Intercooler para o seu veículo

Radiador do ar de sobrealimentação for marcas Top de carro
- Radiador do ar de sobrealimentação BMW Série 3
- VW GOLF
- RENAULT MEGANE
- RENAULT CLIO
- Radiador do ar de sobrealimentação SEAT IBIZA
- AUDI A4
- OPEL CORSA
- MERCEDES-BENZ Classe C
- Radiador do ar de sobrealimentação OPEL ASTRA
- BMW Série 5
- VW PASSAT
- AUDI A3
- Radiador do ar de sobrealimentação FORD FOCUS
- BMW Série 1
- VW POLO
- HONDA CIVIC
- Radiador do ar de sobrealimentação MERCEDES-BENZ Classe E
- SEAT LEON
- PEUGEOT 206
- FORD FIESTA
Outras peças de reposição Motor /transmissão por correia
Intercooler defeituoso? » Identificar mau funcionamento • Reparar • Manual de substituição
Aumente o desempenho com um intercooler
O intercooler é um componente que é particularmente comum nos motores turbocomprimidos. Serve para arrefecer o ar que flui para a cabeça do cilindro. O ar fresco é mais denso, contendo mais átomos de oxigénio por centímetro cúbico. Isto aumenta a eficiência de combustão do motor.
Design e função do intercooler
O intercooler reduz a energia específica no ar que flui para a cabeça do cilindro. Quanto mais oxigénio entrar na câmara de combustão, mais vapor de combustível pode ser queimado. Isto reduz a emissão de poluentes, reduz o consumo de combustível, e aumenta o desempenho. Embora existam também experiências envolvendo o uso de intercooling em carros com motores atmosféricos, os intercoolers são habitualmente utilizados em veículos com turbocompressor, que comprimem o ar da admissão. São usados turbocompressores, sobrealimentadores eléctricos ou G-Loaders são usados para este efeito. O objectivo do ar comprimido: mais oxigénio por centímetro cúbico melhora a combustão no motor. Todos os tipos de sobrealimentadores têm em comum o facto de que o ar comprimido fica muito quente. As temperaturas podem atingir os 140 °C. Isto provoca um grande esforço nas peças de plástico e borracha do tracto da admissão, que pode resultar na diminuição da sua durabilidade. Um intercooler reduz a temperatura do ar comprimido e aquecido na admissão até 50 °C. Isto pode aumentar o desempenho do motor em até 30% sem qualquer aumento no consumo de combustível. Hoje em dia, o intercooling é particularmente importante para a redução dos níveis de poluentes.
O intercooler pode ser arrefecido com ar ou água. Os intercoolers arrefecidos a ar são tecnologicamente mais simples e menos susceptíveis a problemas. Empregam uma simples lâminas de arrefecimento. Os intercooler arrefecidos a ar são menos potentes que os arrefecidos a água. Os intercooler arrefecidos a água são tecnicamente compatíveis com um permutador de calor. Baseiam-se no mesmo princípio de funcionamento do radiador do veículo ou do aquecimento interior. O calor do ar comprimido é levado através de uma grande superfície metálica, através da qual passa por água com o intuito de se dar o arrefecimento. A água é permanentemente retirada e arrefecida.
Defeitos do intercooler
Um intercooler pode ficar com fugas, tanto no lado do ar como do lado do arrefecimento. Estes problemas são originados por danos mecânicos ou obsolescência. A corrosão pode também acontecer, mas mais raramente. Os intercoolers são feitos em alumínio. Isto torna-os muito resistentes à corrosão. Um intercooler com defeito no ar é detectado pelo chamado “ar em fua”. O ar comprimido irá sair do intercooler e deixará de estar disponível na câmara de combustão. Tradicionalmente, a unidade de controlo irá registar este defeito e mostrar uma mensagem de erro. Pode também causar um apito. Pode ainda ocorrer a emissão de vapor, como se fosse um cigarro aceso ou incenso, no local da fuga.
Se o defeito do intercooler existe no lado do arrefecimento, estará a verter água. Se verte, é visível como humidade ou spray. Se a fuga ocorre na direcção do lado do ar, pode entrar água na câmara de combustão e sair do escape sob a forma de vapor. Um intercooler com defeito nota-se geralmente pelo decréscimo substancial no desempenho do veículo. Ainda assim, a perda de óleo no intercooler não indica um defeito no dispositivo. Uma ligeira perda de óleo é normal. Vem do turboalimentador. O veio interno do alimentado +e permanentemente lubrificado, assim, as cargas elevadas deste componente podem sempre resultar numa pequena película de óleo. Contudo, se as fugas de óleo acontecem sob a forma de gotas, algo de errado se passa com o fornecimento de óleo do carro. Na melhor das hipóteses, reabasteceu demasiado óleo. Na pior, os naies dos pistões estão partidos.
Reparação de um intercooler com peças de qualidade
O intercooler propriamente dito não pode ser reparado. Pode apenas ser substituído. A sua instalação é muito simples, dado estar muito acessível. O intercooler está ligado ao sistema de ar com duas braçadeiras, e ao sistema de arrefecimento a água com dois bicos. Assim que estiverem soltos, o intercooler pode se rremovido. Apesar da sua complexidade técnica, os intercoolers são relativamente baratos. dependendo do veículo, estes componentes podem estar disponíveis a preços baixos, a rondar os 80 euros.A ATEX é uma das marca mais conhecidas de intercoolers de alta qualidade.
Sugestões de produtos: