00#
28-1446

Radiador para o teu carro

Selecione o seu veículo
Pesquisar
Encomendar Radiador Entrega 48H e 2 anos de garantia

Radiador arrefecimento de fabricantes líderes de mercado

  • FEBI BILSTEIN Radiador experiência
  • VAN WEZEL Radiador experiência
  • VALEO Radiador experiência
  • TOPRAN Radiador experiência
  • JP GROUP Radiador experiência
  • HELLA Radiador experiência
  • TYC Radiador experiência
  • JAPANPARTS Radiador experiência
  • Compre aqui ao melhor preço. DENSO Radiador arrefecimento
  • Compre aqui ao melhor preço. DELPHI Radiador arrefecimento
  • Compre aqui ao melhor preço. PRASCO Radiador arrefecimento
  • Compre aqui ao melhor preço. MAHLE ORIGINAL Radiador arrefecimento
  • Compre aqui ao melhor preço. VEMO Radiador arrefecimento
  • Compre aqui ao melhor preço. BLUE PRINT Radiador arrefecimento
  • Compre aqui ao melhor preço. DIEDERICHS Radiador arrefecimento
  • Compre aqui ao melhor preço. MAGNETI MARELLI Radiador arrefecimento
  • NRF
  • THERMOTEC
  • AKS DASIS
  • BUGIAD

Radiador defeituoso? » Identificar mau funcionamento • Reparar • Manual de substituição

O radiador é um componente crítico do circuito de refrigeração, responsável pela manutenção da temperatura do motor a um nível constante e prevenindo a danificação através de sobreaquecimento. Conduzir com um radiador avariado significa arriscar danos graves ao motor. Assim, esta peça sobresselente deve ser substituída assim que possível.

Visão geral do radiador:

Onde se situa este componente?

  • Na dianteira do compartimento do motor, atrás da ventoinha e da grelha do radiador

Como funciona?

  • Na admissão, o refrigerante aquecido pelo motor é bombeado para dentro.
  • Este flui através dos tubos serpenteantes numa rede de nervuras de refrigeração.
  • Consoante o seu tipo, ar fresco cruzado ou descendente é soprado nas nervuras de refrigeração.
  • Na saída, o refrigerante arrefecido sai do radiador, fluindo para o componente seguinte do circuito de refrigeração.

O que acontece em caso de avaria?

  • Quando o radiador está a vazar, perde refrigerante. Também existem outros fatores que podem prejudicar o seu funcionamento. O resultado é um aquecimento eminente do motor, que em casos extremos pode levar à sua danificação total.

Causas possíveis

  • As causas de avarias podem ser de natureza mecânica ou química.
  • O afrouxar gradual das ligações leva a fugas.
  • As forças mecânicas causam furos nas nervuras e tubagens de refrigeração.
  • Depósitos químicos (calcário) causam uma diminuição do desempenho de refrigeração.
  • A ferrugem pode destruir a superfície e causar furos.

Substituição na oficina ou por si só?

  • Na maioria dos casos, o radiador pode ser substituído por um leigo sem qualquer dificuldade. Apenas são necessários alguns passos, uma chave para as tubagens e uma chave de parafusos.

Dicas para a substituição do radiador:

    1. Comece por puxar as ligações da ventoinha. 2. Depois, desconecte as mangueiras de água (tubos). Drene o refrigerante para um recipiente. 3. Afrouxe os parafusos da chicana de ar, nivele o suporte superior e retire cuidadosamente o radiador. Ao instalar a peça sobresselente, faça os passos na ordem inversa. 4. Após a instalação de um radiador novo, o sistema deve ser ventilado. Desaperte o tanque de expansão e ligue o motor. Ligue o aquecimento e ventilação no máximo e espere até o grande circuito de refrigeração abrir. Entretanto, verifique se as ligações estão bem vedadas.

Diferenças entre peças sobresselentes

Existem três radiadores diferentes utilizados com frequência. O mais acessível e frequente é o radiador soldado. Tubos planos e ripas curvas soldadas juntas. A quantidade de tubos planos é determinada pela altura do componente. Estes radiadores são bastante pesados e grandes e têm, no máximo, um desempenho de refrigeração aceitável.
Nos radiadores compostos, os tubos são ovais e as nervuras estão inseridas ou estampadas. As ligações são feitas por extensão e ligação. Este radiador envolve mais trabalho, mas tem menos material, poupando no peso. O desempenho da refrigeração é ligeiramente melhor que a variante soldada.
Os carros mais dispendiosos costumam ter um radiador de alumínio, que também pode ser comprado como peça sobresselente para carros mais velhos. Este tipo apenas tem vantagens, especialmente o peso 15% inferior, mas também a resistência a uma temperatura de até 650º, assim como uma proteção natural contra corrosão e degradação química. A única desvantagem é o preço relativamente elevado.

Evitar danificação: o refrigerante e anticongelante certos

A utilização do refrigerante e anticongelante certos é importante na medida em que disponibiliza proteção adequada contra corrosão e calcário. O produto certo para o seu radiador pode ser identificado pela cor do refrigerante ou pelos dados do manual do seu carro. Os produtos azul e verde contêm silicatos, os produtos vermelhos não têm silicatos e são específicos para radiadores em alumínio. O produto vermelho pode substituir o produto azul numa emergência. Contudo, a solução vermelha e azul ou a vermelha e verde nunca devem ser misturadas.

Qual é o custo?

A corrosão e o calcário são o que mais afetam o seu radiador, e, portanto, uma grande resistência química, garante uma vida útil longa. Isto é algo garantido em radiadores de alumínio, enquanto que os radiadores mais baratos em aço começam a enferrujar ao fim de vários anos. Pode obter estes por menos de 100 Euros, mas a sua vida vai ser correspondentemente curta. Os produtos de alta qualidade podem custar até 300 Euros.
Quem passar muito tempo na estrada não deve poupar e, deve sim, valorizar a qualidade. Na nossa loja encontra peças sobresselentes de qualidade de equipamento original a preços bastante mais baixos. Pode poupar bastante com as nossas ofertas e reduções de preço diárias.


Sugestões de produtos:
Radiador, arrefeciment...
Radiador arrefecimento do motor RIDEX 470R0157
  • Tamanho rede radiador: 430x322x34
  • Material: Alumínio, Plástico
  • Tipo de caixa de velocidades: Caixa de velocidades manual
  • Equipamento do veículo: para veículos sem ar condicionado
  • Saída-Ø [mm]: 32
  • Entrada Ø [mm]: 32
  • Tipo de combustível: Gasolina
  • Condição:  Completamente novo
470R0157 RIDEX Radiador arrefecimento do motor auto preço
RIDEX | 470R0157
33,50 €
(Preço por unidade)
Condição:  Completamente novo
Radiador, arrefeciment...
Radiador arrefecimento RIDEX 470R0011
  • Tipo de caixa de velocidades: Caixa de velocidades manual
  • Saída-Ø [mm]: 40
  • Entrada Ø [mm]: 40
  • Tipo de radiador: Aletas de refrigeração soldadas
  • Material das aletas de refrigeração: Alumínio
  • Comprimento da rede [mm]: 440
  • Largura da rede [mm]: 435
  • Profundidade da rede [mm]: 34
  • Condição:  Completamente novo
470R0011 RIDEX Radiador arrefecimento auto preço
RIDEX | 470R0011
86,37 €
(Preço por unidade)
Condição:  Completamente novo
Radiador, arrefeciment...
Radiadores refrigeração RIDEX 470R0002
  • Material: Alumínio
  • Largura [mm]: 399
  • Tipo de radiador: Aletas de refrigeração soldadas
  • Espessura [mm]: 24
  • Altura [mm]: 647
  • Diâmetro de saída 1 [mm]: 32
  • Diâmetro de entrada 1 [mm]: 32
  • Condição:  Completamente novo
470R0002 RIDEX Radiadores refrigeração auto preço
RIDEX | 470R0002
47,65 €
(Preço por unidade)
Condição:  Completamente novo
Radiador, arrefeciment...
Radiador de água MAHLE ORIGINAL CR 368 001S
  • Tipo de caixa de velocidades: Caixa de velocidades manual
  • Equipamento do veículo: para veículos com/sem ar condicionado
  • Tipo de radiador: Aletas de refrigeração unidas mecanicamente
  • Material do depósito de água (radiador): Plástico
  • Comprimento da embalagem [cm]: 81,0
  • Largura da embalagem [cm]: 12,00
  • Altura da embalagem [cm]: 50,00
  • Zonas climáticas: para clima quente
  • Comprimento da rede [mm]: 650
  • Largura da rede [mm]: 415
  • Profundidade da rede [mm]: 23
  • Peso líquido [g]: 2525
  • Condição:  Completamente novo
CR 368 001S MAHLE ORIGINAL Radiador de água auto preço
MAHLE ORIGINAL | CR 36...
64,27 €
Condição:  Completamente novo
Radiador, arrefeciment...
Radiador motor RIDEX 470R0145
  • Diâmetro de saída 1 [mm]: 32
  • Comprimento da rede [mm]: 525
  • Largura da rede [mm]: 322
  • Profundidade da rede [mm]: 34
  • Diâmetro de entrada 1 [mm]: 32
  • Condição:  Completamente novo
470R0145 RIDEX Radiador motor auto preço
RIDEX | 470R0145
34,31 €
(Preço por unidade)
Condição:  Completamente novo
Retentor, parafuso de ...
Radiador de refrigeração TOPRAN 103 007
  • Diâmetro interior [mm]: 28,5
  • Diâmetro do anel de vedação [mm]: 28,5
  • Espessura [mm]: 3,8
  • Forma: O-ring
  • Material: EPDM (borracha de etileno-propileno-dieno)
  • Condição:  Completamente novo
103 007 TOPRAN Radiador de refrigeração auto preço
TOPRAN | 103 007
1,10 €
Condição:  Completamente novo
Radiador, arrefeciment...
Radiador RIDEX 470R0010
  • Largura [mm]: 414
  • Material das aletas de refrigeração: Alumínio
  • Espessura [mm]: 23
  • Altura [mm]: 650
  • Diâmetro de saída 1 [mm]: 32
  • Diâmetro de entrada 1 [mm]: 32
  • Condição:  Completamente novo
470R0010 RIDEX Radiador auto preço
RIDEX | 470R0010
54,03 €
(Preço por unidade)
Condição:  Completamente novo
Radiador, arrefeciment...
Radiador arrefecimento do motor RIDEX 470R0024
  • Material: Alumínio
  • Comprimento (mm): 390
  • Saída-Ø [mm]: 32
  • Entrada Ø [mm]: 32
  • Espessura [mm]: 23
  • Altura [mm]: 322
  • Condição:  Completamente novo
470R0024 RIDEX Radiador arrefecimento do motor auto preço
RIDEX | 470R0024
39,56 €
(Preço por unidade)
Condição:  Completamente novo
Radiador, arrefeciment...
Radiador arrefecimento RIDEX 470R0598
  • Tamanho rede radiador: 380 - 540 - 27
  • Material das aletas de refrigeração: Alumínio
  • Material do depósito de água (radiador): Plástico
  • Tipo de radiador: Aletas de refrigeração unidas mecanicamente
  • Comprimento da rede [mm]: 380
  • Profundidade da rede [mm]: 24
  • Condição:  Completamente novo
470R0598 RIDEX Radiador arrefecimento auto preço
RIDEX | 470R0598
60,32 €
Condição:  Completamente novo
Radiador, arrefeciment...
Radiadores refrigeração RIDEX 470R0009
  • Tamanho rede radiador: 600 x 368 x 26 mm
  • Saída-Ø [mm]: 35
  • Entrada Ø [mm]: 35
  • Material das aletas de refrigeração: Alumínio
  • Material do depósito de água (radiador): Plástico
  • Condição:  Completamente novo
470R0009 RIDEX Radiadores refrigeração auto preço
RIDEX | 470R0009
58,23 €
(Preço por unidade)
Condição:  Completamente novo
Radiador, arrefeciment...
Radiador de água MAHLE ORIGINAL CR 455 000S
  • Tipo de caixa de velocidades: Caixa de velocidades automática, Caixa de velocidades manual
  • Equipamento do veículo: para veículos com/sem ar condicionado
  • Tipo de radiador: Aletas de refrigeração soldadas
  • Material do depósito de água (radiador): Plástico
  • Material das aletas de refrigeração: Alumínio
  • Comprimento da embalagem [cm]: 79,0
  • Largura da embalagem [cm]: 54,00
  • Altura da embalagem [cm]: 11,50
  • Artigo complementar / informação complementar 2: com retentor
  • Artigo complementar / informação complementar: com acessórios
  • Comprimento da rede [mm]: 580
  • Largura da rede [mm]: 445
  • Profundidade da rede [mm]: 32
  • Peso líquido [g]: 3159
  • Condição:  Completamente novo
CR 455 000S MAHLE ORIGINAL Radiador de água auto preço
MAHLE ORIGINAL | CR 45...
120,26 €
Condição:  Completamente novo
Radiador, arrefeciment...
Radiador motor MAHLE ORIGINAL CR 330 000S
  • Tipo de radiador: Aletas de refrigeração unidas mecanicamente
  • Material do depósito de água (radiador): Plástico
  • Material das aletas de refrigeração: Alumínio
  • Comprimento da embalagem [cm]: 75,0
  • Largura da embalagem [cm]: 12,50
  • Altura da embalagem [cm]: 58,00
  • Aquecimento/refrigeração: com ligação para interruptor de termóstato
  • artigos adicionalmente necessários (nº de artigo): CRB 22 000P
  • Comprimento da rede [mm]: 440
  • Largura da rede [mm]: 438
  • Profundidade da rede [mm]: 32
  • Peso líquido [g]: 4046
  • Condição:  Completamente novo
CR 330 000S MAHLE ORIGINAL Radiador motor auto preço
MAHLE ORIGINAL | CR 33...
112,92 €
Condição:  Completamente novo