Coletor de admissão para o seu veículo

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Coletor de admissão defeituoso? » Identificar mau funcionamento • Reparar • Manual de substituição
Distribua ar com o colector de entrada
O colector de entrada, por vezes chamado como “colector de admissão”, é um componente que distribui o ar de entrada para as câmaras de combustão dentro da cabeça do cilindro. O colector de admissão tem suportar as vibrações do motor, as altas temperaturas e possivelmente também altas pressões. Isto faz com que seja um componente sujeito a stress extremo. Uma vez que os colectores de admissão consistem em plástico termoestável ajustado a cada tipo de veículo, as peças custam habitualmente várias centenas de euros.
O percurso do ar de entrada
Para que o motor tenham sempre um óptimo desempenho a nível de combustão, e necessária uma dosagem de combustível precisa no ar de entrada. O medidor de fluxo de ar integrado no tracto de admissão do ar informa permanentemente a unidade de controlo da quantidade exacta de ar na admissão. A unidade de controlo usa a informação para calcular o oxigénio atmosférico existente, de acordo com a qual injecta a quantidade ideal de combustível. Por esta razão, é muito importante que a quantidade de ar de entrada não mude entre o medidor de fluxo de ar e a cabeça do motor. As fugas no tracto de admissão leva sempre a um mau funcionamento. O percurso do ar de entrada é o seguinte: Carcaça do filtro do ar, medidor de fluxo do ar, em alguns casos, um compressor, mangueira de compressão do ar, colector de admissão, junta de admissão e cabeça do cilindro. O colector de admissão é um dos componentes de mais alta qualidade nesta sequência
Reparação do colector de entrada
Um colector de entrada é feito de plástico. Ao mesmo tempo que proporciona um peso mais baixo, limita também significativamente o tempo de vida deste componente. Em carros com turbocompressor, um compressor G ou um supercompressor, o colector de admissão é ainda mais stressado pelas pressões internas muito elevadas. As vibrações do motor, a pressão interna e as flutuações de temperatura colocam o componente sob um esforço tremendo. Os parafusos de ligação na cabeça do cilindro são particularmente críticos. Uma vez que estes pontos fracos são inevitáveis devido à natureza do seu design, são particularmente propensos à ruptura durante a substitiução do vedante do colector de admissão. Dependendo do tipo de veículo, o risco de dano neste componente torna-se muito provável em veículos com quilometragem superior a 150000 km.
Com veículos mais antigos, que serão abatidos numa questão de meses, pode tentar-se uma reparação temporária com resina epoxy ou cola resistente ao calor. Estas medidas para remendar o componente não é recomendada para veículos que se querem que se mantenham em funcionamento durante mais alguns anos, uma vez que há o risco de que essa reparação improvisada possa novamente abrir, tendo impacto negativo no desempenho do veículo. Assim, a mudança do colector de admissão defeituoso por uma peça nova é normalmente a única opção. Determinação precisa dos defeitos O tracto de admissão é desenhado de tal forma que o colector de admissão é normalmente o último componente a partir. As tubagens de sucção, os vedantes de admissão e mesmo os medidores de fluxo do ar são normalmente significativamente mais baratos que um colector de admissão. Normalmente, ficam defeituosos em primeiro lugar. Se o motor se comporta como se existisse uma admissão de ar de uma fuga, é útil examinar todo o tracto. Inicialmente, deve inspeccionar-se todo o tracto de admissão em busca de fugas com o motor em funcionamento. As fugas podem revelar-se através de um silvo ou apito. Um cigarro ou aceso ou um incenso podem apontar para uma fuga, se se observar turbulência fora do comum no ar. Se este método não resultar, pode continuar a procurar a fuga pulverizando pequenas porções de líquido de limpeza dos travões no tracto de admissão. A fuga será revelada pela mudança na velocidade do motor. A junta do colector de admissão e os foles nas tubagens de sucção são normalmente afectados em primeiro lugar pelo desgaste. ASsim, a procura por uma fuga deve começar nestes componentes.
Se o sistema de admissão tiver de ser removido, deve inspeccionar também o interior por depósitos de óleo. Dependendo do tipo de motor, poderá existir uma fina película de óleo, uma vez que a ventilação do motor pode estar ligada ao tracto de admissão. Se, contudo, as quantidades de óleo forem significativas, existe um defeito maior. Esta entrada de óleo deve ser corrigida antes de reparar o tracto de admissão. Com alguma sorte, a causa pode ser apenas e só um nível excessivo de óleo aquando da sua mudança. No pior dos cenários, os anéis do pistão estão com fugas, o que requer uma reconstrução severa do motor. Se encontrar grandes quantidades de óleo no tracto de admissão, no colector de admissão e no medidor de fluxo do ar, tem de proceder a uma limpeza minuciosa antes da reinstalação. A junta e a tubagem de sucção têm neste caso também de ser substituídas como precaução, já que o óleo decompõe ambas as peças a partir do interior. A qualidade de colectores de admissão de marcas conhecidas Os colectores de admissão são componentes altamente específicos, que apenas se adequam a um tipo específico de motor. Assim, apenas o fabricantes OEM fornecem estes componentes. ISto, contudo, assegura que o cliente recebe o máximo de qualidade desta peça, que terá a mesma vida útil que a peça origina teria.
Com veículos mais antigos, que serão abatidos numa questão de meses, pode tentar-se uma reparação temporária com resina epoxy ou cola resistente ao calor. Estas medidas para remendar o componente não é recomendada para veículos que se querem que se mantenham em funcionamento durante mais alguns anos, uma vez que há o risco de que essa reparação improvisada possa novamente abrir, tendo impacto negativo no desempenho do veículo. Assim, a mudança do colector de admissão defeituoso por uma peça nova é normalmente a única opção. Determinação precisa dos defeitos O tracto de admissão é desenhado de tal forma que o colector de admissão é normalmente o último componente a partir. As tubagens de sucção, os vedantes de admissão e mesmo os medidores de fluxo do ar são normalmente significativamente mais baratos que um colector de admissão. Normalmente, ficam defeituosos em primeiro lugar. Se o motor se comporta como se existisse uma admissão de ar de uma fuga, é útil examinar todo o tracto. Inicialmente, deve inspeccionar-se todo o tracto de admissão em busca de fugas com o motor em funcionamento. As fugas podem revelar-se através de um silvo ou apito. Um cigarro ou aceso ou um incenso podem apontar para uma fuga, se se observar turbulência fora do comum no ar. Se este método não resultar, pode continuar a procurar a fuga pulverizando pequenas porções de líquido de limpeza dos travões no tracto de admissão. A fuga será revelada pela mudança na velocidade do motor. A junta do colector de admissão e os foles nas tubagens de sucção são normalmente afectados em primeiro lugar pelo desgaste. ASsim, a procura por uma fuga deve começar nestes componentes.
Se o sistema de admissão tiver de ser removido, deve inspeccionar também o interior por depósitos de óleo. Dependendo do tipo de motor, poderá existir uma fina película de óleo, uma vez que a ventilação do motor pode estar ligada ao tracto de admissão. Se, contudo, as quantidades de óleo forem significativas, existe um defeito maior. Esta entrada de óleo deve ser corrigida antes de reparar o tracto de admissão. Com alguma sorte, a causa pode ser apenas e só um nível excessivo de óleo aquando da sua mudança. No pior dos cenários, os anéis do pistão estão com fugas, o que requer uma reconstrução severa do motor. Se encontrar grandes quantidades de óleo no tracto de admissão, no colector de admissão e no medidor de fluxo do ar, tem de proceder a uma limpeza minuciosa antes da reinstalação. A junta e a tubagem de sucção têm neste caso também de ser substituídas como precaução, já que o óleo decompõe ambas as peças a partir do interior. A qualidade de colectores de admissão de marcas conhecidas Os colectores de admissão são componentes altamente específicos, que apenas se adequam a um tipo específico de motor. Assim, apenas o fabricantes OEM fornecem estes componentes. ISto, contudo, assegura que o cliente recebe o máximo de qualidade desta peça, que terá a mesma vida útil que a peça origina teria.
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