrificante.
Defeitos do casquilho das bielas
Um casquilho da biela deixa de poder sincronizar as forças que exercem trabalho no motor. A pressão emergente na câmara de combustão empurra a cambota com vários milhares de bares, que, devido ao contacto com a caixa de velocidades e com as rodas motrizes tem de interceptar um contra-momento de torção poderoso. Isto provoca um duplo esforço no casquilho da biela. Assim, é impressionante a forma como estas peças duram tanto.
Ainda assim, se ocorrer algum defeito, é necessário agir rapidamente. As batidas vindas do compartimento do motor iriam caso contrário destruir os casquilhos das bielas e a cambota, incapacitando em último caso o motor. Os defeitos nos casquilhos da bielas são facilmente detectados através de cliques ou batimentos. Na maioria dos casos, quando é detectado o problema, já é tarde demais. É melhor levar a cabo verificações preventivas dos casquilhos principais a partir de uma determinado quilometragem.
Prevenção através da análise do óleo
Um procedimento barato e moderno para verificar o casquilho principal é a análise do óleo. Por altura da mudança do óleo, é tirada uma amostra do óleo antigo e enviada para laboratório. Aí é verificada em termos de rebarbas de peças. Isto permite tirar conclusões sobre o estado geral do motor. Uma elevada quantidade de rebarba de bronze, por exemplo, indicará um casquilho da biela gasto.
Substituição do casquilho da biela
A substituição do casquilho da biela é uma “operação de coração aberto” para o motor. Em geral, o casquilho da biela é apenas substituído por alturas de uma renovação geral do motor. Em simultâneo, são substituídos os anéis dos pistões e as carcaças dos casquilho da árvore de cames e da cambota. Se apenas quer substituir os casquilhos das bielas, nos motores normais com árvores de cames superiores, estes podem ser acedidos através do cárter.
Este é removido, após o que, na maior parte dos casos, a cambota e as bielas de ligação aparafusadas estão visíveis. Podem ser facilmente substituídas, mas é necessário ter cuidados especiais. Os casquilhos estão disponíveis a partir de 20 euros. Recomenda-se sempre a substituição de todo o conjunto. O desgaste de todos os quatro casquilhos ocorre em simultâneo, por isso não faz sentido a substituição isolada de casquilhos. Obviamente, a substituição do casquilho principal requer também uma substituição do óleo.