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Lubrificação interna com óleo
O óleo no motor assegura lubrificação fiável de todas as peças móveis. Adicionalmente, o óleo do motor dissipa de forma eficiente o calor provocado pela fricção. O óleo incorrecto, insuficiente ou antigo no motor, leva à quebra da película lubrificante. Ocorrem então danos graves no pode, que podem acontecer de forma muito rápida.
O caminho do óleo do motor
O óleo no motor é bombeado através de um circuito fechado. O óleo é abastecido pela tampa da válvula. Com o motor parado, escorre para a panela do óleo, localizada na base do motor. Daí, o óleo é bombeado e circula pelos canais do óleo, por meio d e pressão gerada pela bomba mecânica do óleo. Atinge todos os pontos relevantes, até ao interior dos forros dos cilindros. Finalmente de novo para a panela do óleo e o ciclo volta a repetir-se.
Óleo e viscosidade
O efeito do óleo de lubrificação depende da sua fluidez.Quanto mais quente estiver o óleo, mais fluido é. Assim, a sua viscosidade é muito maior quando estiver frio. Contudo, isto não é um problema para o motor: enquanto está frio, as peças do motor contraem-se. A folga adicional impede que se toquem e que se danifiquem devido a fricção. Quanto mais quente estiver o motor, mais as peças se expandem e a fricção aumenta. Ao mesmo tempo, o óleo vai ficando mais fluido, o que reduz a fricção. Assim, o motor está sempre lubrificado de forma ideal dentro da gama de temperaturas admissíveis.
Tipos de óleos do motor
Estão disponíveis diferentes classes de óleos. O manual de utilizador especifica o tipo de óleo adequado para o seu veículo. No que toca a óleo lubrificantes, podemos presumir que “quanto mais caro melhor”. Em particular o comportamento térmico do óleo é muito importante: deve ser o mais líquido possível a baixas temperaturas, mas não demasiado líquido quando aquecido. Isto assegura uma lubrificação ideal
Os óleos de motor pode ser, na verdade, misturados, no entanto recomenda-se sempre o uso de óleo adequado. O óleo de menor qualidade reduz a capacidade de lubrificação do óleo de melhor qualidade.
Pode encontrar-se informação distintiva na embalagem do óleo. Os óleos mais conhecidos são os chamadas “W-número”. Esta combinação de dois números /letra proporciona informação relativamente à sua fluidez, a chamada “viscosidade” do óleo. Embora existam 200 tipos de óleo diferentes, as graduações seguintes são as mais comuns:
Pode encontrar-se informação distintiva na embalagem do óleo. Os óleos mais conhecidos são os chamadas “W-número”. Esta combinação de dois números /letra proporciona informação relativamente à sua fluidez, a chamada “viscosidade” do óleo. Embora existam 200 tipos de óleo diferentes, as graduações seguintes são as mais comuns:
- - SAE 0W-40: pode ser usado até -40 °C, 12.5 mm²/s de velocidade de propagação (viscosidade) a 100 °C
- SAE 5W-40: pode ser usado até -35 °C, 12.5 mm²/s de velocidade de propagação (viscosidade) a 100 °C
- SAE 10W-60: pode ser usado até -30 °C, 21.9 mm²/s de velocidade de propagação (viscosidade) a 100 °C
- SAE 15W-40: pode ser usado até -25 °C , 12.5 mm²/s de velocidade de propagação (viscosidade) a 100 °C
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