Pastilhas de travão para o teu carro
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Pastilhas de travão defeituoso? » Identificar mau funcionamento • Reparar • Manual de substituição
Componente de segurança e consumível nº1: pastilhas do travão
As pastilhas do travão são de longe os componentes de segurança e consumíveis mais importantes de um carro, assegurando que um carro em movimento possa ser abrandado a qualquer momento. A produção e construção de pastilhas do travão cumprem os padrões de segurança mais elevados. Tendo em consideração a sua generalizada utilização, são relativamente baratas. Leia tudo o que precisa de saber sobre pastilhas do travão neste artigo.
Localização escondida, função essencial
As pastilhas do travão dos travões de disco são encontradas atrás do aro do pneu, instaladas na pinça de travão. O disco de travão roda entre as pastilhas do travão. Os travões de tambor estão equipados com componentes semelhantes, que pela sua forma se chamam calços de travão.
As pastilhas de travão são instaladas na pinça de travão. A montagem permite o seu movimento numa direção: em direção ao disco de travão e para trás. Pressionar o pedal do travão faz com que a força hidráulica pressione as pastilhas de travão em conjunto, assistidas pelo pistão da pinça de travão, prendendo o disco de travão em torção entre elas. A fricção resultante abranda o carro. Cada ação de travagem desgasta as pastilhas de travão.
Características dos travões de tambor e travões de disco
Os calços dos travões são componentes do travão de tambor, que costumavam ser standard. Devido ao aumento gradual do peso e desempenho dos carros, esta técnica de travagem já não era suficiente. Os travões de tambor são muito fiáveis, apesar de terem tendência para avariarem subitamente em caso de sobreaquecimento. Os travões de disco são consideravelmente menos suscetíveis à tensão térmica.
Atualmente, os travões de tambor apenas são instalados nos eixos traseiros. Em carros de luxo maiores, apenas são utilizados como travões de estacionamento. A maioria dos carros modernos estão quase exclusivamente equipados com travões de disco em todos os eixos.
Chiar significa que é demasiado tarde
Uma pastilha de travão desgastada faz ruídos sonoros de polimento. Quando o material de fricção está totalmente desgastado, o metal da placa de montagem esfrega no metal do disco de travão, causando um ruído que difere claramente do som normal de travagem. Se isto ocorrer, os travões estão quase avariados. O carro já não é seguro para condução e deve ser levado à oficina mais próxima. A substituição das pastilhas do travão é barata e fácil. apesar de ter de ser feita com cuidado e atempadamente.
Travões com aviso precoce
Se a construção do carro o permitir, podem ser instaladas pastilhas do travão com um sensor de desgaste. O sensor ativa um alarme assim que restarem apenas alguns milímetros da pastilha do travão. Se as pastilhas do travão estiverem tão desgastadas que o sensor toca no disco de travão, as pastilhas atingiram o seu limite de desgaste. O condutor é alertado por um sinal de aviso no painel de instrumentos. Resta tempo suficiente para fazer as reparações necessárias.
Quando é necessário substituir?
Para passar na inspeção do MOT (inspeção automóvel do Reino Unido), a grossura mínima do material de fricção (deve ser de pelo menos 7 milímetros), incluindo a placa de montagem. Assim, o verdadeiro material de fricção (deve ser de pelo menos 2 milímetros). Se o material de fricção estiver assim tão desgastado, é apenas uma questão de semanas antes da substituição da pastilha de travão ser iminente. Portanto, consideramos que na inspeção de pastilhas do travão, estas tenham uma grossura mínima de 10 mm, incluindo a placa de montagem.
Substituir também o disco?
A regra de ouro dita que um disco de travão deve ser sempre substituído a cada segunda substituição das pastilhas do travão. Contudo, a substituição das pastilhas do travão inclui uma inspeção a fundo do disco. Se já estiver consideravelmente desgastado, ondulado ou fissurado, a única hipótese é substituir. Os custos adicionais e trabalho para substituir o disco de travão são insignificantes e poupar neste ponto não vale a pena.
Custos para travões novos
As pastilhas do travão e discos de travão, mesmo de qualidade de marca são tão acessíveis que não compensa substituir um fabricante de marca branca. Um bom exemplo é o carro mais vendido, o VW Golf:
Os fabricantes de marca raramente pedem mais de 20 euros por um kit completo de pastilhas do travão. Assim, não vale mesmo a pena continuar a procurar produtos mais baratos.