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Propulsão da ventoinha interior
A resistência do motor do ventilador é um pequeno componente, que controla a velocidade de rotação do motor da ventoinha interior. Este ventilador é utilizada para o ar condicionado, bem como para toda a ventilação interior.
Quando o ventilador pára
O controlo exacto da ventilação interior é um padrão nos carros actuais. O fluxo de ar, que leva ar do exterior para o interior do carro provocando a circulação do ar no interior garante janelas sem condensação, um clima confortável e ar fresco durante a condução. Se o ventilador falhar estas funções deixam de ser garantidas. Isto é não apenas um incómodo, como também pode ser um perigo, em caso de condensação nos vidros do carro.
Encontrar a falha
A avaria num ventilador com falhas pode ser isolada de forma rápida com alguma experiência. Mais, o interruptor do ventilador irá indicar onde poderá residir a falha:
- O ventilador falha completamente em resultado de defeito do motor ou de um cabo partido
- O ventilador apenas funciona em vários níveis, algo que é resultado de um interruptor avariado
- O ventilador apenas funciona no nível mais elevado em face de uma resistência com defeito
O seguinte defeito é também fatal: o ventilador funciona lentamente, mas o motor está a produzir fumo de forma excessiva. Esta é uma situação extremamente perigosa já que os gases que se formam são venenosos e o motor com defeito pode provocar um incêndio no carro. O motor do ventilador tem de ser desligado e os cabos removidos para evitar que se ligue de novo de forma automática.
Função da resistência do motor do ventilador
Tecnicamente a resistência do motor do ventilador é um componente extremamente simples. Conduz a corrente entre a bateria e a ventoinha do ventilador através de várias resistências que estão abertas ou fechadas, através de interruptores ou botões no painel de instrumentos. Se não estiver ligada qualquer resistência entre a fonte de corrente e o motor do ventilador, este funcionará no nível mais elevado. A ventoinha funciona mais lentamente quando a resistência ligada for a de valor mais elevado.
Defeito da resistência
A função da resistência torna o diagnóstico simples: uma resistência converte a energia adicionada em calor e transmite apenas parcialmente a energia que recebeu para o circuito. São colocadas resistências independentes em série. O calor dissipado por cada uma das resistências, de acordo com o nível de funcionamento da ventoinha, afecta também as outras resistências. Mais tarde ou mais cedo, isto provocará a combustão das resistências. Se isso acontecer, a ventoinha apenas liga no seu nível mais elevado, já que não há qualquer resistência activa e a corrente fornecida é máxima.
Reparação da resistência do motor do ventilador
A resistência do motor do ventilador é um componente electrónico. Consiste numa carcaça, electrónica de controlo e resistências. Estes são colocados em série e incorporados num bloco de resina. Em caso de defeito, a resistência queima, destruindo todo o componentes. A reparação do motor do ventilador não faz assim sentido, sendo até impossível. A única forma de corrigir esta falha é substituir o componente. A resistência do motor do ventilador está posicionada perto do motor da ventoinha e ligada a ela por uma simples ficha.
A ventoinha do motor está localizada no espaço dos pés por detrás da tampa do painel de instrumentos. A sua posição pode variar consideravelmente, dependendo do modelo do carro. Muito frequentemente o motor da ventoinha pode estar localizado no espaço dos pés do lugar do passageiro ou sob o porta-luvas. Na maioria dos carros a desmontagem é muito fácil: a tampa tem de ser removida. O motor da ventoinha está frequentemente fixo a um suporte com um fecho giratório. Ao torcer o motor, este irá soltar-se do suporte, podendo ser retirado.
Preocupe-se com a qualidade
Como componente electrónico que é, a resistência do motor do ventilador tem um preço mais elevado do que as peças simples. Vale a pena mencionar que estas peças são absolutamente baratas mesmo sendo produzidos por fabricantes de marca. Para componentes electrónicos sujeitos a esforço constante, a qualidade é fundamental. Apenas a qualidade de marca garante que a resistência irá funcionar fiavelmente, durante uma vida útil razoável.