0

0.00

#

Filtro de Óleo para o seu veículo

Selecione o seu veículo

PELA MATRÍCULA

Encomendar Filtro de Óleo Entrega 48H e 2 anos de garantia

Filtro de Óleo de fabricantes líderes de mercado

  • BOSCH Filtro de Óleo
  • FEBI BILSTEIN Filtro de Óleo
  • MAPCO Filtro de Óleo
  • VAICO Filtro de Óleo
  • MANN-FILTER Filtro de Óleo
  • VALEO Filtro de Óleo
  • TOPRAN Filtro de Óleo
  • SWAG Filtro de Óleo
  • Compre aqui ao melhor preço. JP GROUP Filtro de Óleo
  • Compre aqui ao melhor preço. JAPANPARTS Filtro de Óleo
  • Compre aqui ao melhor preço. MAHLE ORIGINAL Filtro de Óleo
  • Compre aqui ao melhor preço. MEAT & DORIA Filtro de Óleo
  • Compre aqui ao melhor preço. OPTIMAL Filtro de Óleo
  • Compre aqui ao melhor preço. CHAMPION Filtro de Óleo
  • Compre aqui ao melhor preço. BLUE PRINT Filtro de Óleo
  • Compre aqui ao melhor preço. HERTH+BUSS JAKOPARTS Filtro de Óleo
  • MAGNETI MARELLI
  • FILTRON
  • JC PREMIUM
  • KNECHT
  • MEYLE
  • K&N Filters
  • BUGIAD
  • NIPPARTS
  • ASHIKA catálogo de peças de reposição
  • KOLBENSCHMIDT catálogo de peças de reposição
  • PURFLUX catálogo de peças de reposição
  • HENGST FILTER catálogo de peças de reposição
  • SogefiPro catálogo de peças de reposição
  • FRIGAIR catálogo de peças de reposição
  • PETERS ENNEPETAL catálogo de peças de reposição
  • KAMOKA catálogo de peças de reposição
  • DENCKERMANN
  • TRUCKTEC AUTOMOTIVE
  • UFI
  • ZF GETRIEBE
  • KS TOOLS
  • ACKOJAP
  • Borsehung
  • DONALDSON
  • AUTOMEGA
  • DT
  • MAXGEAR
  • AUGER
  • Metalcaucho
  • PROFIT
  • BOSS FILTERS
  • SAKURA

Filtro de Óleo defeituoso? » Identificar mau funcionamento • Reparar • Manual de substituição

Lubrificação suficiente para um motor saudável

A lubrificação de um carro é um componente central da sua construção. Sem um fornecimento fiável de óleo lubrificante, o motor destruía-se a si mesmo ao fim de alguns metros. Em motores a quatro tempos, o óleo circula num circuito fechado. No entanto, requer mudanças frequentes. Por regra, o filtro do óleo também é substituído nesta ocasião.

O percurso do óleo

O óleo é adicionado através da caixa de válvula, lubrificando o eixo de comando, válvulas e as rodas dentadas ligadas. Se um carro tiver uma correia de distribuição, esta também é fornecida com óleo. O óleo passa verticalmente pelo motor e junta-se no cárter de óleo, na base do motor. Daí, o óleo é bombeado para o motor através de um sistema de condutas.
No seu percurso, passa pelo filtro do óleo. O filtro do óleo serve para filtrar partículas friccionadas e sujidade do óleo, fazendo-o com bastante sucesso. Micropartículas, maioritariamente resíduos de combustão, permanecem no fluxo de óleo. Não são relevantes para a lubrificação. Contudo, o óleo castanho límpido torna-se gradualmente negro devido a estes resíduos.

Intervalos de manutenção

Por regra, os fabricantes indicam intervalos para a substituição do óleo. Normalmente, não é necessário trocá-lo entre estes. Contudo, os intervalos recomendados não devem ser ignorados. Por regra, não se perde óleo num motor intacto, mas perde gradualmente o seu efeito. O óleo torna-se mais fino e os aditivos evaporam-se. O uso extremo pode levar à rotura da película de óleo, causando a danificação do motor. Um pistão de motor encravado significa uma reparação dispendiosa do motor. Em carros mais velhos, costuma significar uma perda financeira total.

Procedimento padrão ao utilizar um carro usado

Ao comprar um carro usado, onde a última mudança de óleo não puder ser verificada, é recomendada a troca imediata do óleo. Felizmente, este é um dos procedimentos de manutenção mais simples, que pode fazer por si só com algumas ferramentas. Precisa de:

  • Uma rampa ou guindaste de carro estável (um macaco é INSUFICIENTE e de forma nenhuma experimente com tijolos ou blocos de madeira)
  • óleo novo;
  • um conjunto de chaves;
  • um recipiente;
  • uma chave de filtro do óleo;
  • um filtro do óleo novo;
  • uma junta de bujão de purga;
  • um grande pedaço de papelão;
  • para jogar pelo seguro: um pequeno saco de areia para gato.

Primeiro, conduza o carro para o aquecer. Isto torna o óleo mais fino, facilitando a sua drenagem do motor. De seguida, eleve o carro com o guindaste. O papelão é colocado sob a dianteira do carro e o recipiente sob o bujão de purga do óleo.
Retire o bujão com a chave. Tenha cuidado, o óleo começa imediatamente a fluir! Quando o óleo estiver totalmente drenado, arrume a taça. Agora, retire o filtro do óleo antigo com recurso a uma chave do filtro do óleo. O vedante do filtro do óleo é lubrificado com algum óleo, antes da sua instalação. O bujão de purga é limpo e é-lhe colocado um vedante novo e, de seguida, apertado.
Por fim, é adicionada a quantidade recomendada de óleo na proteção da válvula. Tenha cuidado, demasiado óleo é tão perigoso como demasiado pouco. Siga sempre as instruções do fabricante! O óleo antigo é colocado num bidão e entregue juntamente com o filtro do óleo antigo na estação de reciclagem.

Tenha em atenção a qualidade

Tanto o óleo como o filtro do óleo cumprem os mesmos requisitos de todas as outras peças sobresselentes automóveis: apenas a qualidade pode estender a vida útil do carro. Assim, não economize nisto, mesmo que seja um carro antigo. O uso de óleo de boa qualidade pode ter uma diferença de 100 000 km.

Sugestões de produtos:

  • Filtro de óleo
    BOSCH Filtro de óleo 1 457 429 238 ao melhor preços
    BOSCH | 1 457 429 238
    10,24 € -27% MSRP: 14,00 € Economize: 27%
  • Filtro de óleo
    BOSCH Filtro de óleo 0 986 452 028 ao melhor preços
    BOSCH | 0 986 452 028
    6,41 € -29% MSRP: 9,00 € Economize: 29%
  • Filtro de óleo
    BOSCH Filtro de óleo F 026 407 023 ao melhor preços
    BOSCH | F 026 407 023
    7,67 € -31% MSRP: 11,00 € Economize: 31%
  • Filtro de óleo
    BOSCH Filtro de óleo 0 451 103 336 ao melhor preços
    BOSCH | 0 451 103 336
    5,55 € -31% MSRP: 8,00 € Economize: 31%
  • Filtro de óleo
    BOSCH Filtro de óleo 0 986 452 041 ao melhor preços
    BOSCH | 0 986 452 041
    6,58 € -27% MSRP: 9,00 € Economize: 27%
  • Filtro de óleo
    BOSCH Filtro de óleo 1 457 429 249 ao melhor preços
    BOSCH | 1 457 429 249
    6,73 € -26% MSRP: 9,00 € Economize: 26%
  • Filtro de óleo
    MAPCO Filtro de óleo 61556 ao melhor preços
    MAPCO | 61556
    4,56 € -35% MSRP: 7,00 € Economize: 35%
  • Filtro de óleo
    MANN-FILTER Filtro de óleo HU 711/51 x ao melhor preços
    MANN-FILTER | HU 711/51 x
    8,31 € -31% MSRP: 12,00 € Economize: 31%
  • Filtro de óleo
    MANN-FILTER Filtro de óleo HU 716/2 x ao melhor preços
    MANN-FILTER | HU 716/2 x
    9,51 € -27% MSRP: 13,00 € Economize: 27%
  • Filtro de óleo
    MAHLE ORIGINAL Filtro de óleo OX 153D3 ao melhor preços
    MAHLE ORIGINAL | OX 153D3
    4,14 € -32% MSRP: 6,00 € Economize: 32%
  • Filtro de óleo
    MAHLE ORIGINAL Filtro de óleo OX 149D ao melhor preços
    MAHLE ORIGINAL | OX 149D
    3,11 € -38% MSRP: 5,00 € Economize: 38%
  • Filtro de óleo
    MAHLE ORIGINAL Filtro de óleo OX 171/2D1 ao melhor preços
    MAHLE ORIGINAL | OX 17...
    6,21 € -31% MSRP: 9,00 € Economize: 31%