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Protecção do eixo de cames com recurso à vedação da cobertura da cabeça do cilindro
A junta da cabeça do cilindro, também chamada “junta da tampa da válvula”, é o vedante superior do motor. Protege o comando de válvulas localizado por debaixo de si da penetração por partículas de sujidade e assegura que o óleo fica no seu sítio. De todas as potenciais fugas no sistema de óleo a da junta da tampa da cabeça do cilindro é a mais fácil de reparar. Não deve ser confundida com a junta da cabeça do cilindro. A sua reparação é bem mais complexa.
Posição e função da junta da tampa da válvula
A junta da tampa da válvula fica em cima da cabeça do cilindro, por cima da árvore de cames e do comando das válvulas. Sela a tampa da válvula ou a tampa da cabeça do cilindro para evitar que o lubrificante escape. Com o tempo, as fortes vibrações do motor e as variações de temperatura podem provocar fugas na tampa da válvula. A sua substituição é normalmente muito simples e pode ser feita de forma rápida, mesmo por um leigo.
Defeitos da junta da tampa da válvula
Na maioria dos casos, uma junta da tampa da válvula com fugas não deve ser negligenciada. O óleo sai de forma visível e cai pelo bloco do motor. Se não tem certeza, uma limpeza prévia do motor pode ajudar a detectar e a localizar a fuga. Contudo, isto requer a visita a uma oficina onde façam a lavagem do motor, caso contrário pode infringir-se a lei sob certas circunstâncias.
Reparação da junta da tampa da válvula
As juntas da tampa da válvula são feitas de borracha ou cortiça. Em muitos tipos de motores, ambos os designs podem ser usados. Contudo, isto pode causar problemas: as juntas da tampa da válvula feitas de cortiça requerem porcas especiais. São fornecidas com um travão central da rosca. Serve para evitar que o vedante quebre sob pressão quando se aperta o parafuso. Contudo, se uma junta de borracha é instalada com estas porcas, a pressão será insuficiente e o óleo vai escapar pela junta. Assim, se trocar de um vedante de cortiça para uma de borracha, os parafusos têm também de ser substituídos. São simplesmente aparafusados na cabeça do cilindro e desaparafusados com a ajuda de duas porcas consecutivamente aparafusadas. As roscas danificadas são muito difíceis de reparar.
A tampa da válvula é retirada, e depois a junta antiga é removida completamente. Os parafusos têm de ser desapertados numa ordem específica enquanto o motor está frio. Se os parafusos forem simplesmente desaparafusados em sequência enquanto o motor está quente ou morno, a tampa da válvula pode empenar e assim não conseguir mais assegurar a estanquicidade. A junta antiga tem de ser removida completamente. Um cinzel uma faca de alcatifa afiada ou lixa fina podem ser uma grande ajuda. Tem de prestar atenção para evitar riscar ou danificar a tampa! Isto é particularmente importante ao fazer limpezas. S superfície vedante na cabeça do cilindro tem de ser completamente limpa da junta antiga, caso contrário podem ocorrer fugas. A nova junta é esfregada com óleo e presa junto aos parafusos. De seguida, a tampa da válvula é montada de novo e apertada como prescrito usando as porcas. É altamente recomendado apertar gradualmente as porcas de forma cruzada. Isto significa que após apertar um parafuso, deve apertar o parafuso diagonalmente oposto. Três ou quatro passagens nas quais o momento de torção é gradualmente aumentado irão ajudar a conseguir um aperto justo. Assim, o efeito da nova junta da tampa da válvula está garantido. Contudo, nunca se deve exceder o momento de torção máximo permitido para a junta. Em muitos modelos, o vedante da tampa é montado de forma extremamente solta. A informação do fabricante tem de ser escrupulosamente seguida.
Junta de qualidade de um fabricante de marca
As juntas são componentes simples mas importantes. A junta da tampa da válvula é extremamente simples de substituir. Ainda assim, se fica defeituosa, a contaminação que pode resultar pode ter um efeito muito destrutivo nas outras unidades e componentes auxiliares. Se, por exemplo, o óleo do motor chega ao gerador, este pode ser danificado. pode ocorrer uma falha completa do motor em resultado de derrames de óleo na correia dentada. Neste caso, a correia pode deslizar e causar danos nas válvulas ou nos pistões. Assim, não se deve poupar no que toca à qualidade da junta da tampa da cabeça do cilindro. O preço destas juntas variar dependendo do seu design e material. Contudo, mesmo a junta mais cara de um fabricante bem conhecido, por eemplo FEBI BILSTEIN, raramente custa mais de 25 euros. A reparação permanente desta junta deve compensar absolutamente o investimento.
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