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Tampa do radiador defeituoso? » Identificar mau funcionamento • Reparar • Manual de substituição

Tudo devidamente fechado com a tampa do radiador

A tampa do radiador é um pequeno, mas importante componente do sistema de arrefecimento, que veda a parte superior do radiador. Pode ser facilmente removida de forma a reabastecer facilmente o fluido de refrigeração.

Componente multifuncional

Ainda que a tampa do radiador pareça extremamente simples, as funções que desempenha são essenciais. A sua função principal é a de vedar o sistema de refrigeração e impedir a saída de água durante a condução. O aquecimento do motor pode provocar o aumento da pressão no sistema de arrefecimento de 1 para 1,5 bars. A tampa do radiador tem de ser capaz de suportar fiavelmente a pressão. A pressão máxima pode geralmente ser consultada na tampa do radiador.
Se a pressão for superior, a tampa do radiador tem de ser capaz de deixar escapar o excesso de pressão do sistema de arrefecimento. Caso contrário, uma tubagem, ou mesmo o radiador podem sofrer rupturas. Assim, a tampa do radiador está equipada com uma válvula na sua base, reconhecível pela placa de pressão e a respectiva mola helicoidal. A válvula levanta suavemente a tampa para que a pressão em excesso possa ser libertada. Em qualquer caso, este é um estado fora do comum do sistema de arrefecimento e apenas funciona como medida de segurança de forma a evitar danos mais graves.
A tampa do radiador tem uma função de segurança adicional. Sob pressão não pode ser removida e irá bloquear após uma rotação de 90˚. Isto para que possa ser evitada a saída de vapor quente directamente para a cara de alguém ao remover a tampa. A pressão escapa no sentido descendente e não permite a remoção da tampa até que o sistema esteja suficientemente relaxado. Ainda assim, a abertura do sistema de refrigeração sob pressão é extremamente perigosa. É muito desagradável queimar uma mão. Assim sendo, a regra número 1 o abrir uma tampa de radiador é: esperar até que o motor esteja suficientemente frio. Em caso de um motor em sobreaquecimento, isto pode levar até 30 minutos.

Razões para a existência de pressão excessiva no sistema de refrigeração

O excesso de pressão no sistema pode aparecer de três formas.
O nível de fluido de refrigeração é demasiado baixo: o nível baixo de água provoca a ebulição da água restante. Um litro de água gera 1650 litro de vapor. Isto explica porque motivo a pressão no sistema de arrefecimento com um nível de água em queda aumenta muito rapidamente.
Motor sobrecarregado: conduzir em subida em montanha com carga máxima a alta velocidade pode levar mesmo o motor mais potente aos seus limites. Mais, o tempo demasiado quente pode provocar a ebulição do radiador. Defeitos da bomba, por exemplo, devido a uma correia solta, são também uma causa típica de problemas.
Junta da cabeça do cilindro com defeito: se a junta da cabeça está queimada num determinado ponto crítico para a estanqueidade do sistema de refrigeração, a pressão aumenta de forma muito brusca.

Defeito da tampa do radiador

Uma tampa do radiador está permanentemente em contacto com água quente e fria e ainda com agente anticongelante e ainda a abrasão da ferrugem do sistema de refrigeração. Initially the gasket will be affected. When oil gets in the coolant due to a defective cylinder head gasket, disintegration of the gasket - as well as all other rubber parts of the cooling system, hoses included - is only a matter of time.
Inicialmente, a junta será afectada. Quando entra óleo no fluido de refrigeração, devido a uma junta da cabeça do cilindro com defeito, a desintegração da junta - bem como de outras peças de borracha, tubagens incluídas - é apenas uma questão de tempo. A junta pode ser substituída separadamente, embora possa fazer pouco sentido. A mola helicoidal da tampa do radiador sofre com o tempo e perde tensão. Assim, a tampa do radiador deve ser substituída se se notar algum defeito.
A vida útil varia muito. Uma tampa do radiador normalmente dura 10 ou mais anos. Se o radiador necessitar de substituição, escusado será dizer que a tampa deve também ser substituída. Isto garante a máxima qualidade do novo componente, evitando a coexistência entre componentes novos e antigos. Se o carro tem uma ventoinha do radiador electrónica, a substitiução do radiador pressupõe a substituição do interruptor da ventoinha.
A substituição da tampa do radiador, por outro lado, é extremamente simples: espere até que o carro esteja suficientemente frio, gire a tampa do radiador 90˚ no sentido anti-horário, remova-a e substitua-a por uma nova. As tampas de radiador novas são muito acessíveis. O seu preço começa nos 5-6 euros, para uma qualidade aceitável.

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