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Eixo defeituoso? » Identificar mau funcionamento • Reparar • Manual de substituição

Componente tradicional com função comprovada Desde o tempo das carruagens, o eixo tem sido um componente central de todos os veículos. O eixo liga as carcaças dos componentes, por exemplo, o chassis à suspensão.Nas carruagens, o eixo era normalmente nada mais que uma haste de madeira contínua que ligada de forma rígida ambas as rodas. Hoje em dia, a construção de um eixo é muito complexa e envolve vários componentes distintos. A viga do eixo é o componente principal no qual todos os outros componentes do eixo estão montados. Posição dos eixos Os eixos são fáceis de encontrar num veículo: São componentes aos quais as rodas estão ligadas. Quando se trata do eixo frontal, a viga do eixo já não é construída como um componente ligado dados os sistemas complexos de direcção. Ainda assim, na maior parte dos veículos, o eixo traseiro continua a ser um único componente. Isto deve-se particularmente ao seu fabrico: O eixo traseiro é totalmente pré-montado como um componente separado pelo fornecedor , desde as rodas até aos amortecedores. Assim, a instalação do eixo, incluindo todos os componentes montados, é particularmente rápida e eficiente durante a montagem do veículo na linha de montagem. Defeitos da viga do eixo Um eixo não é uma peça de desgaste na verdadeira acepção da palavra. Os danos neste componente pode apenas resultar de acidentes, corrosão ou manuseamento grosseiramente inadequado. Uma vez que os eixos são tipicamente soldados a partir de placas grossas moldadas, normalmente duram toda a vida útil do carro. Uma fina película de oxidação normalmente não tem efeito na segurança de condução ou relevância durante uma inspecção. Apesar dos eixos traseiros serem menos dispendiosos, a sua substituição, pelo contrário, torna-se muito onerosa. Uma vez que as rodas, juntamente com os rolamentos, estabilizadores, amortecedores de borracha e muitos outros componentes são montados no eixo, a tarefa de o substituir demora vários dias. Custo da viga do eixo O designado processo de engenharia que permite partilhas plataformas entre várias marcas facilitou o fabrico mais eficiente em termos de custos dos componentes dos eixos. A estratégia de plataforma, que tem sido implementada com sucesso por fabricantes já décadas a esta parte, permite o uso de componentes idênticos. A GM é a pioneira deste processo. Ao usar a sua plataforma de carroçaria J, construiram essencialmente o mesmo carro em todas as suas marcas. Este carro mundial - conhecido aqui como Opel Ascona C, tinha componentes intercambiáveis,, para a maior parte das peças. Na europa, a Volkswagen usa esta estratégia de plataforma com grande êxito. Assim, os eixos de inúmeros Seat, Skoda e Volkswagen na mesma classe são intercambiáveis. Em face disso, estas peças estão frequentemente disponíveis por poucas centenas de euros, apesar da sua grande dimensão, grande peso e fabricação precisa. Reparações da viga do eixo Se os danos no eixo são tão graves que seja necessária uma reparação, a substituição é essencial. Normalmente a soldadura, alisamento ou desempeno não são permitidos nos eixos. Contudo, é mais plausível que o eixo necessite de uma revisão e não de uma substituição. Isto envolve a substituição de todos os componentes ligados, tais como os rolamentos da viga do eixo, mangas de eixo,, etc. Na maior parte dos casos, a remoção do eixo é desnecessária. Para este efeito, os distribuidores de acessórios e peças oferecem conjuntos completos para a revisão completa de uma viga do eixo. Os pontos de ligação onde o eixo é aparafusado ao chassis ou à armadura do veículo são particularmente susceptíveis a danos. São afectados por forças muito fortes, que pões um esforço significativo nos rolamentos de rolos esféricos. Se estes perdem o seu formato e o efeito de absorção, o resultado é um notório decréscimo nas características de manuseamento e um barulho de algo a cair, na zona do eixo traseiro. Os kits de reparação para o eixo traseiro podem ser comprados a preços tão baixos como 20 euros. Trabalhos de manutenção na viga do eixo Os pontos de oxidação no eixo traseiro são praticamente inevitáveis durante o normal funcionamento. Durante as viagens normais, detritos e pequenas pedras são constantemente atirados contra a parte inferior do veículo e danificam a camada protectora aí existente. Embora na maioria dos casos o retoque dos pontos oxidados não seja relevante para a segurança, pode, sem dúvida, aumentar a vida útil do eixo. Isto é especialmente verdade em zonas de nev, nas quais são usadas grandes quantidades de sal nas estradas. A longa e intensiva exposição a água salgada irá eventualmente oxidar mesmo o eixo mais resistente. O esmalte com efeito martelado, a protecção da zona inferior da carroçaria e lavagens regulares desta parte da carroçaria são medidas preventivas ideais. Uma lata de tinta antioxidação adequada custa cerca de 15 euros e é perfeitamente suficiente para o eixo traseiro. Embora seja possível aplicar directamente verniz antioxidação directamente nos pontos oxidados, o pré-tratamento com um óleo penetrante ou um conversor de ferrugem pode melhorar o resultado.

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