0

0.00

#

Embreagem do ventilador para o seu veículo

Selecione o seu veículo

PELA MATRÍCULA

Encomendar Embreagem do ventilador Entrega 48H e 2 anos de garantia

Embreagem do ventilador de fabricantes líderes de mercado

  • FEBI BILSTEIN Embreagem do ventilador
  • VAN WEZEL Embreagem do ventilador
  • SACHS Embreagem do ventilador
  • TOPRAN Embreagem do ventilador
  • SWAG Embreagem do ventilador
  • METZGER Embreagem do ventilador
  • JP GROUP Embreagem do ventilador
  • HELLA Embreagem do ventilador
  • Compre aqui ao melhor preço. JAPANPARTS Embreagem do ventilador
  • Compre aqui ao melhor preço. PRASCO Embreagem do ventilador
  • Compre aqui ao melhor preço. MAHLE ORIGINAL Embreagem do ventilador
  • Compre aqui ao melhor preço. MEAT & DORIA Embreagem do ventilador
  • Compre aqui ao melhor preço. VEMO Embreagem do ventilador
  • Compre aqui ao melhor preço. BERU Embreagem do ventilador
  • Compre aqui ao melhor preço. BLUE PRINT Embreagem do ventilador
  • Compre aqui ao melhor preço. DIEDERICHS Embreagem do ventilador
  • HERTH+BUSS JAKOPARTS
  • NRF
  • THERMOTEC
  • AKS DASIS

Embreagem do ventilador defeituoso? » Identificar mau funcionamento • Reparar • Manual de substituição

Apoio ao arrefecimento

A ventoinha do motor está localizada perto do radiador. A sua tarefa é a de proporcionar ao radiador um fluxo de ar adicional quando este não consegue atingir o seu desempenho de arrefecimento do motor. Isto acontece quando o motor está em sobreaquecimento devido aos excesso de esforço (por exemplo, numa longa subida), tempo quente, quando o motor está em funcionamento com o carro parado ou quando existe um defeito no sistema de arrefecimento. Durante toda a vida do carro, são feitas várias tentativas para arejar o radiador recorrendo a uma ventoinha.

Controlo e regulação das lâminas da ventoinha

As lâminas da ventoinha gera um fluxo de ar através da sua rotação, que flui através do radiador, extraindo o ar quente persistente. O calor residual da água para arrefecimento, por sua vez, é libertado para o ar. Este processo evita o sobreaquecimento até um determinado ponto, antes que o motor fique danificado seriamente devido ao bloqueio ou encravamento do pistão ou a uma junta da cabeça do cilindro queimada. Nos primeiros carros, a ventoinha estava permanentemente em funcionamento com a ajuda de uma engrenagem de dentes rectos, eixos verticais ou uma correia de transmissão. O arejamento permanente do radiador não era ideal para o funcionamento do carro. Provocava um mau desempenho do motor e um arrefecimento pouco preciso da água utilizada para o arrefecimento. Isto resultava na necessidade de disponibilizar uma unidade de controlo para a ventoinha, para que esta funcione apenas quando necessário.
Até ao início dos anos 90, as embreagem do ventilador e as embraiagens magnéticas eram uma tecnologia popular para o controlo da velocidade de rotação das lâminas da ventoinha. Uma embraiagem magnética liga e desliga a ventoinha recorrendo a uma mola bimetal ligada a um íman. Uma embreagem do ventilador liga a ventoinha através de um sistema complexo, fechado, no qual um líquidos viscoso, em expansão, impulsiona a ventoinha. Ambas as versões de embraiagem da ventoinha são hoje em dia obsoletas e deixaram de ser utilizadas nos carros novos. A versão actualizada da ventoinha está equipada com um motor, controlado por um interruptor térmico. Os carros modernos oferecem uma ventilação atempada do sistema de arrefecimento com a velocidade de rotação adequada por parte das lâminas.

Substituição de uma embreagem do ventilador com defeito

As embraiagens magnéticas e viscosas apenas são utilizadas em carros antigos, e por isso um defeito destas embraiagens pode ocorrer mais frequentemente. Uma embraiagem da ventoinha com defeito pode provocar o aquecimento ou mesmo a ebulição do motor. Se suspeita da embraiagem da ventoinha, esta pode ser testada:
A forma mais simples é o funcionamento do motor com o carro parado até que a ventoinha ligue. São necessárias condições de tempo suficientemente quente, caso contrário pode demorar algum tempo até que o motor atinja a temperatura necessária. Em qualquer circunstância o motor deve estar em funcionamento em espaços fechados para evitar o envenenamento letal por monóxido de carbono. Uma embreagem do ventilador com defeito pode ser detectada pelo fraco desempenho ou pela existência de fugas de óleo. Uma embraiagem magnética da ventoinha falha completamente de forma frequente. E ambos os casos a avaria da embraiagem da ventoinha é facilmente audível, sob a forma de um ranger notório.
A sua substituição não deverá ser muito difícil. O componente está fixado no radiador e ligado ao motor através de uma correia de transmissão. Pode ser directamente desaparafusada do radiador e substituída em simultâneo com este. O parafuso de montagem da embreagem do ventilador do radiador está extremamente apertado. Irá necessitar de força suficiente ou a alavanca adequada para o desapertar.

Compra de uma embraiagem da ventoinha

A embraiagens da ventoinha tradicionais apenas são utilizadas em carros mais antigos, construídos até 2015. Assim, a sua procura vai diminuindo gradualmente. Ainda assim, e dependendo da construção do carro, são algo dispendiosas. Os preços para as de qualidade de marca ronda os 80 a 200 euros. Estas peças são muito importantes e por isso mesmo a falsa poupança não é uma boa ideia: uma ventoinha com problemas pode a breve prazo levar a danos no motor.

Sugestões de produtos:

  • Embraiagem, ventilador...
    NRF Embraiagem, ventilador do radiador 49576 ao melhor preços
    NRF | 49576
    47,54 € -15% 55,93 € Economize: 15% Condição:  Completamente novo
  • Embraiagem, ventilador...
    NRF Embraiagem, ventilador do radiador 49567 ao melhor preços
    NRF | 49567
    43,16 € -15% 50,78 € Economize: 15% Condição:  Completamente novo
  • Embraiagem, ventilador...
    FEBI BILSTEIN Embraiagem, ventilador do radiador 18678 ao melhor preços
    FEBI BILSTEIN | 18678
    43,20 € -15% 50,82 € Economize: 15% Condição:  Completamente novo
  • Embraiagem, ventilador...
    TOPRAN Embraiagem, ventilador do radiador 500 404 ao melhor preços
    TOPRAN | 500 404
    34,70 € -15% 40,82 € Economize: 15% Condição:  Completamente novo
  • Embraiagem, ventilador...
    NRF Embraiagem, ventilador do radiador 49592 ao melhor preços
    NRF | 49592
    41,94 € -15% 49,34 € Economize: 15% Condição:  Completamente novo
  • Embraiagem, ventilador...
    NRF Embraiagem, ventilador do radiador 49577 ao melhor preços
    NRF | 49577
    51,44 € -15% 60,52 € Economize: 15% Condição:  Completamente novo
  • Embraiagem, ventilador...
    FEBI BILSTEIN Embraiagem, ventilador do radiador 18683 ao melhor preços
    FEBI BILSTEIN | 18683
    55,69 € -15% 65,52 € Economize: 15% Condição:  Completamente novo
  • Embraiagem, ventilador...
    ABAKUS Embraiagem, ventilador do radiador 014-013-0004 ao melhor preços
    ABAKUS | 014-013-0004
    23,18 € -15% 27,27 € Economize: 15% Condição:  Completamente novo
  • Embraiagem, ventilador...
    MEYLE Embraiagem, ventilador do radiador 314 115 2101 ao melhor preços
    MEYLE | 314 115 2101
    51,80 € -15% 60,94 € Economize: 15% Condição:  Completamente novo
  • Embraiagem, ventilador...
    AKS DASIS Embraiagem, ventilador do radiador 058010N ao melhor preços
    AKS DASIS | 058010N
    34,53 € -15% 40,62 € Economize: 15% Condição:  Completamente novo
  • Embraiagem, ventilador...
    RIDEX Embraiagem, ventilador do radiador 509C0029 ao melhor preços
    RIDEX | 509C0029
    36,15 € -15% 42,53 € Economize: 15% Condição:  Completamente novo
  • Embraiagem, ventilador...
    SACHS Embraiagem, ventilador do radiador 2100 012 131 ao melhor preços
    SACHS | 2100 012 131
    65,34 € -15% 76,87 € Economize: 15% Condição:  Completamente novo