Filtro de combustível for marcas Top de carro
- Filtro de combustível BMW Série 3
- VW GOLF
- RENAULT MEGANE
- RENAULT CLIO
- Filtro de combustível SEAT IBIZA
- OPEL CORSA
- AUDI A4
- OPEL ASTRA
- Filtro de combustível MERCEDES-BENZ Classe C
- BMW Série 5
- VW PASSAT
- AUDI A3
- Filtro de combustível FORD FOCUS
- VW POLO
- HONDA CIVIC
- FIAT PUNTO
- Filtro de combustível BMW Série 1
- MERCEDES-BENZ Classe E
- PEUGEOT 206
- FORD FIESTA
Filtro de combustível defeituoso? » Identificar mau funcionamento • Reparar • Manual de substituição
Combustível sempre limpo no carro
A qualidade e pureza do gasóleo ou gasolina pode variar consideravelmente. Várias causas podem levar à poluição do combustível. As refinarias estão sujeitas a controlo de qualidade rigoroso. Ainda assim, nunca se sabe se os gestores de transporte e bombas de gasolina mantêm os seus sistemas suficientemente limpos.
Não se esqueça que sempre que abastece o tanque de combustível o abre para o ambiente. Podem entrar partículas no tanque de combustível enquanto está a abastecer. Os filtros de combustível são instalados nas tubagens de gasóleo e gasolina para prevenir que os resíduos cheguem ao motor e aos seus componentes.
Uma consequência da ausência de filtro
Se não existir filtro na tubagem do combustível, isto vai ser rapidamente sentido da forma mais desagradável, mas, ainda assim, é bastante improvável um dano sério ao motor. Contudo, as partículas indesejáveis entopem os pulverizadores de injeção, com a consequência mais frequente a ser um motor aos soluços, assim como consideráveis problemas de circulação. No pior cenário, o carro não arranca de todo. Estes sintomas são mais problemáticos para o catalisador.
O entupimento de um pulverizador de injeção e a sua subsequente limpeza pode levar a combustão incompleta. Os vapores do combustível vão juntar-se no catalisador, onde mais tarde ou mais cedo vão queimar. Este processo é muito danificador para a camada ultrafina de platina. O carro acaba por falhar na inspeção, como resultado de um catalisador avariado (caso seja feita a medição das emissões).
Localização e construção do filtro de combustível
O filtro de combustível está num local ideal da tubagem do combustível. Os carros de luxo até têm vários filtros instalados. Um filtro pode ser frequentemente encontrado atrás do tanque de combustível e outro no compartimento do motor, de preferência perto da bomba de injeção. Este filtro é bastante acessível, com o elemento de filtragem fixo por duas braçadeiras de mangueira. Há carros com estruturas mais resistentes, filtros de cartucho duráveis.
Esta estrutura é frequentemente encontrada em carros a diesel, uma vez que aguentam melhor a elevada pressão do motor a diesel. Para apertar a regulação do escape, o filtro torna-se mais relevante no motor a diesel, uma vez que o aditivo de limpeza do escape AdBlue começa a falhar a 4ºC, causando o bloqueio da tubagem do combustível. Para prevenir isto, uma filtragem fiável do combustível é especialmente importante em carros a diesel.
Substituição do filtro de combustível
Um filtro de combustível deve ser substituído de acordo com o calendário de manutenção. Os valores comuns são 20 000 - 40 000 km (12 000 – 24 000 milhas). Um filtro de combustível é substituído menos frequentemente que um filtro de óleo ou de ar e, assim, este pequeno e acessível passo de manutenção é frequentemente saltado. Portanto, é importante ter em em atenção os passos de manutenção, especialmente para carros mais velhos e manter sempre os intervalos.
Assim, vai estar sempre prevenido. Nos carros modernos, os filtros são instalados num cartucho acessível, que pode ser reconhecido pela mangueira de combustível de entrada e saída. A substituição do filtro de combustível é sempre efetuada ao substituir a mangueira. Se estiver húmido e poroso, o risco de fogo é eminente. Uma substituição rápida torna o carro novamente seguro e eficiente.
Preços de um filtro de combustível
Os preços de um filtro variam consideravelmente. Os pequenos filtros universais, que eram comuns nos carros antigos com um carburador, atualmente, quase nunca são utilizados, uma vez que não foram criados para aguentar a elevada pressão nas tubagens do combustível atuais. Os carros atuais têm módulos personalizados integrados para a filtragem do combustível. O seu preço começa nos 5 euros por cartucho, mas pode exceder 20 euros. Tendo em consideração os grandes intervalos de substituição, é sempre vantajoso instalar um filtro de combustível de elevado calibre.