Retentor de cambota para o seu veículo

Retentor de virabrequim for marcas Top de carro
- Retentor de virabrequim BMW Série 3
- VW GOLF
- RENAULT MEGANE
- RENAULT CLIO
- Retentor de virabrequim SEAT IBIZA
- AUDI A4
- OPEL CORSA
- MERCEDES-BENZ Classe C
- Retentor de virabrequim OPEL ASTRA
- BMW Série 5
- VW PASSAT
- AUDI A3
- Retentor de virabrequim FORD FOCUS
- BMW Série 1
- VW POLO
- HONDA CIVIC
- Retentor de virabrequim MERCEDES-BENZ Classe E
- SEAT LEON
- PEUGEOT 206
- FORD FIESTA
Outras peças de reposição Motor /transmissão por correia
Retentor de cambota defeituoso? » Identificar mau funcionamento • Reparar • Manual de substituição
Mantenha o volante livre de óleo com a junta radial
A junta radial, ou vedante da cambota, veda a cambota contra a carcaça. É necessária para evitar que o óleo escape no veio rotativo. As juntas radiais, também chamadas “vedantes do óleo”, deram provas da sua utilidade. As juntas radiais fornecidas de fábrica na cambota são da mais alta qualidade, porque a sua substitiução é muito dispendiosa.
Vedando os veios rotativos com vedantes do óleo
Onde quer que os veios empurrem pela cambota, constituem o desafio de evitar que o lubrificante da mecânica interior saia para o exterior. O desenvolvimento de juntas trouxe inúmeras soluções para este efeito. O vedante da cambota é o mais comummente usado na tecnologia de veículos. O vedante do óleo tem um furo no seu centro, por onde passa o respectivo veio. Ainda Assim, para assegurar a fricção mínima entre o veio e o vedante, a superfície de contacto é conseguida por nada mais que um fino lábio. Nos pontos de vedação altamente stressados, tal como é o caso da cambota, este lábio é reforçado por uma mola. Serve para manter constantemente pressionado o lábio contra o veio. Uma pequena parte da lubrificação é usada também para minimizar a fricção entre o veio e o vedante. Existem sulcos no veio para que o óleo não consiga escapar para o exterior.
Defeitos dos vedantes da cambota
Uma junta radial com defeito é algo negativo e dispendiosos. Dependendo do veículo, todo o motor tem de ser removido para se efectuar a reparação. Se a junta radial está com fugas, não só falhará na inspecção obrigatória, mas possivelmente irá sofrer de danos mais graves, em resultado da fuga de óleo da cambota. Do lado da embraiagem, uma película de óleo, indesejada, irá diminuir grandemente o efeito da embraiagem. No pior dos casos, irá tornar quase impossível a manobra da viatura. Do lado da polia, o óleo que escapa da cambota pode resultar nas unidades auxiliares não sendo adequadamente propulsionadas. As consequências incluem direcção rígida devido ao facto da bomba da direcção assistida não conseguir criar pressão suficiente. Mais ainda, o alternador pode não conseguir carregar a bateria de forma suficiente e a bomba da água deixa de trabalhar, o que pode resultar em sobreaquecimento do motor. Se a correia temporizadora ficar também com óleo, devido a uma junta radial danificada, o deslizamento da correia pode acontecer. Pode ainda acontecer danos ou desgaste da guia. Se isto acontece, um pistão irá atingir a válvula de saída, deixando o motor com um dano massivo e muito extenso. Assim, a reparação da junta radial nunca deve ser negligenciada.
Reparação da junta radial
A junta radial está localizada numa das aberturas da cambota.. Em qualquer caso, existe um anel do óleo do lado do disco da embraiagem. Em veículos com correia temporizadora, outro anel está localizado por debaixo da roda motriz. Dadas as condições de pouco espaço no compartimento do motor, é praticamente impossível chegar a estes vedantes em remover primeiro o motor. Embora esta tarefa imensa seja muito complexa, as ferramentas necessárias, tais como, por exemplo, uma grua de motor, são baratas, hoje em dia. Em média custam entre 80 e 120 euros. Actualmente, no mercado encontram-se ferramentas especiais para remoção e instalação de vedantes da cambota. Com estas ferramentas, já não é necessário desmontar o motor e remover a cambota para se mudar os aneis vedantes. Ainda assim, se o motor já está removido, pode levar a cabo uma grande reconstrução do motor com um investimento relativamente pequeno. Em particular a substituição da correia temporizadora, da bomba da água e da embraiagem, são particularmente fáceis de mudar com o motor removido. Embora isto transforme a substituição dos aneis vedantes numa reconstrução do motor de escala média, terá como resultado um motor maioritariamente reconstruído que pode proporcionar muitas dezenas de milhares de quilómetros de funcionamento sem problemas.
Produtos de qualidade acessível
Embora a substituição dos vedantes da cambota exijam muito esforço, o seu preço é surpreendentemente baixo. Mesmo um vedante radial de marca raramente ultrapassa os 10 euros. Na maioria dos casos, estes tipos de peças estão disponíveis por 2 a 5 euros. O desafio na substituição deste importante componente, é a remoção e instalação. Aqui, recomenda-se o uso de uma ferramenta especial. Embora muito dispendiosas, com preços de cerca de 280 euros, pode pedir esta ferramenta emprestada numa oficina.
Sugestões de produtos: