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Retentor de cambota de fabricantes líderes de mercado

  • BOSCH Retentor de cambota
  • FEBI BILSTEIN Retentor de cambota
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Retentor de cambota defeituoso? » Identificar mau funcionamento • Reparar • Manual de substituição

Mantenha o volante livre de óleo com a junta radial A junta radial, ou vedante da cambota, veda a cambota contra a carcaça. É necessária para evitar que o óleo escape no veio rotativo. As juntas radiais, também chamadas “vedantes do óleo”, deram provas da sua utilidade. As juntas radiais fornecidas de fábrica na cambota são da mais alta qualidade, porque a sua substitiução é muito dispendiosa. Vedando os veios rotativos com vedantes do óleo Onde quer que os veios empurrem pela cambota, constituem o desafio de evitar que o lubrificante da mecânica interior saia para o exterior. O desenvolvimento de juntas trouxe inúmeras soluções para este efeito. O vedante da cambota é o mais comummente usado na tecnologia de veículos. O vedante do óleo tem um furo no seu centro, por onde passa o respectivo veio. Ainda Assim, para assegurar a fricção mínima entre o veio e o vedante, a superfície de contacto é conseguida por nada mais que um fino lábio. Nos pontos de vedação altamente stressados, tal como é o caso da cambota, este lábio é reforçado por uma mola. Serve para manter constantemente pressionado o lábio contra o veio. Uma pequena parte da lubrificação é usada também para minimizar a fricção entre o veio e o vedante. Existem sulcos no veio para que o óleo não consiga escapar para o exterior. Defeitos dos vedantes da cambota Uma junta radial com defeito é algo negativo e dispendiosos. Dependendo do veículo, todo o motor tem de ser removido para se efectuar a reparação. Se a junta radial está com fugas, não só falhará na inspecção obrigatória, mas possivelmente irá sofrer de danos mais graves, em resultado da fuga de óleo da cambota. Do lado da embraiagem, uma película de óleo, indesejada, irá diminuir grandemente o efeito da embraiagem. No pior dos casos, irá tornar quase impossível a manobra da viatura. Do lado da polia, o óleo que escapa da cambota pode resultar nas unidades auxiliares não sendo adequadamente propulsionadas. As consequências incluem direcção rígida devido ao facto da bomba da direcção assistida não conseguir criar pressão suficiente. Mais ainda, o alternador pode não conseguir carregar a bateria de forma suficiente e a bomba da água deixa de trabalhar, o que pode resultar em sobreaquecimento do motor. Se a correia temporizadora ficar também com óleo, devido a uma junta radial danificada, o deslizamento da correia pode acontecer. Pode ainda acontecer danos ou desgaste da guia. Se isto acontece, um pistão irá atingir a válvula de saída, deixando o motor com um dano massivo e muito extenso. Assim, a reparação da junta radial nunca deve ser negligenciada. Reparação da junta radial A junta radial está localizada numa das aberturas da cambota.. Em qualquer caso, existe um anel do óleo do lado do disco da embraiagem. Em veículos com correia temporizadora, outro anel está localizado por debaixo da roda motriz. Dadas as condições de pouco espaço no compartimento do motor, é praticamente impossível chegar a estes vedantes em remover primeiro o motor. Embora esta tarefa imensa seja muito complexa, as ferramentas necessárias, tais como, por exemplo, uma grua de motor, são baratas, hoje em dia. Em média custam entre 80 e 120 euros. Actualmente, no mercado encontram-se ferramentas especiais para remoção e instalação de vedantes da cambota. Com estas ferramentas, já não é necessário desmontar o motor e remover a cambota para se mudar os aneis vedantes. Ainda assim, se o motor já está removido, pode levar a cabo uma grande reconstrução do motor com um investimento relativamente pequeno. Em particular a substituição da correia temporizadora, da bomba da água e da embraiagem, são particularmente fáceis de mudar com o motor removido. Embora isto transforme a substituição dos aneis vedantes numa reconstrução do motor de escala média, terá como resultado um motor maioritariamente reconstruído que pode proporcionar muitas dezenas de milhares de quilómetros de funcionamento sem problemas. Produtos de qualidade acessível Embora a substituição dos vedantes da cambota exijam muito esforço, o seu preço é surpreendentemente baixo. Mesmo um vedante radial de marca raramente ultrapassa os 10 euros. Na maioria dos casos, estes tipos de peças estão disponíveis por 2 a 5 euros. O desafio na substituição deste importante componente, é a remoção e instalação. Aqui, recomenda-se o uso de uma ferramenta especial. Embora muito dispendiosas, com preços de cerca de 280 euros, pode pedir esta ferramenta emprestada numa oficina.

Sugestões de produtos:
Retentor, cambota
Retentor de virabrequim ELRING 129.780
  • Diâmetro interior [mm]: 32
  • Material: PTFE (politetrafluoretileno)/ACM (borracha de poliacrilato)
  • Tipo de turbulência: turbilhão à direita
  • Tipo de retentor: ASW
  • Guarda-pó: com lamela de protecção contra o pó
  • Altura [mm]: 10
  • Observar a informação de montagem
  • Diâmetro [mm]: 47
  • Número da pauta aduaneira: 8484200000
  • Condição:  Completamente novo
Retentor de virabrequim 129.780 baratos de qualidade original
ELRING | 129.780
9,79 €
Condição:  Completamente novo
Retentor, cambota
Retentor de cambota FEBI BILSTEIN 31329
  • Diâmetro interior [mm]: 45
  • Lado de montagem: do lado frontal
  • Largura [mm]: 12
  • Artigo complementar / informação complementar 2: com casquilho de montagem
  • Espessura [mm]: 8
  • Peso [kg]: 0,029
  • para número OE: 023 997 84 47
  • Diâmetro [mm]: 67
  • Condição:  Completamente novo
Retentor de cambota 31329 baratos de qualidade original
FEBI BILSTEIN | 31329
7,36 €
Condição:  Completamente novo
Retentor, cambota
Retentor de virabrequim REINZ 81-34366-00
  • Diâmetro interior [mm]: 35
  • Material: PTFE (politetrafluoretileno), ACM (borracha poliacrílica)
  • Tipo de turbulência: turbilhão à direita
  • Tipo de retentor: A SL
  • Artigo complementar / informação complementar 2: com casquilho de montagem
  • Altura [mm]: 10
  • Diâmetro [mm]: 48
  • Condição:  Completamente novo
Retentor de virabrequim 81-34366-00 baratos de qualidade original
REINZ | 81-34366-00
13,99 €
Condição:  Completamente novo
Retentor, cambota
Retentor de cambota RIDEX 572S0012
  • Lado de montagem: do lado da caixa de velocidades
  • Material: FPM (borracha de flúor)/ACM (borracha de poliacrilato)
  • Tipo de turbulência: turbilhão à esquerda
  • Guarda-pó: com lamela de protecção contra o pó
  • Altura 1 [mm]: 7
  • Diâmetro interior 2 [mm]: 90
  • Diâmetro [mm]: 110
  • Condição:  Completamente novo
Retentor de cambota 572S0012 baratos de qualidade original
RIDEX | 572S0012
8,82 €
(Preço por unidade)
Condição:  Completamente novo
Retentor, cambota
Retentor de virabrequim CORTECO 20026413B
  • Lado de montagem: do lado frontal
  • Material: PTFE (politetrafluoretileno)
  • Tipo de turbulência: turbilhão à direita
  • Guarda-pó: com lamela de protecção contra o pó
  • Altura 1 [mm]: 10
  • para número OE: 038103085A
  • Diâmetro interior 2 [mm]: 32
  • Diâmetro [mm]: 47
  • Condição:  Completamente novo
Retentor de virabrequim 20026413B baratos de qualidade original
CORTECO | 20026413B
7,39 €
Condição:  Completamente novo
Retentor, cambota
Retentor de cambota RIDEX 572S0007
  • Lado de montagem: do lado frontal
  • Material: FPM (borracha de flúor)
  • Tipo de turbulência: turbilhão alternativo
  • Guarda-pó: com lamela de protecção contra o pó
  • Altura 1 [mm]: 10
  • Diâmetro interior 2 [mm]: 32
  • Diâmetro [mm]: 47
  • Condição:  Completamente novo
Retentor de cambota 572S0007 baratos de qualidade original
RIDEX | 572S0007
3,03 €
(Preço por unidade)
Condição:  Completamente novo
Retentor, cambota
Retentor de virabrequim FEBI BILSTEIN 21074
  • Diâmetro interior [mm]: 90
  • Lado de montagem: do lado da caixa de velocidades
  • Material: FPM (borracha de flúor)
  • Largura [mm]: 12
  • Peso [kg]: 0,046
  • para número OE: 11 14 1 706 785
  • Versão anterior
  • Diâmetro [mm]: 110
  • Condição:  Completamente novo
Retentor de virabrequim 21074 baratos de qualidade original
FEBI BILSTEIN | 21074
11,22 €
Condição:  Completamente novo
Retentor, cambota
Retentor de cambota FEBI BILSTEIN 32471
  • Diâmetro interior [mm]: 35
  • Lado de montagem: do lado frontal
  • Espessura [mm]: 10
  • Peso [kg]: 0,010
  • Observar a Informação de Serviço
  • Diâmetro [mm]: 48
  • Condição:  Completamente novo
Retentor de cambota 32471 baratos de qualidade original
FEBI BILSTEIN | 32471
11,76 €
Condição:  Completamente novo
Retentor, cambota
Retentor de virabrequim ELRING 325.155
  • Diâmetro interior [mm]: 32
  • Material: FPM (borracha de flúor)/ACM (borracha de poliacrilato)
  • Tipo de turbulência: turbilhão alternativo
  • Tipo de retentor: ASW
  • Guarda-pó: com lamela de protecção contra o pó
  • Altura [mm]: 10
  • Kit de reparação alternativo: 325.156
  • Diâmetro [mm]: 47
  • Número da pauta aduaneira: 8484200000
  • Condição:  Completamente novo
Retentor de virabrequim 325.155 baratos de qualidade original
ELRING | 325.155
4,26 €
Condição:  Completamente novo
Retentor, cambota
Retentor de cambota ELRING 492.060
  • Diâmetro interior [mm]: 90
  • Material: FPM (borracha de flúor)
  • Tipo de turbulência: turbilhão à esquerda
  • Tipo de retentor: AW/BS OF
  • Guarda-pó: com lamela de protecção contra o pó
  • Altura [mm]: 9
  • Diâmetro [mm]: 104
  • Número da pauta aduaneira: 8484200000
  • Condição:  Completamente novo
Retentor de cambota 492.060 baratos de qualidade original
ELRING | 492.060
16,65 €
Condição:  Completamente novo
Retentor, cambota
Retentor de virabrequim ELRING 004.450
  • Diâmetro interior [mm]: 61
  • Material: PTFE (politetrafluoretileno)/ACM (borracha de poliacrilato)
  • Tipo de turbulência: turbilhão à direita
  • Tipo de retentor: ASW
  • Guarda-pó: com lamela de protecção contra o pó
  • Artigo complementar / informação complementar 2: com casquilho de montagem
  • Altura [mm]: 8
  • Observar a informação de montagem
  • Diâmetro [mm]: 75
  • Número da pauta aduaneira: 8484200000
  • Condição:  Completamente novo
Retentor de virabrequim 004.450 baratos de qualidade original
ELRING | 004.450
13,94 €
Condição:  Completamente novo
Retentor, cambota
Retentor de cambota CORTECO 19035976B
  • Lado de montagem: do lado frontal
  • Material: PTFE (politetrafluoretileno)/ACM (borracha de poliacrilato)
  • Tipo de turbulência: turbilhão à direita
  • Guarda-pó: com lamela de protecção contra o pó
  • Altura 1 [mm]: 8
  • Artigo complementar / informação complementar 2: com casquilho de montagem
  • para número OE: 0514C8
  • Diâmetro interior 2 [mm]: 61
  • Diâmetro [mm]: 75
  • Condição:  Completamente novo
Retentor de cambota 19035976B baratos de qualidade original
CORTECO | 19035976B
14,85 €
Condição:  Completamente novo