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Junta de coletor de admissão defeituoso? » Identificar mau funcionamento • Reparar • Manual de substituição
Protecção contra falso ar no vedante de entrada
O vedante de entrada é pequeno, embora é um componente muito importante que é necessário para o funcionamento sem problemas de um motor de combustão. Esta junta veda a entrada do ar exterior. Adicionalmente, separa termicamente o colector de entrada da cabeça do cilindro quente. Isto é especialmente importante para veículos que tiram partido de um turbocompressor, um supercompressor ou um compressor G. A temperaturas de 90 °C a 140 °C, o ar comprimido é sempre muito mais quente que o ar comum. A junta de entrada é fácil de encontrar e muito baratas. Ainda assim, e uma vez que está instalada num sítio bem escondido, podem levar a que as pessoas possam ter dificuldades a encontrar o defeito nesta junta. Contudo, alguns truques simples pode ajudar. Esta junta é também chamada “junta do colector de entrada” ou “kit de vedação do colector de entrada”.
Ar e falso ar
Se existe um decréscimo repentino no desempenho do motor, o consumo de combustível sobe, ao mesmo tempo que é acompanhado com uma resposta soluçante à aceleração, a causa pode ser o falso ar. Isto significa que existe uma fuga entre o filtro do ar ou o medidor de fluxo e a cabeça do cilindro, por onde a pressão escapa ou ar não desejado é aspirado. Se o fluxo de ar ou a pressão de ar efectiva do valor calculado pelo medidor de fluxo e a unidade de controlo, então a gestão do motor não é correcta. Assim, a combustão ou é muito rica ou muito pobre, o que causa interferências no desdobramento do desempenho do motor. O falso ar pode ocorrer em todo o tracto de entrada atrás do medidor de fluxo do ar. O sensor de massa do fluxo do ar propriamente dito, o intercooler, a tubagem de sucção ou o colector de entrada podem ficar danificados sob influência mecânica, química ou térmica. Um componente frequentemente desvalorizado durante o diagnóstico é o vedante de entrada.
Posição do vedante de entrada
O vedante de entrada é fácil de encontrar: está localizado precisamente entre o colector de entrada e a cabeça do cilindro. O colector de entrada, também chamado “tubo de indução”, é um componente altamente específico feito de plástico termicamente resistente. A sua substituição é normalmente muito dispendiosa. O vedante consiste maioritariamente em pequenos aneis de papel, que podem ser facilmente removidos quando se remove o colector de entrada.
Reconhecimento de vedantes de entrada defeituosos
Os passos da reparação do vedante de entrada aqui salientados, são uma representação geral do procedimento mais do que instruções de instalação.
Se o motor sofre de um ralenti irregular, resposta relutante à aceleração ou consumo de combustível aumentado, todos eles sintomas de danos do sistema de entrada, é prática comum verificar todo o percurso do ar. O primeiro método é examinar por silvos ou apitos vindos do sistema de entrada quando o motor está a funcionar. Se não são detectadas fugas desta forma, o próximo passo é pulverizar pequenas porções de produto para limpar travões ao longo do sistema de entrada de ar com o motor em funcionamento. Nota: nunca pulverize produto de limpeza de travões no colector quente, uma vez que isto pode provocar a deflagração! Se a velocidade do motor muda, pode mais facilmente localizar a fuga. Finalmente, o sistema de entrada de ar pode também ser desmantelado e removido. As fugas, pode ser reconhecidas por orifícios e fendas. Uma vez que a junta for removida, é geralmente substituída por uma nova, em vez de reutilizar a que já foi usada.
Contudo, quando substitui a junta é essencial não danificar o colector de entrada. As altas temperaturas do motor e as vibrações constantes podem ressequir o plástico do colector de entrada, em especial à volta dos orifícios para os parafusos. Podem quebrar com facilidade, em especial durante a montagem. Neste caso, tem de substituir também a ponte.
Segurança através de componentes de qualidade
A AJUSA e a ELRING são fabricantes de juntas de alta qualidade para a passagem de entrada. Os produtos destas empresas garantem a vida útil mais prolongada possível. São testados, resistentes ao calor e imunes à pressão. Isto distingue-os dos produtos de má qualidade de fabricantes desconhecidos. Um conjunto de vedantes de alta qualidade para o colector de entrada custa cerca de 15 euros. Uma simples razão contra o uso de vedantes do colector de entrada demasiado baratos é o facto de a ponte ter de ser desmontada de cada vez que são substituídas. Assim, o risco de danos irreparáveis ao colector existe durante cada reparação da junta de entrada. Assim, a substitiução de um componente de 15 euros pode facilmente resultar numa reparação de várias centenas de euros. Pode evitar isto de forma eficaz evitando este risco ao escolher uma marca estabelecida que oferece o máximo de qualidade na substituição de vedantes de entrada.
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