Motor de limpa parabrisas (motor de limpa vidros) para o teu carro
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O motor das escovas do para-brisas é uma peça relativamente discreta, responsável, como o seu nome indica, por acionar as escovas do para-brisas. Contudo, a sua função não deve ser subestimada. Em caso de chuva forte repentina, sem escovas de para-brisas a visão pode deteriorar-se ao ponto que conduzir poderia ser um enorme risco de acidente. Consequentemente, um utilizador de carro deve ter sempre certeza que o motor das escovas está funcional.
Onde encontrar o motor das escovas do para-brisas
- Como existem muitas versões diferentes, nem sempre é fácil localizá-la.
- Por regra, o motor pode ser encontrado na base do tirante de limpa-vidros em versão individual ou dupla.
- Se tiver dificuldades, sugerimos que leia o nosso “manual das escovas do limpa-vidros”, que explica as diferentes versões detalhadamente.
Como funciona?
- O motor das escovas é um motor elétrico normal, que aciona um eixo ligado ao tirante de limpa-vidros, produzindo movimento.
- Os motores sem inversão apenas rodam numa direção. Os motores de inversão podem alterar a direção da rotação. Estes são mais dispendiosos, mas não requerem um mecanismo complicado.
O que acontece em caso de avaria?
- Uma avaria completa é rara. Normalmente, o motor torna-se mais fraco, o movimento mais lento. A força acaba por não ser suficiente para acionar as escovas de para-brisas.
- Os motores das escovas do para-brisas com sensores de chuva avariados vão falhar em iniciar automaticamente. É necessário o arranque manual.
Causas possíveis:
- Os motores elétricos têm contactos deslizantes, que se desgastam gradualmente com o passar do tempo, que causa um processo de envelhecimento.
- Neve ou sujidade excessiva no para-brisas causa esforço mecânico, que pode fazer com que o eixo do motor dobre ou até parta.
- A avaria do sensor de chuva causa sinais com possíveis efeitos secundários para o motor das escovas.
Substituição na oficina ou por si só?
- Muitas vezes, a posição das escovas do para-brisas é inconveniente, complicando a sua substituição. O ajuste correto do tirante de limpa-vidros após a substituição, requer paciência e experiência. A vedação tem de ser garantida, prevenindo que entre água no motor das escovas.
Manual de escovas do para-brisas
Ao longo dos anos, os fabricantes desenvolveram uma ampla gama de possibilidades para o tirante de limpa-vidros e motores das escovas, sendo bastante responsáveis pelo padrão da escova. As mais utilizadas são:
-
1. Escovas paralelas, que limpa da esquerda para a direita e voltam. Os seus motores são instalados ao centro e de um lado. A visão para condutor e passageiro e o padrão de limpeza são adequados.
2. Escovas opostas, que funcionam do interior para fora e para trás (descansando no topo). Ambos os motores são instalados nos cantos das laterais. Consoante a sua configuração, há um grande espaço livre ao centro do padrão de lavagem. Contudo, a visão é adequada.
3. Escovas de braço individual com ou sem controlo da elevação (que expande o movimento da escova). É suficiente um motor individual ao centro. Especialmente em para-brisas pequenos, o padrão de limpeza é adequado e assegura uma visão clara. Com o controlo da elevação a estender até à borda.
4. Escovas de pantógrafo têm um tirante de limpa-vidros complexo. O número de motores pode variar. A limpeza é adequada, mas muito suscetível a avarias devido ao seu mecanismo.
5. Apenas são utilizadas escovas triplas em para-brisas muito grandes. Três motores, instalados à esquerda ou direita. O padrão de limpeza é semelhante ao das escovas paralelas.
Consoante a sua construção, os fabricantes de automóveis utilizam motores com ou sem inversão. O primeiro apenas funciona numa direção e, assim, é necessária cinemática com uma ligação para estabelecer o movimento para a frente e para trás. O outro é mais dispendioso, mas pode ser “alterado” e, assim, também ser instalado com braços de limpa vidros rígidos sem ligação.
Que custos esperar?
O espetro de preços para motores das escovas é muito amplo e está entre os 50 euros até acima de 300 euros. Um motor das escovas não é um consumível e pode durar toda a vida útil do carro. Produtos mais dispendiosos, são normalmente produzidos num material robusto (metal em vez de plástico), para prevenir anomalias e falhas. Isto não deve afetar o desempenho.
É difícil de acreditar que uma peça pequena pode ser tão dispendiosa. Contudo, a escova do para-brisas é a única garantia contra a queda súbita de chuva. Precisa de uma nova? Consulte a nossa loja, onde disponibilizamos produtos de qualidade de equipamento original a preços consideravelmente mais baixos que os recomendados pelo fabricante. Além disso, as ofertas do dia e descontos diários permitem que poupe bastante dinheiro.