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Polias tensoras para uma correia de transmissão segura
A polia tensora é um componente da correia de transmissão, que mantêm a tensão necessária da correia. Uma polia tensora anómala resulta no rompimento da correia. Consoante o tipo de correia que é tensionada pela polia, isto pode significar a falha do motor. Assim, a polia tensora é parte do kit de substituição das correias de transmissão mais importantes.
Que correias tem um carro?
Vários componentes do motor do carro são acionados por uma correia. Como:
- compressor do ar condicionado,
- alternador;
- bomba de direção assistida;
- possível bomba de vácuo para o servo freio;
- bomba de injeção;
- bomba de água.
Além disso, o controlo da válvula de 75% dos carros novos é acionado por uma correia. A correia de transmissão é muito acessível e de manutenção fácil. Contudo, a sua correia tem de ser sempre mantida com a tensão correta. Quando não há outra solução disponível, a polia tensora é o componente mais adequado para esta finalidade.
Funcionamento de uma polia tensora
Uma polia tensora é construída de uma forma específica, permitindo que continue a acumular pressão e tensão na correia de transmissão. Há várias formas de fazer isto. Um sistema muito fiável e simples é a instalação não central da polia no bloco do motor. Se furo para o seu parafuso de montagem não estiver mesmo ao centro da polia tensora, isto permite o ajuste contínuo do seu raio efetivo. Esta construção é encontrada em muitos motores Volkswagen. Outras polias tensoras movem-se numa calha, estabelecendo a tensão necessária da correia.
Compra individual da polia tensora
A polia tensora integra o conjunto de substituição da correia dentada. Ter uma correia dentada nova a funcionar numa polia tensora velha é demasiado arriscado. Se bloquear ou partir, a correia falha, causando danos graves ao motor. Em módulos menos críticos, a polia tensora pode ser substituída separadamente consoante a necessidade. No entanto, algo deve ser feito ao primeiro ranger. Também na correia de transmissão da bomba de água ou bomba de direção assistida existe uma situação iminente quando a polia tensora falha completamente.
Problemas de uma polia tensora
Por regra, uma polia tensora anómala demonstra o seu mau funcionamento começando a chiar. Esta peça simples está permanentemente sob uma grande pressão, desgastando gradualmente o seu rolamento. Se isto for ignorado demasiado tempo, a polia pode encravar. A correia esfrega violentamente e rapidamente rompe, fazendo-se ouvir por um grande ranger. Consoante a correia que seja afetada, podem ocorrer vários sinais:
- A luz da bateria é acionada durante a condução: a correia do alternador tornou-se frouxa.
- A temperatura de refrigerante aumenta rapidamente. A bomba de água encrava. Cuidado: o sobreaquecimento do motor está iminente.
- Direção pesada: a bomba de direção assistida está a falhar.
- O carro encrava: a correia dentada rompe ou a bomba de injeção encrava.
Isto pode causar grandes custos diretos ou indiretos. A polia tensora e a correia de transmissão são tão acessíveis que não é nada problemático terem uma manutenção adequada.
Comprar polias tensoras novas
O preço de uma polia tensora depende bastante de qual correia é suposto tensionar. Para módulos menos críticos são utilizadas polias mais simples e acessíveis. Para correias com vários módulos, adicionalmente responsáveis pela temporização das válvulas, a polia tensora é de uma importância crítica. A instalação de uma peça barata de um fabricante desconhecido é um grande risco. A qualidade dos seus rolamentos não é visível numa polia tensora barata e são os componentes mais importantes. Apenas qualidade certificada e testada pode ser permitida para uma polia tensora.
Caso contrário, pode ocorrer uma falha prematura. Os preços para polias tensoras novas começam à volta de 20 euros. Polias tensoras de alta qualidade com um mecanismo complexo podem custar mais de 50 euros. Vale sempre a pena procurar ofertas na nossa loja. Também garantimos a melhor qualidade e fiabilidade em produtos em desconto.