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Kit de montagem defeituoso? » Identificar mau funcionamento • Reparar • Manual de substituição

Para uma experiência de condução silenciosa e segura O sistema de exaustão é um componente simples, mas muito importante do carro. Não leva apenas os gases de exaustão do motor para o exterior, mas tem também um papel importante no controlo de emissões através do conversor catalítico e do sensor lambda. Os suportes feitos de borracha resistente ao calor são usados para a montagem segura do sistema de exaustão. Componentes do sistema de exaustão O sistema de exaustão do veículo começa no colector de admissão e termina no tubo de escape. Pelo meio, temos:

    - Colector - Tubo flexível - Conversor catalítico com sensor lambda - Silenciador central, ou tubo de escape - Silenciador - Tubo de escape, se necessário
São usados ainda vários suportes de borracha para montar o sistema de exaustão no fundo do veículo. O i de montagem do sistema de exaustão inclui estes suportes de borracha e ainda vários clips e espaçadores. É normalmente fornecido com um sistema de exaustão completo. Contudo, é raro que todo o sistema fique defeituoso, pelo que normalmente são comprados componentes separados. Para assegurar a sua correcta instalação, é disponibilizado um kit com este material de montagem. Desgaste e danos no sistema de exaustão Os sistema de exaustão transportam os gases quentes de escape desde o motor até ao exterior. Como resultado, ficam muito quentes. Assim que o carro arrefece, forma-se condensação no interior do sistema de exaustão. Este efeito é particularmente pronunciado durante os meses de inverno. Isto pode ser visto sob a forma de vapor de água, branco, a sair do escape durante alguns minutos de condução. As mudanças de temperaturas extremas, , a entrada permanente de humidade, a areia e o sal da estrada, stressam grandemente o sistema de exaustão. Os suportes do sistema de exaustão também sofrem ao longo do tempo. Eles estão também expostos a mudanças de temperatura e às condições meteorológicas. Os suportes têm também de absorver de forma constante as vibrações do escape. Assim, existem duas abordagens de design para o sistemas de exaustão: o componente ou é construído para sobreviver a toda a vida útil do carro, ou é uma solução de baixo custo, que pode exigir várias substituições. Um exemplo de uma construção durável é o sistema de exaustão feito de aço inoxidável. É extremamente dispendioso e excede os benefícios grandemente. Os elementos do sistema de exaustão são facilmente acessíveis e fáceis de substituir. Assim, a opção mais barata é que é seleccionada mais frequentemente pelo fabricante. Reparação do sistema de exaustão O kit de montagem do sistema de exaustão consiste em vários elementos de borracha. Este podem ser anéis simples. Ainda assim, quando se tratam de áreas com um alto nível de esforço, são usados anéis grossos de borracha. A substituição dos elementos de borracha é muito simples: levanta-se ligeiramente o sistema de exaustão, frio, e remove-se o elemento antigo, instalando o novo. Considera-se um defeito a presença de borracha porosa durante uma inspecção.
Os danos nos suportes são visíveis, e em casos mais graves, mesmo audíveis. O escape está numa posição estranhamente baixa, relativamente ao veículo. Uma vez que não está garantida a capacidade de absorção das vibrações o escape pode atingir o chão ou a parte inferior do veículo. Isto provoca batimentos ruidosos. Uma solução temporária, é atar o tubo de escape com arame. Contudo, tecido, cabos ou atilhos de plástico não sao adequados uma vez que as altas temperaturas do escape farão arder quase de imediato esses materiais.
As fugas de luz nos pontos de cruzamento entre os componentes do escape ocorrem com frequência. Esta situação provoca a formação de fuligem ou um barulho do motor mais alto que o habitual. Nestes casos, os espaçadores do kit de instalação podem proporcionar uma solução rápida. São colocados simplesmente por cima da fuga e aparafusados firmemente. Esta solução adequa-se para que o veículo passe numa inspecção. Preços dos kits de montagem Os kits de montagem são dos peças mais baratas disponíveis para um carro. A precisão dimensional e os requisitos de qualidade são relativamente baixos, pelo que pode aproveitar alternativas mais económicas. Em especial nos veículos mais antigos, que podem enfrentar uma última inspecção, podem ser mantidos aptos recorrendo a estas soluções de baixo custo. dependendo do tamanho e da qualidade, um kit de montagem do sistema de escape custe entre 8 e 30 euros. As ofertas mais caras incluem espaçadores.
Contudo, todos os componentes encontrados num kit podem ser comprados individualmente. Dependendo do caso específico, deve decidir qual a melhor opção. Os mecânicos amadores que enfrentam a necessidade permanente de reparação do veículo podem achas os kits de grande utilidade, já que ficam com peças para uso futuro.

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