Medidor de massa de ar para o teu carro
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Combustão limpa e baixo consumo de combustível graças ao medidor do fluxo de ar
O medidor do fluxo de ar é uma parte importante do controlo modernos dos motores de combustão interna. Assegura a queima limpa do combustível,, protege o conversor catalítico e ajuda a poupar combustível. Os medidores do fluxo de ar são parte do controlo moderno dos motores de combustão interno. Asseguram a combustão limpa de combustível, protege o conversor catalítico e ajuda a poupar combustível. Os medidores de fluxo de ar são muita vezes chamados sensores de massa de fluxo de ar ou sensores de massa de ar.
A tarefa do sensor de massa de ar
Uma mistura bem definida de oxigénio e combustível é levada a uma explosão controlada num motor de combustão interna. A pressão resultante da explosão impulsiona todas as peças do veículo, até às rodas motrizes. Para que a combustão gere tanta pressão quanto possível, a mistura de oxigénio e combustível tem de ser feita na exacta medida. Quando a câmara de combustão recebe menos combustível que o necessário e demasiado oxigénio, esta é o que se chama uma “mistura pobre”. A perda de desempenho e o sobreaquecimento do motor são os resultados da combustão deste tipo de mistura. Contudo, se for queimado demasiado combustível e oxigénio insuficiente, vai desperdiºar-se muita gasolina ou diesel. Neste caso, a mistura é “demasiado rica”. Forma-se muita fuligem, o consumo de combustível é elevado e existe o perigo de danos no conversor catalítico.
Assim, o controlo moderno dos motores usa um sensor de medição da massa doar. Determina constantemente a quantidade de átomos de oxigénio a entrar. Este valor é transmitido à unidade de controlo. Esta calcula a quantidade precisa de combustível a ser injectado para a câmara de combustão.
Como funciona o medidor de massa do ar?
Dois tipos de design estabeleceram-se entre os sensores de massa de fluxo de ar. Embora difiram muito uns dos outros, do ponto de vista técnico, todos eles conseguem obter valores muito fiáveis. Distinguimos entre medidores térmicos da massa do ar e medidores de vórtice da massa do ar Karman.
Os primeiros têm um fio de platina que é aquecido a uma determinada temperatura. Or ar que passa arrefece o fio. A diferença de temperatura para um valor-alvo, em comparação, devolve o valor da massa de ar da admissão. Isto é precisamente calculado na unidade de controlo.
Um medidor de vórtice da massa do ar Karman determina o fluxo de ar de entrada usando uma medida de som, em vez de recorrer à temperatura. Para isto, o ar é abrandado por uma grelha em colmeia, e depois é enrolado em vórtice dentro da câmara de vórtice. As ondas sonoras resultantes são detectadas com recurso a sensores ultrasónicos. Com base nisto, a unidade de controlo calcula a massa de ar.
Os fabricantes de automóveis japoneses foram os primeiros a implementar este segundo tipo de medidores. Entretanto, ambos os princípios de construção se conseguiram impor no mercado.
O sensor de massa de fluxo de ar está instalado na admissão, atrás do filtro do ar. Sendo muito sensível á entrada de partículas de sujidade, a colocação regular do filtro do ar não pode ser negligenciada.
Defeitos do medidor de fluxo do ar
Os medidores de fluxo do ar são elementos puramente sensores que não têm peças móveis. Com a devida manutenção, em particular do filtro do ar, têm geralmente uma longa vida útil. Assim, o tipo de dano mais comum nos medidores de fluxo do ar é a contaminação. Isto pode ser remediado com uma solução de limpeza dos travões.
Outro problema são os danos na carcaça do medidor de fluxo do ar. Em linguagem técnica, o motor aspira falso ar, quando isto acontece. A situação leva a medições incorrectas, o que se manifesta num funcionamento irregular do motor, e a altos consumos de combustível. A vedação da fuga com uma fita ou com epoxy é uma solução temporária para este tipo de situação. Não obstante, a substituição do componente garante uma solução duradoura contra entrada acidental de falso ar.
Os danos de contacto nos componentes electrónicos pode levar aos mesmo sintomas, mas são facilmente identificáveis ao ler o registo de erros do veículo. Se forem danificados cabos de corrente, o resto do espaço do motor deve ser verificado. A maior parte das vezes estas rupturas de caos são resultado de mordidas de animais. Peças originais asseguram segurança Se a limpeza do sensor de massa do ar não teve sucesso, a substituição é habitualmente a única opção. Felizmente, estes componentes podem ser obtidos de fabricantes de marca a preços baixos. A sua substituição é muito simples. Normalmente necessita apenas de um alicate de pontas e uma chave Phillips. A vida útil do medidor de massa do ar é muito longa. Assim, deve evitar produtos baratos e confiar na qualidade de marca. Um sensor de massa do ar substituído paga-se rapidamente, através da poupança de combustível.
Outro problema são os danos na carcaça do medidor de fluxo do ar. Em linguagem técnica, o motor aspira falso ar, quando isto acontece. A situação leva a medições incorrectas, o que se manifesta num funcionamento irregular do motor, e a altos consumos de combustível. A vedação da fuga com uma fita ou com epoxy é uma solução temporária para este tipo de situação. Não obstante, a substituição do componente garante uma solução duradoura contra entrada acidental de falso ar.
Os danos de contacto nos componentes electrónicos pode levar aos mesmo sintomas, mas são facilmente identificáveis ao ler o registo de erros do veículo. Se forem danificados cabos de corrente, o resto do espaço do motor deve ser verificado. A maior parte das vezes estas rupturas de caos são resultado de mordidas de animais. Peças originais asseguram segurança Se a limpeza do sensor de massa do ar não teve sucesso, a substituição é habitualmente a única opção. Felizmente, estes componentes podem ser obtidos de fabricantes de marca a preços baixos. A sua substituição é muito simples. Normalmente necessita apenas de um alicate de pontas e uma chave Phillips. A vida útil do medidor de massa do ar é muito longa. Assim, deve evitar produtos baratos e confiar na qualidade de marca. Um sensor de massa do ar substituído paga-se rapidamente, através da poupança de combustível.
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