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Escape - Informações sobre a função, reparação e substituição

Os gases de combustão dos motores a gasolina e diesel são muito quentes e também extremamente tóxicos. O sistema de exaustão foi desenvolvido para deslocar os gases de forma apropriada. Mas estes componentes têm mais tarefas para além de simplesmente o deslocamento dos gases de exaustão.
O sistema de exaustão é usado primariamente para dissipar o fumo do motor de forma a que não cause qualquer dano dentro ou fora do veículo. A segunda tarefa do sistema de exaustão não é de somenos importância. Os sons de explosão que se ouvem durante o funcionamento do veículo são de tal forma reduzidos de forma a criar um barulho razoável. Aqui os sistemas de exaustão podem também ajudar ao conferir ao veículo um som robusto e característico. A ereira tarefa do sistema de exaustão é a purificação dos fumos da combustão.

Componentes do sistema de exaustão

O sistema de exaustão tem três componentes:
    1. A tubagem que vai directamente do bloco do motor até ao tubo de escape. Os componentes são o colector, o tubo de descida, o tubo flexível, o tubo central e o tubo de escape. Estão integrados diversos silenciadores na tubagem. Estes podem ser o frontal, o central e o traseiro. 2. A purificação dos gases de exaustão dá-se no catalizador e na sonda lambda. No catalizador, o óxido de nitrogénio, o gás resultante da combustão é decomposto em moléculas inofensivas de nitrogénio e oxigénio. A sonda lambda mede a concentração de gás quente de exaustão e passa os valores para a unidade de controlo. Esta regula o fornecimento de combustível ao motor, de forma a que o catalizadore não sofre qualquer dano. 3. Os acessórios consistem em várias pinças e junções, que são necessárias para a instalaçao e funcionamento do sistema de exaustão. Incluem temrinadores e paineis que podem melhorar o aspecto do veículo. Estas borrachas sofrem enorme stress e ficam sujeitas a fendas. Uma vez danificada uma determinada borracha, deve ser substituída.

Defeitos comuns no sistema de exaustão

O pior inimigo do sistema de exaustão é a oxidação. Uma vez que os sistemas estão expostos a flutuações de temperatura extremas, é quase impossível prevenir quaisquer danos à camada preventiva da oxidação. Com a excepção de tubagens caras em aço inoxidável puro, não existe forma de produzir sistemas de exaustão duráveis, resistentes à corrosão. Os componentes individuais enferrujam em graus diferentes.
Os silenciadores proporcionam uma grande superfície de contacto para a oxidação. Em caso de dano, é notório o aumento gradual do barulho do motor. Estes componentes são geralmente tão baratos que a substituição é barata, rápida e durável.
O tubo flexível é normalmente feito de aço inoxidável. Ajuda a compensar as vibrações do motor e a poupar o catalismo de vibrações desnecessárias. Os movimentos fortes e a mundaça quente-frio têm um efeito altamente destrutivo no tubo flexível. caso sofra rupturas, o motor ficará extretamente barulhento porque não existe nada a reduzir o barulho do motor. Os tubos flexíveis são muito baratos e fáceis de mudar. Os colectores da exaustão são feitos de um tubo de ferro fundido pesado e normalmente duram toda a vida útil do carro. De igual forma, o tubo central é também muito durável.
O catalizador consiste num corpo cerâmico revestido a platina. A camada de platina normalmente dura para sempre. Contudo, pode ser danificado pelas inevitáveis vibrações do corpo cerâmico. Se um catalizador defeituoso não tiver sido detectado no teste de emissões, pode ser detectado peas vibrações e pelo chocalhar. Neste caso recomenda-se a substituição imediata. Um corpo cerâmico defeituoso mas ainda presente pode ainda ser vendido como um reciclador. A carcaça vazia, contudo, é inútil.

Enquadramento legal

Os sistemas de exaustão são componentes relevantes para a segurança, mas também têm uma importância ecológica. Os sistemas de exaustão com defeito são muito nocivos para o ambiente devido à limpeza ineficaz e à inútil função de silenciamento do ruído do motor. A condução propositada de um veículo com um sistema de exaustão defeituoso é ilegal e pode dar direito a uma multa.

Dicas para conseguir um sistema de exaustão

Para os carros normais, pequenos, e para os carros de tamanho médio, os sistemas de exaustão são normalmente muito baratos. Na Expertautopecas.pt irá sempre encontrar promoções interessantes. Dificilmente se consegue preveir o desgaste do sistema de exaustão. As verificações regulares dos fixadores de borracha, caso estejam bem e no sítio, ajudam a evitar voltagnes nocivas e a ruptura do escape. Caso contrário, é importante substituir as peças defeituosas numa fase prematura, par amaner a fiabilidade operacional do veículo.

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