Rolamento amortecedor para o teu carro
Rolamento amortecedor for marcas Top de carro
- Rolamento amortecedor BMW Série 3
- Rolamento amortecedor VW GOLF
- Rolamento amortecedor RENAULT MEGANE
- RENAULT CLIO
- Rolamento amortecedor OPEL CORSA
- Rolamento amortecedor SEAT IBIZA
- Rolamento amortecedor AUDI A4
- MERCEDES-BENZ Classe C
- Rolamento amortecedor OPEL ASTRA
- Rolamento amortecedor BMW Série 5
- Rolamento amortecedor VW PASSAT
- AUDI A3
- Rolamento amortecedor FORD FOCUS
- Rolamento amortecedor BMW Série 1
- Rolamento amortecedor VW POLO
- HONDA CIVIC
- Rolamento amortecedor MERCEDES-BENZ Classe E
- Rolamento amortecedor FORD FIESTA
- Rolamento amortecedor FIAT PUNTO
- SEAT LEON
Rolamento amortecedor defeituoso? » Identificar mau funcionamento • Reparar • Manual de substituição
Sem chiadeira ao curvar. O rolamento de rolos no suporte do amortecedor
O rolamento do suporte do amortecedor é a construção que liga o suporte da suspensão à carroçaria. O componente de amortecimento do suporte está fixo ao interior do guarda-lamas com um simples parafuso. A sua mola helicoidal exerce pressão sobre o metal. A condução em curva provoca a rotação da mola. Para evitar que a mola entre em contacto com o metal, é integrado um rolamento de rolos no rolamento do suporte do amortecedor. Isto garante a o necessário movimento flexível da mola helicoidal na direcção radial.
Rolamento de rolos ou esferas?
Um rolamento de rolos é capaz de absorver forças ondulantes na mesma direcção. É este o caso da mola helicoidal do suporte da suspensão. O rolamento previne a espiral de exercer pressão contra o metal. Ao mesmo tempo permite que a mola rode. O rolamento consiste em dois aneis rolantes. No seu centro são colocadas as esferas ou os rolos. É adicionado um lubrificante permanente na estrutura.
Defeitos do rolamento do suporte do amortecedor
Como todos os rolamentos, o rolamento da suporte do amortecedor está sujeito a desgaste com o passar do tempo. A folga entre os aneis rolantes aumenta gradualmente. Isto provoca um sonoro clique durante a condução, que pode inclusivamente ser sentido no volante. Uma ligeira resistência em curva é um indicador de problemas no rolamento do suporte do amortecedor. Contudo, é muito pouco provável que um rolamento do suporte do amortecedor falhe antes do amortecedor. Em geral, os rolamentos são substituídos em simultâneo com os amortecedores. Desta forma evitam-se surpresas desagradáveis ao conduzir.
Cuidado com a reparação do suporte do amortecedor
O suporte da suspensão tem de ser capaz de suportar os esforços elevados de forma a assegurar o seu funcionamento ideal durante a condução. Assim, é muito importante levar a cabo uma reparação apenas em caso de ter as ferramentas e os conhecimentos adequados. Para desmontar o suporte da suspensão, necessita de comprimir a mola. Existem soluções económicas disponíveis. Estas ferramentas, designadas compressores de molas, consistem num suporte longo roscado com duas pinças. Estas são fixas à mola. Rodando o suporte, as pinças vão-se aproximando, comprimindo a mola. è sempre importante comprimir a mola em ambos os lados.
É absolutamente proibido comprimir a mola com as ferramentas inadequadas: as tiras com ilhós não são somente inadequadas, mas a sua utilização nesta área é mesmo perigosa! Se uma mola da suspensão se soltar de forma incontrolável, as lesões resultantes podem ser sérias ou mesmo fatais!
A qualidade compensa
Um rolamento de rolos no suporte do mortecedor está sob esforço constante. Tem de ser capaz de suportar uma pressão permanente de toneladas e ao mesmo tempo permitir de forma impecável os movimentos de rotação. As condições em constante mudança que ocorrem tipicamente durante a condução em estradas irregulares são particularmente stressantes para o rolamento da suspensão.
Não resulta pois tentar poupar nestas peças, bem pelo contrário. Cada euro adicional gasto no rolamento da suspensão paga-se a si mesmo ao longo da sua vida útil. A vida útil do rolamento da suspensão depende do estilo de condução e do piso no qual o veículo se move. Os amortecedores e os rolamentos desgastam-se proporcionalmente, e por isso vale sempre a pena proceder à substitiução simultânea.
Substituir apenas os rolamentos?
Não faz sentido principalmente substituir os rolamentos dos suportes individualmente. Mesmo que o custo seja um pouco mais elevado, toda a estrutura da haste do suporte deve ser substituída em caso de desgaste. A carcaça em plástico do rolamento do suporte pode desenvolver fissuras. O componente mais dispendioso da substituição é o tempo despendido.
Assim, a substituição completa de todas as peças típicas de desgaste é sempre a forma mais segura e mais sustentável de de restabelecer o funcionamento adequado. Com excepção da mola, isto diz respeito a todas as peças, e também os parafusos que ligam o suporte da suspensão à manga de eixo. O envelhecimento pode provocar microfissuras, causando a ruptura repentina do suporte. Isto pode ser evitado se se recorrer a um profissional para substituir toda a unidade.
Qualidade OEM na loja
Na nossa loja irá encontrar todas as peças necessárias para a reparação da suspensão. Oferecemos qualidade OEM garantindo a máxima segurança os seus novos rolamentos da suspensão.