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Refrigeração sob controlo com o termostato
O termostato é um pequeno componente que regula automaticamente o sistema de refrigeração. Um termostato funcional mantem a temperatura do motor a um nível constante. Um termostato avariado causa um desgaste rápido do motor.
Estrutura do termostato
O termostato é uma válvula, que separa os dois circuitos de refrigeração de um motor, apenas abrindo quando necessário. Esta pequena válvula metálica reage à temperatura do refrigerante com recurso a uma bobina espiral e um núcleo de cera. Quando a temperatura ambiente sobe demasiado, o termostato deixa refrigerante fluir. A cera dentro derrete e a bobina espiral abre uma válvula. A descida da temperatura faz com que o termostato de refrigerante feche e com que a cera solidifique.
Posição do termostato
O termostato está perto do motor e é fácil de encontrar. Onde o pequeno e o grande circuitos de refrigeração se encontram, encontra-se um nódulo em forma de Y com três mangueiras. Este nódulo costuma ser um componente em alumínio, que pode ser aberto. O termostato encontra-se no centro. Em muitos carros, o termostato encontra-se no motor. Também lá, a sua posição pode ser encontrada pelas mangueiras de refrigerante grossas.
Função dos pequeno e grande circuitos de refrigeração
O metal encolhe quando está frio e expande quando aquecido. Um motor é construído de forma a que os componentes se encaixem com precisão à temperatura de funcionamento. Exceder essa temperatura causa desgaste do motor. Se o motor funcionar permanentemente demasiado frio, os componentes deslizam adequadamente, pelo contrário, chocalham e saltam, o que também acelera o desgaste.
Para colocar o motor na sua temperatura de funcionamento o mais rapidamente possível, o refrigerante é bombeado através do motor repetidamente. Continua a circular, com o motor a aquecer gradualmente até um ponto onde quase fica demasiado quente. Nesse momento, o termostato abre e o grande circuito de refrigeração permite ao radiador arrefecer o motor. Se a função de refrigeração do radiador já não for suficiente, a ventoinha é ativada e arrefece ainda mais o refrigerante. Entretanto, o termostato mantem o grande circuito de refrigeração aberto.
Danificação do termostato
Um termostato pode perder gradualmente o seu funcionamento. Se está em funcionamento há demasiado tempo, até pode partir. Normalmente, um termostato anómalo previne que o motor aqueça adequadamente. Isto torna-se aparente na ativação do aquecimento do habitáculo. Se apenas produzir ar morno, a causa pode ser um termostato anómalo. Substituir o termostato não é muito difícil.
Este está sempre localizado onde três mangueiras de refrigerante grossas se encontram numa carcaça. Esta carcaça está firmemente aparafusada com alguns parafusos metálicos. Afrouxe-os e o termostato antigo pode ser retirado com um alicate de pontas. Pode verter algum refrigerante no processo. Não se esqueça de o substituir.
Termostatos de qualidade de marca
Um termostato é um componente pequeno, barato, mas muito importante. Para um controlo fiável do circuito de refrigeração, é essencial precisão e durabilidade. Termostatos acessíveis de fabricantes desconhecidos não oferecem estas condições. Termostatos de empresas de marca garantem qualidade testada. A temperatura num motor é regulada com precisão por um termostato funcional e de alto calibre, assegurando a maior eficiência energética e conforto possíveis.