Radiador (arrefecimento do motor) para o teu carro
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Radiador (arrefecimento do motor) defeituoso? » Identificar mau funcionamento • Reparar • Manual de substituição
O radiador é um componente crítico do circuito de refrigeração, responsável pela manutenção da temperatura do motor a um nível constante e prevenindo a danificação através de sobreaquecimento. Conduzir com um radiador avariado significa arriscar danos graves ao motor. Assim, esta peça sobresselente deve ser substituída assim que possível.
Visão geral do radiador:
Onde se situa este componente?
- Na dianteira do compartimento do motor, atrás da ventoinha e da grelha do radiador
Como funciona?
- Na admissão, o refrigerante aquecido pelo motor é bombeado para dentro.
- Este flui através dos tubos serpenteantes numa rede de nervuras de refrigeração.
- Consoante o seu tipo, ar fresco cruzado ou descendente é soprado nas nervuras de refrigeração.
- Na saída, o refrigerante arrefecido sai do radiador, fluindo para o componente seguinte do circuito de refrigeração.
O que acontece em caso de avaria?
- Quando o radiador está a vazar, perde refrigerante. Também existem outros fatores que podem prejudicar o seu funcionamento. O resultado é um aquecimento eminente do motor, que em casos extremos pode levar à sua danificação total.
Causas possíveis
- As causas de avarias podem ser de natureza mecânica ou química.
- O afrouxar gradual das ligações leva a fugas.
- As forças mecânicas causam furos nas nervuras e tubagens de refrigeração.
- Depósitos químicos (calcário) causam uma diminuição do desempenho de refrigeração.
- A ferrugem pode destruir a superfície e causar furos.
Substituição na oficina ou por si só?
- Na maioria dos casos, o radiador pode ser substituído por um leigo sem qualquer dificuldade. Apenas são necessários alguns passos, uma chave para as tubagens e uma chave de parafusos.
Dicas para a substituição do radiador:
-
1. Comece por puxar as ligações da ventoinha.
2. Depois, desconecte as mangueiras de água (tubos). Drene o refrigerante para um recipiente.
3. Afrouxe os parafusos da chicana de ar, nivele o suporte superior e retire cuidadosamente o radiador. Ao instalar a peça sobresselente, faça os passos na ordem inversa.
4. Após a instalação de um radiador novo, o sistema deve ser ventilado. Desaperte o tanque de expansão e ligue o motor. Ligue o aquecimento e ventilação no máximo e espere até o grande circuito de refrigeração abrir. Entretanto, verifique se as ligações estão bem vedadas.
Diferenças entre peças sobresselentes
Existem três radiadores diferentes utilizados com frequência. O mais acessível e frequente é o radiador soldado. Tubos planos e ripas curvas soldadas juntas. A quantidade de tubos planos é determinada pela altura do componente. Estes radiadores são bastante pesados e grandes e têm, no máximo, um desempenho de refrigeração aceitável.
Nos radiadores compostos, os tubos são ovais e as nervuras estão inseridas ou estampadas. As ligações são feitas por extensão e ligação. Este radiador envolve mais trabalho, mas tem menos material, poupando no peso. O desempenho da refrigeração é ligeiramente melhor que a variante soldada.
Os carros mais dispendiosos costumam ter um radiador de alumínio, que também pode ser comprado como peça sobresselente para carros mais velhos. Este tipo apenas tem vantagens, especialmente o peso 15% inferior, mas também a resistência a uma temperatura de até 650º, assim como uma proteção natural contra corrosão e degradação química. A única desvantagem é o preço relativamente elevado.
Evitar danificação: o refrigerante e anticongelante certos
A utilização do refrigerante e anticongelante certos é importante na medida em que disponibiliza proteção adequada contra corrosão e calcário. O produto certo para o seu radiador pode ser identificado pela cor do refrigerante ou pelos dados do manual do seu carro. Os produtos azul e verde contêm silicatos, os produtos vermelhos não têm silicatos e são específicos para radiadores em alumínio. O produto vermelho pode substituir o produto azul numa emergência. Contudo, a solução vermelha e azul ou a vermelha e verde nunca devem ser misturadas.
Qual é o custo?
A corrosão e o calcário são o que mais afetam o seu radiador, e, portanto, uma grande resistência química, garante uma vida útil longa. Isto é algo garantido em radiadores de alumínio, enquanto que os radiadores mais baratos em aço começam a enferrujar ao fim de vários anos. Pode obter estes por menos de 100 Euros, mas a sua vida vai ser correspondentemente curta. Os produtos de alta qualidade podem custar até 300 Euros.
Quem passar muito tempo na estrada não deve poupar e, deve sim, valorizar a qualidade. Na nossa loja encontra peças sobresselentes de qualidade de equipamento original a preços bastante mais baixos. Pode poupar bastante com as nossas ofertas e reduções de preço diárias.