Tampa depósito do líquido de refrigeração para o teu carro
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Tampa do reservatório do refrigerante
A tampa do reservatório do refrigerante é um componente importante do ciclo de refrigeração do carro. Abre o tanque de expansão, permitindo ao condutor ou ao mecânico adicionar líquido de refrigeração. Os defeitos da tampa são raros, mas ocorrem de vez em quando.
O ciclo de refrigeração do carro
O ciclo de refrigeração do carro serve para evitar que o motor sobreaqueça. Os motores de combustão funcionam pela queima de combustível em pequenas explosões e utilizando a pressão resultante para gerar energia cinética. O motor não tem utilização para o calor resultante que necessita de ser descarregado. Esta é a tarefa do sistema de arrefecimento.
Os motores simples e pequenos dos cortadores de relva ou dos pequenos motociclos ainda o consegue fazer através do ar. O calor do escape gerado pelos cilindros é levado para fora do motor através de lâminas de arrefecimento e dissipado pelo fluxo de ar ou por uma ventoinha. Ito foi uma forma popular de arrefecimento do motor, que se foi tornando gradualmente insuficiente já que os motores foram ficando mais potentes. Foram assim substituídos pelo arrefecimento a água ou líquido.
O arrefecimento a líquido é um ciclo, bombeando constantemente o líquido através do motor. A refrigeração do líquido, normalmente uma mistura de água e glicol, é levada a cabo por um radiador. Por sua vez, o radiador é arrefecido por uma corrente de ar vinda do exterior, gerada por um ventilador a ele ligado.
Nenhum sistema com condutas de água se mantém estanque indefinidamente. Com o tempo é inevitável que aconteçam pequenas perdas de líquido de refrigeração. Em especial nos carro antigos, o nível de líquido de refrigeração deve ser frequentemente verificado. A ponto de enchimento é onde pode encontrar a tampa do depósito de expansão.
Função de aviso do depósito de expansão
Em complemento à sua função de vedação, a tampa do depósito de expansão tem uma função importante de aviso ao condutor. Se a pressão se elevar de forma abrupta, a tampa do depósito de expansão abre o sistema de arrefecimento. Isto acontece com pressões a partir dos 1,5 bares. O sobreaquecimento ocorre quando:
- existe muito pouco líquido de refrigeração no sistema
- o motor está sob demasiado esforço (por exemplo, ao conduzir em subida ou com carga excessiva)
- a junta da cabeça do cilindro está defeituosa
- o radiador está defeituoso
- o termostato está defeituoso
Isto irá provocar a fuga de vapor a partira da tampa do reservatório do líquido de refrigeração. Na maioria dos casos a lâmpada de controlo do motor irá ligar-se. O motor tem de ser imediatamente desligado, caso contrário irá sofrer danos avultados.
Defeitos da tampa do reservatório de expansão
Principalmente a tampa do reservatório de expansão é um componente durável sem qualquer tipo de necessidade de substituição durante a vida útil do carro. Contudo, a tampa do reservatório de expansão pode desenvolver fissuras e necessitar de substituição. A tampa do depósito de expansão deve ser também substituída.
Um defeito da tampa do depósito de expansão é notório quando esta deixa de conseguir suportar a pressão normal do sistema de arrefecimento. Isto pode acontecer por uma falha da junta de borracha, que se situa no fundo da tampa. Neste caso faz sentido substituir a tampa. As constantes mudanças de calor para frio pode afectar a integridade do material da tampa e a substituição desta peça barata é a melhor medida.
A substituição da tampa do depósito de expansão é tão fácil quanto parece: o componente pode ser simplesmente removido para o reabastecimento do sistema de arrefecimento. Consequentemente pode ser substituída por uma nova peça.
Se for detectado um defeito da tampa do depósito de expansão, esta deve ser verificada de forma a confirmar que é o único defeito do sistema de arrefecimento. Este sistema envelhece de forma uniforme pelo que todos os componentes devem ser verificados e se necessário, preventivamente substituídos.
Uma vez que a tampa mantém a pressão no sistema, a qualidade da tampa é extremamente importante. Mesmo com qualidade de marca, estas peças são muito baratas. Não existe nenhuma razão válida para escolher ofertas menos claras. Uma tampa de elevado calibre, como por exemplo a FEBI BILSTEIN, custa entre 6 e 15 euros.