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Amortecimento rígido para condução confortável: molas espirais

As molas espirais são peças essenciais da suspensão, que em conjunto com o amortecedor, providenciam amortecimento confortável. Uma mola espiral de alta qualidade compensa a irregularidade da estrada e previne que afete o habitáculo. A mola espiral é a forma mais comum de amortecimento mecânico.

Porquê tanto o amortecedor como as molas?

As molas de um carro compensam os buracos maiores da estrada. Estando pré-tensionadas, pressionam a roda para cada buraco que passam, fazendo com que o carro mantenha um contacto permanente com a estrada. Por sua vez, os amortecedores, foram construídos para as irregularidades mais pequenas da superfície e amortecem fiavelmente as pedras e pequenos furos na estrada. O amortecedor e mola formam a suspensão. As suas funções de amortecimento estão em perfeita sintonia. Quando o amortecedor é substituído, tem de combinar sempre com a mola.

Sistemas de suspensão diferentes

A primeira suspensão de todas tinha feixes de molas, que eram instalados em autocarros. Atualmente, os feixes de molas raramente são encontrados em carros. Os veículos todo-o-terreno e as vans podem continuar a tê-los no seu eixo traseiro, apesar de serem gradualmente substituídos pelas molas espirais. Pode ser encontrado outro tipo de suspensão em veículos sobre lagartas. Aqui, a barra de torção provou-se um elemento adequado da suspensão.
Os carros especialmente compactos e os carros franceses de dimensão médio foram equipados com este tipo de suspensão. Tecnicamente, as barras de torção eram muito simples: uma barra de aço, torcida ao longo do seu eixo longitudinal. A sua instalação é bastante complicada e em carros familiares têm uma grande tendência para enferrujar e encravar, o que torna a substituição ainda mais difícil.

Posição da mola espiral

Normalmente, a mola espiral e o amortecedor formam a suspensão como unidade. Nos eixos traseiros, podem ser encontradas estruturas individuais com mola e amortecedor em posições diferentes. São comuns duas estruturas para a suspensão: na maioria das suspensões, o amortecedor encontra-se no centro da mola espiral. Algumas suspensões têm o amortecedor e a mola espiral lado a lado, podendo ser substituídos de uma vez como uma peça, tal como suspensões normais.

Avaria da mola espiral

Uma mola espiral dura cerca de 100 000 - 150 000 km. O ponto fraco do componente é a sua construção. Para ser suficientemente resistente para uma utilização longa, não pode de forma nenhuma ser resistente à corrosão. O aço inoxidável é demasiado quebradiço para esta tarefa e partir-se-ia demasiado cedo. Os fabricantes equipam molas espirais com tinta de proteção elástica.
O contacto próximo com a estrada e o movimento contínuo no seu ponto de fixação faz com que a tinta protetora se desfaça gradualmente. Desenvolve-se ferrugem e a mola pode partir em breve. Uma mola partida é sinónimo de uma situação de condução perigosa. Assim, é aconselhado verificar se é necessário substituir as molas espirais nos intervalos recomendados.
Uma mola partida tem um impacto negativo imediato na qualidade da condução. O carro desvia-se para um lado, a suspensão é muito ruidosa e a direção encontra-se bastante prejudicada. Se isto ocorrer, deve conduzir imediatamente para a oficina a baixa velocidade.

Substituição de uma mola espiral

A desmontagem de uma mola espiral avariada é fácil: pode ser cortada e retirada. Esta é também a forma mais segura, uma mola espiral partida pode partir novamente no compressor de mola, potencialmente causando uma situação fatal. Grande parte da suspensão deve ser desmontada para instalar uma mola espiral nova. Instalar uma mola espiral nova requer a utilização de um compressor de mola.
Todas as tentativas com cintas catraca ou outras soluções de compromisso são bastante perigosas. Na verdade, uma grande quantidade de acidentes graves durante reparações automóveis feitas em casa resultam da compressão de molas com ferramentas instáveis.

Custo de uma mola espiral nova

O custo de uma mola espiral depende do carro na qual está instalada. Os carros compactos e leves precisam de molas espirais menos fortes, que berlinas pesadas ou carros de corrida de elevado desempenho. As molas espirais são sempre substituídas por eixo. Os preços começam à volta dos 30 euros por peça.

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