Mangueira para o turbocompressor para o seu veículo

Tubo turbina for marcas Top de carro
Outras peças de reposição Motor /transmissão por correia
Mangueira para o turbocompressor defeituoso? » Identificar mau funcionamento • Reparar • Manual de substituição
Encaminhe o ar comprimido recorrendo à tubagem do ar para sobrealimentação
A tubagem do ar para sobrealimentação é um componente que pode ser encontrado nos veículos sobrealimentados. É o elemento de ligação entre o sobrealimentador e a câmara de combustão. O ar comprimido pelo turbocompressor, superalimentador ou pelo G-charger é encaminhado através da tubagem de ar para combustão dentro dos cilindros. Embora a tubagem do ar para sobrealimentação seja um componente simples, do ponto de vista técnico, é importante para o funcionamento sem falhas do motor.
Caminho do ar comprimido
Os turbocompressores, sobrealimentadores ou G-chargers têm a tarefa de comprimir o ar na admissão.O ar mais denso tem uma maior percentagem de oxigénio Quanto mais oxigénio for introduzido dentro da câmara de combustão, mais limpa mais eficiente a combustão é. O desempenho do motor. aumenta significativamente e o consumo de combustível é reduzido. Os três módulos disponíveis para comprimir o ar da admissão são os turbocompressores, os sobrealimentadores, e os G-chargers ou sobrealimentadores eléctricos. Os turbocompressores são propulsionados pelo escape do veículo. Os G-charges são propulsionados directamente pelo motor através de um veio, uma correia ou engrenagem. Os sobrealimentadores eléctricos são propulsionados por um motor eléctrico. O turbocompressor é o mais comum, por ser tecnologicamente mais simples e por isso comparativamente barato. A tubagem do ar de sobrealimentação está localizada imediatamente por debaixo do sobrealimentador.
Construção da tubagem de sobrealimentação
A tubagem do ar de sobrealimentação tem de suportar cargas mais elevadas que a tubagem da admissão simples. A pressão gerada pelo sobrealimentador é de 1 a 1.2 bar (relativo). Uma vez que o ar de entrada da sobrealimentação não aumenta apenas a pressão do ar, mas também a sua temperatura, os intercoolers são muito comuns em muito dos sobrealimentadores. Baixam a temperatura do ar de aproximadamente 140 °C para 90 °C. Isto aumenta ainda mais a pressão do ar em 0.5 bar. Para que a tubagem do ar comprimido possa suportar tanto a temperatura como a alta pressão de até 2 bars, a tubagem tem de ser construída de acordo com os requisitos de ser resistente ao fogo. Consiste assim numa mistura de borracha resistente ao calor e tecido que não rasga.
Defeitos da tubagem do ar para sobrealimentação
Uma tubagem para o ar da sobrealimentação pode causar problemas, desde os mais pequenos aos mais graves, em caso de fugas. Um consumo de combustível mais elevado e o desempenho reduzido indicam uma pequena fissura neste componente. Se, contudo, a tubagem desencaixa ou há a ruptura de uma área muito grande, , ocorre uma perda significativa e súbita de desempenho do motor.
Uma tubagem do ar para sobrealimentação pode ficar danificada de três formas: envelhecimento, desintegração interna e fendas. Uma vez que esta tubagem é muito stressada térmica e mecanicamente, a sua vida util é limitada. Assim, muitos fabricantes prescrevem a sua substituição como parte do plano de manutenção. O intervalo usual é entre os 2 e os 5 anos.
A borracha é sensível a solventes de qualquer tipo. A exposição permanente a óleo quente é muito prejudicial para a tubagem. Assim, se existe alguma fuga de óleo por parte do sobrealimentador, a tubagem deve ser substituída após resolução da causa da fuga, como medida de precaução.
A instalação incorrecta da tubagem de pressão pode resultar em fricção contra a polia ou contra uma correia. Neste caso, a borracha mais mole via desgastar-se muito rapidamente, de tal forma que a tubagem não conseguirá suportar a pressão interna. Outra forma de dano externo à tubagem, por exemplo, são as mordeduras de animais como os guaxinins Caso identifique um caso semelhante, tem de examinar todo o compartimento do motor, à procura de mais danos. Os outros alvos típicos de mordeduras são os cabos das velas de ignição, tubos de água, cabos eléctricos e linhas do travão. Uma máquina de ultrasons é a forma mais eficaz de manter os animais longe. Reparações das tubagens de pressão Felizmente, a reparação da tubagem de pressão é muito fácil. Na maioria dos casos, está fixa apenas por duas braçadeiras que permitem a remoção e instalação de forma fácil. Antes da instalação, deve verificar o sobrealimentador com o intuito de verificar se existem fugas. A causa do óleo indesejado deve ser eliminada, caso contrário podem ocorrer danos muito mais sérios no motor., em complemento a danos na nova peça instalada. Baratas, apesar da qualidade de marca As tubagens do ar para sobrealimentação são peças de substituição comparativamente baratas. Os principais fabricantes deste componente são a BUTCHERS e a ATEC. Eviste surpresas desagradáveis ao escolher qualidade de marca. Uma nova mangueira custa cerca de 30 euros. Outros fabricante oferecem peças muito mais baratas, contudo a experiência demonstrou que não têm a resistência necessária a temperaturas e pressão, ao longo do tempo. Assim, as marcas estabelecidas são a única recomendação ao comprar tubagens do ar para sobrealimentação.
Uma tubagem do ar para sobrealimentação pode ficar danificada de três formas: envelhecimento, desintegração interna e fendas. Uma vez que esta tubagem é muito stressada térmica e mecanicamente, a sua vida util é limitada. Assim, muitos fabricantes prescrevem a sua substituição como parte do plano de manutenção. O intervalo usual é entre os 2 e os 5 anos.
A borracha é sensível a solventes de qualquer tipo. A exposição permanente a óleo quente é muito prejudicial para a tubagem. Assim, se existe alguma fuga de óleo por parte do sobrealimentador, a tubagem deve ser substituída após resolução da causa da fuga, como medida de precaução.
A instalação incorrecta da tubagem de pressão pode resultar em fricção contra a polia ou contra uma correia. Neste caso, a borracha mais mole via desgastar-se muito rapidamente, de tal forma que a tubagem não conseguirá suportar a pressão interna. Outra forma de dano externo à tubagem, por exemplo, são as mordeduras de animais como os guaxinins Caso identifique um caso semelhante, tem de examinar todo o compartimento do motor, à procura de mais danos. Os outros alvos típicos de mordeduras são os cabos das velas de ignição, tubos de água, cabos eléctricos e linhas do travão. Uma máquina de ultrasons é a forma mais eficaz de manter os animais longe. Reparações das tubagens de pressão Felizmente, a reparação da tubagem de pressão é muito fácil. Na maioria dos casos, está fixa apenas por duas braçadeiras que permitem a remoção e instalação de forma fácil. Antes da instalação, deve verificar o sobrealimentador com o intuito de verificar se existem fugas. A causa do óleo indesejado deve ser eliminada, caso contrário podem ocorrer danos muito mais sérios no motor., em complemento a danos na nova peça instalada. Baratas, apesar da qualidade de marca As tubagens do ar para sobrealimentação são peças de substituição comparativamente baratas. Os principais fabricantes deste componente são a BUTCHERS e a ATEC. Eviste surpresas desagradáveis ao escolher qualidade de marca. Uma nova mangueira custa cerca de 30 euros. Outros fabricante oferecem peças muito mais baratas, contudo a experiência demonstrou que não têm a resistência necessária a temperaturas e pressão, ao longo do tempo. Assim, as marcas estabelecidas são a única recomendação ao comprar tubagens do ar para sobrealimentação.
Sugestões de produtos: