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Cubo da roda defeituoso? » Identificar mau funcionamento • Reparar • Manual de substituição
Rodas giratórias com o cubo de roda
O cubo de roda é um componente maciço em aço fundido montado na manga do eixo, uma peça rígida do eixo. O rolamento de roda integra o cubo de roda. O cubo de roda é um disco com um anel de furos, que permite a fixação de outros componentes, como o disco de travão ou roda dianteira.
Avaria do cubo de roda
Para a segurança da condução, um cubo de roda não é construído como um consumível. Este dura toda a vida útil de um carro sem fraturar, apesar do elevado desgaste. Teoricamente, é possível um cubo de roda fraturar, apesar de nesse caso já ter um defeito de material. O rolamento de roda, por outro lado, é sem dúvida um consumível, que se encontra no centro do cubo de roda e ligado à manga do eixo.
Consoante o veículo, um rolamento de roda deve ser substituído após 50 000 a 80 000 quilómetros. O cubo de roda tem os danos verificados sempre que o rolamento de roda é substituído. Se forem encontradas grandes avarias, o cubo de roda também costuma ser substituído.
Substituição do cubo de roda
O desafio da substituição de um cubo de roda é retirá-lo da manga do eixo, o que requer uma ferramenta específica. Esta reparação é bastante rara e a compra da ferramenta para utilização em casa, não costuma valer a pena. Assim, a substituição do cubo de roda deve ser efetuada numa oficina.
Um cubo de roda anómalo faz-se ouvir pelos ruídos de batida e pancada que ocorrem subitamente. Se o cubo estiver realmente partido, a perda da roda está iminente.
A porca do cubo de roda mantém-no no seu local. Está fixo com uma placa de mola, que também é sempre substituída. A porca do cubo de roda está bastante apertada. Se não a conseguir desapertar imediatamente, tente aquecê-la com um bico de Bunsen até afrouxar. Além disso, tornar a chave mais comprida pode-lhe dar a alavancagem necessária.
O anel de retenção na traseira do cubo de roda liga-o ao eixo. É quase impossível retirar o anel sem ferramentas específicas.
Se um cubo de roda for substituído, o rolamento de roda também deve ser sempre substituído. Mesmo que esta marca seja nova, a danificação potencial do cubo de roda pode ter afetado os rolamentos. Assim, os rolamentos de roda não costumam ser comercializados separadamente, mas como parte de um kit. Os foles do eixo e rolamentos de roda estão frequentemente incluídos no kit. A substituição do cubo de roda implica sempre a substituição de todas as peças ligadas.
Custo de um kit de cubo de roda
O cubo de roda tem de ser sempre um componente de elevada qualidade. Para alguns consumíveis como, por exemplo, o silencioso, um produto acessível pode ser uma peça sobresselente adequada. Por outro lado, um cubo de roda é vital e causa situações muito perigosas em caso de avaria. Assim, não deve poupar na marca, qualidade ou preço de uma peça nova.
Os preços para kits completos de cubo de roda começam em 29,90 Euros. Para uma peça sobresselente de alta qualidade prepara-se para investir o dobro desse valor. Desta forma vai agir com segurança e ter a certeza que obtém uma peça automóvel adequada e de qualidade verificada.