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Sinalização específica do veículo: luzes traseiras
As luzes traseiras são as luzes que se encontram na parte de trás do carro, sempre instaladas em par. Atualmente, é obrigatório três luzes de travagem. Apesar de as luzes traseiras serem específicas de um modelo, o seu preço costuma ser moderado. O módulo de iluminação traseiro é um meio muito popular de design individual. A troca do acessório disponibiliza luzes traseiras específicas para dar ao seu carro um visual mais individual e desportivo.
Estrutura de uma luz traseira
Um módulo de iluminação traseira consiste numa carcaça e numa placa de circuito impresso. A maioria dos fabricantes fornece uma placa de circuito que pode ser completamente separada da carcaça, tornando a inspeção e substituição das lâmpadas bastante mais fácil. A carcaça tem uma peça interna e uma peça transparente externa. A peça transparente é composta por plástico colorido. Uma estrutura em forma de cone permite uma excelente dispersão da luz.
A iluminação traseira tem as seguintes luzes integradas:
- Lâmpada de inversão de marcha (ou lâmpada de marcha-atrás, branca e em um ou ambos os lados).
- Luzes de travagem (vermelhas de ambos os lados, além de uma luz individual na traseira ao centro).
- Luz indicadora de mudança de direção (ou pisca-pisca, amarelo ou branco). Quando é branco, é obrigatória uma luz amarela.
- Luzes de presença traseiras (vermelhas de ambos os lados).
- Luz de nevoeiro traseira (frequentemente de um lado).
As luzes traseiras têm uma função de sinalização e não se destinam a ser faróis em marcha-atrás.
Desgaste da luz traseira
As lâmpadas são os consumíveis mais importantes da iluminação traseira. Os bolbos, que ainda são amplamente utilizados, queimam após algum tempo. Assim, recomendamos a substituição das lâmpadas por iluminação LED, que é consideravelmente mais durável. Além disso, as luzes LED têm um tempo de resposta melhor e utilização menos energia.
As luzes traseiras são frequentemente danificadas por uma colisão traseira. Apenas é necessário um pequeno toque no local errado para ser necessária a substituição de toda a iluminação.
As luzes traseiras também podem envelhecer. O revestimento torna-se gradualmente opaco e quebradiço. Quando ocorrem fissuras, a água pode penetrar, fazendo com que as lâmpadas falhem e a placa de circuito enferruje, causando avarias de aterramento. No final de contas, uma luz traseira arranhada e opaca é um risco de segurança, uma vez que já não tem o seu poder de sinalização total.
Substituição das luzes traseiras
Felizmente, a substituição da iluminação traseira, é, na maioria dos casos, muito simples. Estas estão presas à carroçaria com vários parafusos. Apenas é necessária uma chave Phillips. Após desapertar 3 a 5 parafusos, a iluminação traseira pode ser retirada. As luzes traseiras são sempre fornecidas como um conjunto completo com uma placa de circuito.
Assim, devem ser sempre totalmente substituídas. A ligação da iluminação traseira ao sistema eletrónico do carro também deve ser retirada. É recomendável verificar a ligação por ferrugem. Normalmente, a ferrugem é visível como um resíduo branco ou verde, consoante o material dos contactos da ligação. Esta pode ser raspada com a chave de parafusos, tornando a iluminação totalmente operacional.
Luzes traseiras como acessórios para design individual
Ao instalar luzes traseiras acessórias não originais, é importante verificar se são aprovadas na UE. O mercado online também disponibiliza iluminação acessória que não é permitida. Ao conduzir com iluminação não aprovada corre o risco de perder a carta de condução. Isto também pode resultar numa multa numa inspeção. Em caso de acidente, o condutor é pelo menos parcialmente responsável.
Qualidade e preço de luzes traseiras
O preço de uma luz traseira como peça sobresselente varia consideravelmente consoante o modelo de carro. Contudo, apenas devem ser utilizadas peças sobresselentes originais, que têm a qualidade e encaixe adequados para utilização a longo prazo. Sem danos de acidente, as luzes traseiras duram frequentemente anos.