0

0.00

#

Diferencial para o seu veículo

Selecione o seu veículo

PELA MATRÍCULA

Encomendar Diferencial Entrega 48H e 2 anos de garantia

Diferencial de fabricantes líderes de mercado

  • DT Diferencial
  • AUGER Diferencial
  • CEI Diferencial
  • Euroricambi Diferencial

Diferencial defeituoso? » Identificar mau funcionamento • Reparar • Manual de substituição

Assegure um curvar seguro O diferencial é parte integrante da transmissão dos veículos com tracção traseira e integral. Serve para coordenar a velocidade de rotação das rodas em curva. Propulsão facilitada com desafios escondidos A combinação motor frontal e tracção traseira foi o standard da indústria automóvel durante muito tempo. A implementação tecnicamente simples deste motor permitia um fabrico mais barato que o elaborado design de tracção frontal. Além disso, a tracção traseira com o seu característico disparo, promete dinâmicas de condução especiais. Assim, este tipo de tracção ainda é mantido por muitos fabricantes de topo. Contudo, a tracção traseira tem as suas limitações em curva, A distribuição de carga é algo desfavorável neste tipo de tracção, porque o motor mais pesado, presente na frente do carro, não ajuda a acrescentar carga nas rodas motrizes. Assim, a tracção tende a derrapar ao curvar.
A tracção traseira mostra uma fraqueza estrutural nas velocidades de rotação das rodas. Se estiverem acopladas de forma rígida, isto levará a problemas em curva. A roda da parte de fora da curva cobre sempre uma maior distância em curva, do que a interior. Se ambas as rodas virarem à mesma velocidade, a roda interior derrapa ou a roda exterior roda demasiado lentamente. A consequência será uma deterioração massiva da dinâmica de condução e um desgaste de pneus aumentado. A solução encontrada para este problema foi o diferencial. Cada roda tem a velocidade correcta O diferencial é uma pequena transmissão adicional, que distribui automaticamente e de forma precisa o momento de torção do motor a um veio longo, o chamado veio da transmissão. Este veio não transmite o momento de torção no diferencial para um veio rígido e contínuo, combinando ambas as rodas. Em vez disso, emprega engrenagens para transmitir o momento de torção para as rodas traseiras através de dois veios separados. A tracção que age sobre as rodas traseiras com forças diferentes ao curvar, recebe exactamente a velocidade adequada das rodas motrizes. Assim, o diferencial é um sistema auto regulado, que não necessita de controlo adicional. Danos no diferencial Sempre que existam engrenagens em movimentos, rolamentos e veios rotativos que se afectam entre si, são indicados lubrificantes duráveis. Se estiverem ausentes tais lubrificantes, as forças de fricção começam imediatamente a actuar de forma destrutiva, o que acaba sempre em componentes gastos, obsoletos ou bloqueados. Adicionalmente, a lubrificação é sempre também um meio de protecção contra corrosão, que, caso contrário causaria danos similares. dessa forma, as fugas são um defeito comum nos diferenciais. Embora uma caixa do diferencial seja um componente simples e muito acessível, a substituição dos vedantes pode ser surpreendentemente trabalhosa. Alguns dos vedantes apenas conseguem ser acedidos a partir do interior, pelo que será necessário remover e desmantelar completamente o diferencial em cao de fuga de óleo.
O óleo nas engrenagens do diferencial também envelhece com o passar do tempo. Se ignorar os intervalos de substituição, pode perder as propriedades de lubrificação, o que é prejudicial para os componentes internos do diferencial. Reparação do diferencial A reparação do diferencial está limitada à substituição das peças. Em casos de danos massivos na carcaça ou nos veios da transmissão, normalmente as reparações não compensam. É muito mais rápido substituir a unidade completa por uma nova, o que, para além de poupar dinheiro, oferece uma solução a mais longo prazo.
Para cada tipo de diferencial, existem conjuntos refabricados pelo fabricante. Estes consistem num conjunto completo de vedantes e engrenagens. Um kit de vedantes tem preços a começar nos 120 euros, dependendo do tipo de veículo. Contudo, estes conjuntos podem custar até 1000 euros para os camiões.
Restaurar um diferencial, contudo, requer um alto nível de especialização e ferramentas especiais. O custo de o fazer pode ser de 750 a 1300 euros para um carro normal de passageiros. Antes de um mecânico amador se aventurar a esta tarefa, os passos devem ser praticados numa peça avariada. Os veículos com preços razoáveis da BMW ou da Mercedes são adequados para isto, já que estão disponíveis a preços baixos, de algumas centenas de euros. A prevenção é melhor que a reparação Uma medida que qualquer mecânico amador com habilidade pode fazer é observar as mudanças de óleo prescritas para o diferencial. A substituição do fluido da transmissão é algo complicada e irá resulta inevitavelmente em mãos sujas, roupas, e alguns derrames, mas não é uma tarefa difícil. Um litro de óleo de diferencial custa cerca de 20 euros. A engrenagem do diferencial raramente requer mais de 2,5 litros. É sempre um investimento que compensa.

Sugestões de produtos:

  • Filtro de óleo, difere...
    TOPRAN Filtro de óleo, diferencial 115 764 ao melhor preços
    TOPRAN | 115 764
    19,46 € -15% 22,89 € Economize: 15% Condição:  Completamente novo
  • Apoios, diferencial
    FEBEST Apoios, diferencial MAB-CU20DM2 ao melhor preços
    FEBEST | MAB-CU20DM2
    17,22 € -15% 20,26 € Economize: 15% Condição:  Completamente novo
  • Apoios, diferencial
    FEBEST Apoios, diferencial BZAB-055 ao melhor preços
    FEBEST | BZAB-055
    45,99 € -15% 54,11 € Economize: 15% Condição:  Completamente novo
  • Apoios, diferencial
    FEBEST Apoios, diferencial MM-CU5WRR ao melhor preços
    FEBEST | MM-CU5WRR
    46,40 € -15% 54,59 € Economize: 15% Condição:  Completamente novo
  • Apoios, diferencial
    FEBEST Apoios, diferencial HAB-022 ao melhor preços
    FEBEST | HAB-022
    14,62 € -15% 17,20 € Economize: 15% Condição:  Completamente novo
  • Apoios, diferencial
    FEBEST Apoios, diferencial HAB-016 ao melhor preços
    FEBEST | HAB-016
    9,79 € -14% 11,38 € Economize: 14% Condição:  Completamente novo
  • Apoios, diferencial
    FEBEST Apoios, diferencial MM-CU5WRL ao melhor preços
    FEBEST | MM-CU5WRL
    46,81 € -15% 55,07 € Economize: 15% Condição:  Completamente novo
  • Apoios, diferencial
    FEBEST Apoios, diferencial NAB-D22DM ao melhor preços
    FEBEST | NAB-D22DM
    26,77 € -15% 31,49 € Economize: 15% Condição:  Completamente novo
  • Kit de reparação, dife...
    LuK Kit de reparação, diferencial 462 0148 10 ao melhor preços
    LuK | 462 0148 10
    128,84 € -15% 151,58 € Economize: 15% Condição:  Completamente novo
  • Apoios, diferencial
    FEBEST Apoios, diferencial MAB-043 ao melhor preços
    FEBEST | MAB-043
    15,53 € -15% 18,27 € Economize: 15% Condição:  Completamente novo
  • Apoios, diferencial
    FEBEST Apoios, diferencial HAB-023 ao melhor preços
    FEBEST | HAB-023
    21,47 € -15% 25,26 € Economize: 15% Condição:  Completamente novo
  • Apoios, diferencial
    FEBEST Apoios, diferencial CRAB-036 ao melhor preços
    FEBEST | CRAB-036
    53,48 € -15% 62,92 € Economize: 15% Condição:  Completamente novo