Junta do cárter para o seu veículo

Jogo de juntas cárter do óleo for marcas Top de carro
- Junta cárter do óleo BMW Série 3
- VW GOLF
- RENAULT MEGANE
- RENAULT CLIO
- Junta cárter do óleo SEAT IBIZA
- AUDI A4
- OPEL CORSA
- MERCEDES-BENZ Classe C
- Junta cárter do óleo OPEL ASTRA
- BMW Série 5
- VW PASSAT
- AUDI A3
- Junta cárter do óleo FORD FOCUS
- BMW Série 1
- VW POLO
- HONDA CIVIC
- Junta cárter do óleo MERCEDES-BENZ Classe E
- SEAT LEON
- PEUGEOT 206
- FORD FIESTA
Outras peças de reposição Motor /transmissão por correia
Junta do cárter defeituoso? » Identificar mau funcionamento • Reparar • Manual de substituição
Evite perda de lubrificante com a junta da panela do óleo
A junta da panela do óleo é o ponto mais baixo do motor de um veículo. è onde o lubrificante do circuito do óleo se junta e é bombeado de novo para o motor através de um tubo de sucção. A panela do óleo fica mesmo por debaixo da cambota. Protege o interior do motor da entrada de objectos estranhos.
Função e posição da junta da panela do motor
A junta da panela veda o óleo para que não derrame pelo lado. A panela do óleo é um componente muito simples e barato. Consiste apenas num pedaço de folha de metal conformado com uma rosca soldada para servir de ponto de drenagem do óleo. Uma vez que é onde o óleo é drenado durante a mudança do óleo, tem de estar no ponto mais baixo do veículo. Contudo, a proximidade da panela do óleo ao solo torna-a propensa a impactos com rochas ou até com o próprio solo. Assim, é conformada a partir de folha de metal robusta, que contudo pode ter um comportamento algo relutante durante a instalação e remoção. A panela do óleo tem de ser completamente removida durante qualquer tipo de manutenção à cambota e às hastes de ligação. A junta da panela do óleo é substituída após qualquer tipo de desmantelamento. Ainda assim, a junta da panela do óleo é um componente muito durável, que normalmente não terá fugas durante pelo menos 150000 km. A sua substituição é fácil e económica.
Defeitos da panela do óleo
A junta da panela do óleo pode ser danificada pela idade e pela montagem incorrecta. Neste caso, irá começar a ter fugas num ou mais sítios, por onde o lubrificante pode sair. dependendo da quantidade de óleo perdida, as peças móveis no interior podem sofrer danos em resultado da falta de lubrificação. em qualquer caso, uma panela de óleo com fugas é razão para falhar a inspecção periódica. Esta reparação deve ser levada a cabo tão brevemente quanto possível por razões de protecção ambiental. A forma mais rápida de detectar uma panela do óleo com fugas é encontrar uma mancha de óleo por debaixo do veículo. Uma minuciosa lavagem do motor, especialmente por debaixo do veículo, dá algum grau de certeza quanto a uma fuga de óleo. Se não tem nenhuma empresa certificada para o fazer, a área à volta e por debaixo do motor pode ser suficientemente limpa com uma solução de limpeza de travões e ar comprimido, permitindo assim detectar alguma fuga de óleo.
Reparação da junta da panela do óleo
Do ponto de vista técnico, a substituição da junta da panela do óleo não levanta problemas. Em primeiro lugar, o óleo à temperatura ambiente deve ser drenado na totalidade. O calor de funcionamento é importante, uma vez que ajuda a que o óleo atinja a sua viscosidade máxima. Isto assegura que o motor fica completamente vazio, o que torna consideravelmente mais agradável e limpo o trabalho sob o veículo. Contudo, é igualmente importante que o motor seja deixado completamente frio depois de drenar o óleo de lubrificação. Tal como a tampa da válvula da cabeça do cilindro, também a panela do óleo tende a empenar se desmontada enquanto quente. Recomenda-se a remoção dos parafusos de forma cruzada ao remover a panela do óleo. Significa isto que não se deve desaparafusá-los em sequência, mas antes diagonalmente. Isto previne o empeno indesejável da panela do óleo. Por vezes, alguns componentes tais como o escape ou o elo transverso têm de ser removidos antes de remover a panela do óleo. O primeiro passo após remover a panela é verificar o íman interno. Este serve para filtrar as partículas suspensas de partículas de ferro, do óleo. Uma pequena camada de partículas de ferro acaba por ser normal. Contudo, se verificar a existência de demasiadas partículas no íman devem substituir-se os rolamentos das hastes de ligação e as árvores de cames.
As superfícies vedantes do bloco do motor e da panela do óleo devem ser limpas minuciosamente. De seguida, a nova junta da panela do óleo deve ser inserida e a panela aparafusada de novo, firmemente. Ao instalar, é ainda recomendado aparafusar a panela de forma cruzada. Mais ainda, o aperto dos parafusos deve ser feito passo a passo. Para o aperto final, deve usar uma chave de torque para evitar que a junta seja danificada pela pressão. O momento de torção necessário pode ser encontrado nas instruções de manutenção do fabricante do veículo. Dependendo do tipo de veículo, este valor poderá variar entre os 10 e os 25 NM. Vedante duradouro graças a peças de qualidade As juntas da panela do óleo são apenas tão boas e duráveis quanto a sua fabricação e a qualidade do material empregue permitirem. Um leigo não consegue distinguir latex de qualidade má de borracha durável e resistente ao calor. Por isso deve sempre ter cuidado e confiar na qualidade proporcionada por fabricantes de marca ao substituir a junta da panela do óleo. Felizmente, as juntas da panela do óleo de melhor qualidade são baratas. Mesmo as mais caras raramente custam mais de 20 euros. Se a panela do óleo não pode ser vedada, apesar da junta nova, poderá estar empenada. Neste caso, a maneira mais rápida e fácil é substitui-la por uma nova peça.
As superfícies vedantes do bloco do motor e da panela do óleo devem ser limpas minuciosamente. De seguida, a nova junta da panela do óleo deve ser inserida e a panela aparafusada de novo, firmemente. Ao instalar, é ainda recomendado aparafusar a panela de forma cruzada. Mais ainda, o aperto dos parafusos deve ser feito passo a passo. Para o aperto final, deve usar uma chave de torque para evitar que a junta seja danificada pela pressão. O momento de torção necessário pode ser encontrado nas instruções de manutenção do fabricante do veículo. Dependendo do tipo de veículo, este valor poderá variar entre os 10 e os 25 NM. Vedante duradouro graças a peças de qualidade As juntas da panela do óleo são apenas tão boas e duráveis quanto a sua fabricação e a qualidade do material empregue permitirem. Um leigo não consegue distinguir latex de qualidade má de borracha durável e resistente ao calor. Por isso deve sempre ter cuidado e confiar na qualidade proporcionada por fabricantes de marca ao substituir a junta da panela do óleo. Felizmente, as juntas da panela do óleo de melhor qualidade são baratas. Mesmo as mais caras raramente custam mais de 20 euros. Se a panela do óleo não pode ser vedada, apesar da junta nova, poderá estar empenada. Neste caso, a maneira mais rápida e fácil é substitui-la por uma nova peça.
Sugestões de produtos: