Rolamento da roda para o teu carro
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Rolamento da roda defeituoso? » Identificar mau funcionamento • Reparar • Manual de substituição
Elevado desempenho num ponto crítico: o rolamento de roda
O rolamento de roda é o derradeiro ponto de ligação entre a roda e a transmissão, certificando-se que a roda gira o mais livremente possível. Um rolamento de roda anómalo causa um ruído específico que se torna gradualmente mais ruidoso. A sua substituição não é simples, apesar de poder ser efetuada numa garagem de casa com as ferramentas adequadas. A reparação desta peça requer uma grande quantidade de força.
Estrutura do rolamento de roda
Um rolamento de roda serve para manter a resistência ao rolamento da roda o mais baixa possível. A resistência ao rolamento gera fricção e calor, resultando num desgaste e consumo de combustível mais rápidos. Assim, os rolamentos de roda são, habitualmente, grandes rolamentos de esferas, colocados em duas filas. Um rolamento de roda tem lubrificação permanente. Nas rodas não motorizadas, o lubrificante é mantido no seu lugar por uma tampa. Nas rodas motorizadas, normalmente as rodas da frente, o rolamento de roda está contido numa manga de borracha.
Localização do rolamento de roda
O rolamento de roda tem várias localizações possíveis. No eixo dianteiro motorizado, o rolamento de roda está atrás da manga do eixo na roda. No eixo traseiro, o rolamento de roda está frequentemente instalado no travão de tambor. Em qualquer dos casos, o cubo de roda tem de ser desmantelado para aceder ao rolamento de roda.
Substituir um rolamento de roda
A manga do eixo está fixa no eixo com um grande parafuso apertado, o que requer uma chave de parafusos pneumática, com uma longa alavanca para a desapertar. Quando o parafuso e anel retentor, se presente, estão frouxos, o cubo pode ser retirado. Esta é a parte fácil. O maior desafio é retirar o rolamento de roda do cubo e pressionar o rolamento novo para dentro. É necessária uma ferramenta específica, a prensa hidráulica.
Não há substituição sem prensa
Bater no rolamento de roda desde o cubo com um martelo e uma talhadeira é muito má ideia, com o principal resultado a ser danificação. Pressionar para dentro um rolamento novo é impossível sem prensa. Retirar e instalar rolamentos pode ser feito numa oficina a um preço relativamente baixo. No entanto, a oficina não garante o serviço e o rigor do serviço se as peças não forem compradas lá.
Tenha cuidado com a direção da montagem ao pressionar rolamentos novos para dentro. Adicionalmente, é importante aplicar o binário adequado ao montar as rodas. Demasiado pode causar tantos danos como demasiado pouco.
O que causa a avaria do rolamento de roda?
Um rolamento de roda está sob tensão permanente, rodando milhões de vezes sob circunstâncias de tensão variadas e carregando diversas toneladas de peso. Por este motivo é que um rolamento de roda é um consumível. Condução grosseira acelera mais o processo de envelhecimento que um estilo de condução relaxado.
Além do envelhecimento natural, uma manga de eixo defeituosa é uma causa comum de desgaste do rolamento de roda. Quando o lubrificante vaza, o rolamento de roda já não está lubrificado adequadamente. Adicionalmente, a entrada de água salgada ou sujidade acelera ainda mais o processo de envelhecimento do rolamento de roda.
Qualidade acima de tudo
A substituição do rolamento de roda é um serviço difícil e pesado, que requer a utilização de ferramentas específicas. Apenas uma peça sobresselente de alta qualidade de marcas reconhecidas é capaz de suportar as forças pesadas a longo prazo. Assim, nunca deve poupar no rolamento de roda. Mesmo que um componente de marca custe ligeiramente mais, o intervalo de substituição consideravelmente maior é motivo suficiente para não utilizar uma peça barata.