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Direção / chassis auto peças para todas as marcas de automóveis

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Catálogo de peças de automóvel para Direção / chassis de qualidade premium

Fabricantes de marcas de Direção / chassis de auto peças

  • MAPCO Direção / chassis
  • A.B.S. Direção / chassis
  • TRW Direção / chassis

Direção / chassis - Informações sobre a função, reparação e substituição

A direcção e o chassis permitem ao condutor manobrar o carro. A principal função do chassis e da direcção é a de manter o veículo confortável a qualquer velocidade.
Uma direcção e chassis intactos mantêm o carro controlável mesmo a altas velocidades, em estradas cheias de curvas e em manobras evasivas. Dadas as inúmeras forças actuantes no veículo, irá notar os defeitos após perder o controlo: uma ou duas toneladas de aço, a derrapar e chocalhar sem qualquer forma de controlo é perigoso, mesmo a baixa velocidade. Assim, logo a seguir aos travões, um chassis intacto e direcção apropriada são vitais.

Os componentes do chassis e da direcção

O primeiro elemento da direcção é o volante. Hoje em dia, a maior parte dos veículos, os movimentos rotativos do volante são transmitidos a uma servo-bomba, que amplifica as forças do volante e as transfere para o eixo da direcção. O mecanismo de direcção na maioria dos carros está localizado no eixo frontal. Consiste em vários componentes que juntos asseguram que as rodas viram em simultâneo e no ângulo de viragem desejado. A direcção por si é normalmente resistente ao desgaste e dura a vida útil do carro. A servo bomba e especialmente susceptível a falhas, em especial nos carros mais antigos. De qualquer forma, o óleo da servo-bomba tem de ser verificado regularmente e, se necessário, substituído. O mecanismo que mantém a roda flexível e a protege de choques e mudanças bruscas de altura é também muito susceptível ao desgaste. É composto de inúmeros componentes feitos de aço maciço que têm coberturas de borrachas nas peças móveis. As juntas de esfera têm tambem uma manga de borracha, sob a qual existe uma conduta cheia de massa lubrificante. O mecanismo da direcção é afectado fortemente pelas altas quilometragens, estradas não pavimentadas ou pancadas fortes resultantes da condução sobre lancis altos. Pode notar uma junta desgastada pelo comportamento degradado de condução e pelo chocalhar. Se é este o caso, os ocmponentes afectados têm de ser substituídos. Ao substituir os tirantes ou as juntas, tem de aparafusar os novos componentes exactamente da mesma forma como estavam os componentes substituídos. Casao contrário o veículo irá fugir para um dos lados e os pneus irão desgastar-se mais rapidamente. Pode reconhecer um tirante mal colocado, detectando um pneu altamente gasto de um dos lados do carro ou pelo facto do carro fugir para um dos lados. Se não está certo de que os tirantes estão correctamente instaldos, podem verificar e ajustá-los em qualquer mecâncio por preços entre os 50 e os 100 euros.
O chassis é desenhado para mantel uma altura das rodas confortável e para as controlar. Consiste numa mola forte de aço e um amortecedor. Dependendo de quando o chassis foi feito, estes dois componentes podem ter sido desenhados com ouma peça simples (tipo escora) ou componentes separados. alguns veículos têm, em vez dos amortecedores, um chassis com suspensão hidropneumática.

Como detectar e reparar danos na direcção e no chassis

Pode reconhecer uma suspensão defeituosa pelco comportamento degradado em condução e pelo balançar desagradável do veiculo. O carro é mais difícil de controla e os pneus guincham com facilidade. É necssário pelo menos a substituição imediata. É contudo aconselhável faer uma inspecção às molas e aos amortecedores sempre que substitua os pneus os ous travões. Caso os amortecedores tenham fugas de óleo durante a compressão ou se identificar corrosão severa ou até fendas nas molas, deve substituir a unidade de imediato. As molas devem sempre ser desaparafusadas na direcção do eixo. O estado dos amotrecedores pode também ser verificado sem uma plataforma elevatória: Pressionando o carro vigorosamente. Se o veículo ficar a abanar de forma notória, o amortecedor está defeituoso. As molas e os amortecedores são fáceis de substituir, desde que tenha as ferramentas correctas. Um tensionador das molas pode ser comprado por alguns euros. Não deve experimentar a mudança com tiras tensionadoras ou outras ferramentas improvisadas, uma vez que se soltar a mola repentinamene poderá ser muito perigoso.

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