Pistão para o seu veículo

Pistão motor for marcas Top de carro
- Pistão forjado BMW Série 3
- VW GOLF
- RENAULT MEGANE
- RENAULT CLIO
- Pistão forjado SEAT IBIZA
- AUDI A4
- OPEL CORSA
- MERCEDES-BENZ Classe C
- Pistão forjado OPEL ASTRA
- BMW Série 5
- VW PASSAT
- AUDI A3
- Pistão forjado FORD FOCUS
- BMW Série 1
- VW POLO
- HONDA CIVIC
- Pistão forjado MERCEDES-BENZ Classe E
- SEAT LEON
- PEUGEOT 206
- FORD FIESTA
Outras peças de reposição Motor /transmissão por correia
Pistão defeituoso? » Identificar mau funcionamento • Reparar • Manual de substituição
O coração do motor: O pistão
O pistão é o componente central do motor de combustão interna. Transforma a força da explosão da mistura ar-combustível em movimento linear, que depois é convertido em movimento circular na haste de ligação. Apesar de sujeito a enorme pressão, o pistão normalmente tem uma vida útil mais longa que a do próprio carro. O pistão é também chamado por vezes haste do pistão.
Função e posição do pistão
O pistão está localizado nas profundezas funcionais do motor. Está ligado à cambota através da lateral da haste de ligação. O topo forma a câmara de combustão juntamente com as válvulas fechadas.Quando o combustível é injectado através dos injectores, a válvula de exaustão é fechada e é disparada uma faísca pela vela de ignição., que faz explodir a mistura ar-combustível. Esta explosão empurra o pistão na direcção da cambota. A haste de ligação converte o movimento linear do pistão dentro do cilindro em movimento circular na cambota. O movimento circular é a forma de energia primária que faz movimentar todas as unidades e caminhos de potência do veículo.
A haste do pistão consiste num molde monolítico acabado recorrendo a um torno e a uma fresa. A parte exterior tem três sulcos laterais. O seu fundo em duas aberturas, às quais se liga a haste de ligação através de um parafuso. O parafuso é mantido no seu lugar com a ajuda de arruelas de mola. Os anéis do pistão e o anel raspador de óleo estão inseridos nas ranhuras laterais. Os anéis do pistão servem para selar a câmara de combustão. O anel raspador do óleo, alimentado pela cambota não atinge a câmara de combustão.
Defeitos do pistão
A haste do pistão pode ser danificada por influências mecânicas, tribológicas e térmicas. Um defeito da haste do pistão é considerado um dano grave do motor., que pode ser muito caro de reparar, qualquer que seja o caso. Normalmente, têm de ser reparados muitos outros componentes, no decurso da reparação de danos no pistão.
Os danos mecânicos no pistão ocorrem se algo se coloca entre o pistão e o espaço onde este se desloca. Entre outras coisas, isto pode ser resultado da instalação de uma vela de ignição que é demasiado comprida. Os pistões são feitos de alumínio altamente durável, que é facilmente perfurado. Outra causa comum de danos no pistão é a quebra da correia. Neste caso, o pistão atingirá a válvula de saída aberta e é imediatamente destruída.
Os danos tribológicos ocorrem quando o pistão já não tem lubrificação suficiente. Se existe pouco óleo no sistema de lubrificação, a película lubrificante na parede interior desaparecerá. Consequentemente, o anel do pistão irá desgastar a parede interior até que a pressão de compressão possa escapar para a carcaça da cambota. Isto resulta numa perda abrupta de compressão, fazendo com que o carro ande cada vez mais lentamente.
O dano mais comum no pistão é de origem térmica. Se o motor sobreaquece devido a uma falha do sistema de arrefecimento, todas as partes móveis expandem-se de forma evidente. Em casos menos sérios, isto irá resultar no chamado “encravamento do pistão”. Significa apenas que o pistão está encravado dentro do forro. Contudo, na maior parte dos casos o motor em sobreaquecimento leva a uma situação mais complicada a “apreensão do pistão”. Neste caso, a parede interior do pistão está danificada, tal como no caso da lubrificação insuficiente.
Reparação dos danos do pistão
Se o motor sofreu danos no pistão, este tem de ser removido e completamente desmontado. Na maior parte dos casos, os pistões antigos não podem ser simplesmente substituídos por novos. Habitualmente os danos no forro são tão significativos que é necessário substituir o motor curto ou furar o cilindro e voltar a afiá-lo. Nessa altura, o chamado “pistão sobredimensionado” irá caber no interior do novo forro do cilindro, mais largo.
Qualidade dos pistões originais
dado o enorme esforço indicado para reparação de um veículo com um pistão danificado, deve ter-se algum cuidado para escolher sempre as peças de máxima qualidade. Um pistão novo fabricado pela MAHLE custa um pouco acima dos 150 euros. Um produto de elevado desempenho pode facilmente custar o dobro. A prevenção é sempre a melhor maneira de reparar um pistão: assegure-se que existe sempre óleo e refrigerante suficiente, e cumpra rigorosamente os intervalos de manutenção da correia, é a melhor maneira de não precisar de reparar os pistões.
Sugestões de produtos: