Tirante da barra estabilizadora para o teu carro
Pendural da barra estabilizadora traseiro e dianteiro para diferentes veículos
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Tirante da barra estabilizadora defeituoso? » Identificar mau funcionamento • Reparar • Manual de substituição
A bieleta da barra estabilizadora é um componente relativamente discreto com uma função muito importante. Este transmite as forças oscilante da carroçaria para o estabilizador. Contudo, o seu objetivo não é compensar estas forças (a função da suspensão), mas ligar os movimentos da carroçaria através dos braços triangulares à suspensão.
Uma bieleta da barra estabilizadora anómala causaria uma grande perda de conforto de condução, fazendo com que o carro “nadasse”. Ao ignorar isto, arrisca acidentes graves, uma vez que seriam praticamente impossíveis manobras evasivas numa situação perigosa.
Onde se encontra a bieleta da barra estabilizadora?
- A bieleta da barra estabilizadora colocada na vertical pode ser encontrada imediatamente atrás das rodas da frente quando estão totalmente giradas. Consoante o fabricante, são instaladas apenas no eixo dianteiro ou em ambos os eixos, apesar de nunca estar apenas no eixo traseiro. Nesta posição são menos acessíveis, uma vez que as rodas traseiras não podem ser dirigidas, complicando ainda mais a instalação.
Como funciona a bieleta da barra estabilizadora?
- Os elementos mais importantes da bieleta da barra estabilizadora são as suas ligações. Estas determinam bastante o tipo de força de transmissão que pode ocorrer diretamente através das ligações roscadas ou ligações de forquilha, ou indiretamente, através de rolamentos ou buchas.
- De um lado, a barra está ligada ao chassi (carroçaria do veículo) e do outro ao estabilizador. O movimento ascendente ou descendente do chassi é transmitido adequadamente.
O que acontece em caso de avaria?
- Um sinal típico de uma avaria da bieleta da barra estabilizadora é um ruído de batida no espaço para os pés no habitáculo, diretamente acima das rodas.
- A qualidade da condução deteriora-se gradualmente. Inicialmente apenas ligeiramente, mas o carro começa a abanar gradualmente mais intensivamente, o que é particularmente sentido ao realizar curvas, manifestando-se como uma baixa reação da direção.
- Quando a bieleta da barra estabilizadora está partida, a segurança da condução está comprometida e evitar situações perigosas é mais difícil devido a uma qualidade de condução limitada.
Causas possíveis:
- A bieleta da barra estabilizadora absorve grandes forças de pressão e arrastamento e está constantemente tensa durante a condução. A fadiga do material devido a tensões é o seu principal inimigo e a causa mais comum de um problema.
- Adicionalmente, as ligações perdem o seu efeito devido ao esforço e envelhecimento. As roscas podem ficar danificadas, os rolamentos de borracha tornam-se porosos, as articulações começam a ranger.
Substituição na oficina ou por si só?
- Frequentemente, é possível substituir a bieleta da barra estabilizadora por si só sem qualquer problema. Não são necessárias ferramentas específicas e como apenas pode ser instalada numa direção, não há muito que possa correr mal. Consoante o fabricante, pode aplicar-se um binário específico, do qual tem de estar a par.
Dicas para a substituição:
- Na dianteira, as bieletas das barras estabilizadoras apenas estão adequadamente acessíveis quando as rodas estão giradas. Para o eixo traseiro, o carro deve estar levantado por um guincho e as rodas serem retiradas.
- O maior desafio é eliminar a carga, o que requer o apoio do braço triangular por uma alavanca. Apenas aí é possível desapertar ambas as ligações ou alavancá-las com um pé-de-cabra.
- A aplicação de lubrificante ou vaselina nos rolamentos de borracha e bucha estabilizadora podem simplificar a sua montagem.
O que fazer em caso de rolamentos de borracha anómalos?
Frequentemente, os rolamentos de borracha da bieleta da barra estabilizadora, funcionando como uma espécie de amortecedor, tornam-se porosos, racham e deixam de funcionar adequadamente. A sua substituição individual não é simples e, na maioria dos casos, não é recomendável, uma vez que as pequenas fissuras nestas peças são muitas vezes invisíveis, mesmo para profissionais.
A maioria dos fabricantes inclui rolamentos de borracha ou outras peças de ligação no kit da bieleta da barra estabilizadora. Adicionalmente, têm de ser substituídos para todo o eixo, de forma a prevenir desgaste de um lado.
Que custos esperar
Desde que abstenha de levar constantemente a sua condução ao limite, não precisa de se preocupar com o desgaste das barras de acoplamento. Normalmente, a idade afeta a maioria deles. Após aproximadamente 200 000 quilómetros conduzidos, deve ser efetuada uma inspeção visual. No limite, costumam durar 300 000 km. Um conjunto de bieletas das barras estabilizadoras custa entre 15 e 50 euros, com os produtos mais dispendioso a prometerem uma condução mais confortável durante toda a sua vida útil.
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