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Transferência de força para o disco do travão
O fluido dos travões é parte do sistema de travões hidráulicos do veículo. O princípio de funcionamento é muito simples: ao contrário dos gases, os fluidos não conseguem ser comprimidos. Assim, se fechado, um tubo cheio de fluido é pressurizado, e a pressão é quase inteiramente transmitida. Desta forma, a pressão exercida no pedal é transferida para a pastilha do travão e para o disco, por intermédio do fluido dos travões.
O percurso da força de travagem
A força de travagem começa no pedal. Neste ponto, um sistema de alavanca provoca já um incremento da força. Adicionalmente, o pedal do travão abre uma válvula de vácuo, que usa a pressão natural do ar para aumentar a força de travagem. Trata-se do servo-freio que se encontra no compartimento do motor, normalmente sob a forma de uma lata pintada de preto. O servo-freio tem influência no cilindro principal do travão. A força é transferida do cilindro principal do travão para os quatro cilindros das rodas por via das linhas de travão. Daí, a força passa para as sapatas ou para as pastilhas e daí para os tambores ou os discos de travão, por intermédio dos pequenos cilindros hidráulicos.
Defeitos do sistema de travagem
Naturalmente, o fluido dos travões é de particular importância para o sistema de transmissão de potência. Se falha no cumprimento da sua função, as consequências para a segurança do veículo irão ser certamente trágicas. A força de travagem pode ser perdida de duas formas: danos no sistema de travagem, ou líquido dos travões envelhecido.
Os componentes do sistema de travagem que podem ser causa de problemas nos veículos mais velhos são as linhas feitas de cobre, sujeitas à oxidação se não estiverem devidamente protegidas. Neste caso, o fluido dos travões irá sair e deixará de transmitir força ao sistema de travagem. Os vedantes no cilindro principal do travão e das rodas podem também ficar defeituosos. O óleo dos travões pode ser ligeiramente ácido e por isso atacar gradualmente a borracha dos vedantes do pistão. Contudo, num sistema de travagem, as pastilhas de travão e os discos ou tambores são mais sujeitos ao desgaste. O fluido de travões pode também tornar-se inútil ao longo do tempo. Tem de transmitir fiavelmente a força, mesmo com as altas temperaturas que podem acontecer nos cilindros de travão das rodas durante o processo de travagem. Assim, não se deve usar água nos sistemas de travagem. Infelizmente, o fluido dos travões é higroscópico. Isto significa que pode atrair água da mesma forma que sal ou açúcar. Se o conteúdo de água aumenta ao longo de um determinado período de tempo, as consequências ao travar podem ser fatais: as altas temperaturas que acontecem durante a travagem podem fazer com que a água no fluido ferva. Em resultado disso, muda de estado e passa ao estado gasoso. Os gases, contudo, podem ser comprimidos, ao contrário dos líquidos. Isso pode resultar na perda súbita da força de travagem. Notas importantes sobre o fluido dos travões0 Assim, o conteúdo de água do fluido de travões é crucial para a sua qualidade. Se o fluido é muito antigo, muda de uma cor castanha, límpida, para um verde pálido. Contudo, isto indica que está já altamente diluído em água. Mesmo o fluido de travões que parece insuspeito, pode estar já inutilizável dado o seu conteúdo de água. Apenas um teste ao estado do fluido dos travões pode ser suficientemente clarificador. Estão disponíveis dispositivos no mercado por preços entre os 10 e os 50 euros. A melhor altura para verificar o fluido dos travões é o início e o fim da época de inverno. Pode fazê-o facilmente ao mudar de pneus. Adicionalmente ao conteúdo de água do fluido de travões, deve ainda verificar-se o nível do fluido. Num sistema sem problemas, o nível não muda. Se existir alguma perda, o sistema de travagem tem de ser imediatamente verificado. A fuga tem de ser reparada antes do carro voltar à circulação. O simples reabastecimento não é uma medida apropriada nestes casos. A mudança do fluido dos travões envolve o sangramento completo do sistema de travagem. Têm de se evitar erros. Se não tiver nem o conhecimento nem as ferramentas adequadas, é imperioso confiar a tarefa a uma oficina especializada. Um sistema de travagem verificado e inspeccionado proporciona a sensação de segurança ao conduzir.
Os componentes do sistema de travagem que podem ser causa de problemas nos veículos mais velhos são as linhas feitas de cobre, sujeitas à oxidação se não estiverem devidamente protegidas. Neste caso, o fluido dos travões irá sair e deixará de transmitir força ao sistema de travagem. Os vedantes no cilindro principal do travão e das rodas podem também ficar defeituosos. O óleo dos travões pode ser ligeiramente ácido e por isso atacar gradualmente a borracha dos vedantes do pistão. Contudo, num sistema de travagem, as pastilhas de travão e os discos ou tambores são mais sujeitos ao desgaste. O fluido de travões pode também tornar-se inútil ao longo do tempo. Tem de transmitir fiavelmente a força, mesmo com as altas temperaturas que podem acontecer nos cilindros de travão das rodas durante o processo de travagem. Assim, não se deve usar água nos sistemas de travagem. Infelizmente, o fluido dos travões é higroscópico. Isto significa que pode atrair água da mesma forma que sal ou açúcar. Se o conteúdo de água aumenta ao longo de um determinado período de tempo, as consequências ao travar podem ser fatais: as altas temperaturas que acontecem durante a travagem podem fazer com que a água no fluido ferva. Em resultado disso, muda de estado e passa ao estado gasoso. Os gases, contudo, podem ser comprimidos, ao contrário dos líquidos. Isso pode resultar na perda súbita da força de travagem. Notas importantes sobre o fluido dos travões0 Assim, o conteúdo de água do fluido de travões é crucial para a sua qualidade. Se o fluido é muito antigo, muda de uma cor castanha, límpida, para um verde pálido. Contudo, isto indica que está já altamente diluído em água. Mesmo o fluido de travões que parece insuspeito, pode estar já inutilizável dado o seu conteúdo de água. Apenas um teste ao estado do fluido dos travões pode ser suficientemente clarificador. Estão disponíveis dispositivos no mercado por preços entre os 10 e os 50 euros. A melhor altura para verificar o fluido dos travões é o início e o fim da época de inverno. Pode fazê-o facilmente ao mudar de pneus. Adicionalmente ao conteúdo de água do fluido de travões, deve ainda verificar-se o nível do fluido. Num sistema sem problemas, o nível não muda. Se existir alguma perda, o sistema de travagem tem de ser imediatamente verificado. A fuga tem de ser reparada antes do carro voltar à circulação. O simples reabastecimento não é uma medida apropriada nestes casos. A mudança do fluido dos travões envolve o sangramento completo do sistema de travagem. Têm de se evitar erros. Se não tiver nem o conhecimento nem as ferramentas adequadas, é imperioso confiar a tarefa a uma oficina especializada. Um sistema de travagem verificado e inspeccionado proporciona a sensação de segurança ao conduzir.
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