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Travões - Informações sobre a função, reparação e substituição

O sistema de travagem do caro é um dos componentes mais importantes para o tornar gerível e seguro. O travão desacelera o carro de forma que o mesmo não derrape e que perca velocidade de forma rápida em situações perigosas.

Efeitos simples, tecnologia complexa

Um sistema de travagam, com componentes modernos como ESP e ABS, é tecnologia complexa com componentes mecÂnicos, hidráulicos e electrónicos.
A acção de travagem acontece nos discos de travão (às vezes até nos tambores). Estes estão localizados directamente nas rodas. Alguns tipos, como os mais antigos sedans da Jaguar têm os seus discos de travão nos eixos da transmissão. Nos discos de travão rotativos, as pastilhas são pressionadas através de pressão hidráulica. Occore de igual forma nos tambores de travão, onde as sapatas são as partes móveis. A pressão hidráulica é fornecida por um cilindro de travão principal com fluido de travões. O líquido é usado de forma a conseguir uma acção de travagem mais directa. Ao contrário do ar, o líquido não sofre compressâo. A pressão é transmitida directamente do cilindro de travão principal para as pastilhas e para as sapatas. O cilindro de travão principal está localizado no servo-freio, ligado ao pedal do travão.

O que trava no travão?

O sistema de travagem é um componete que sofre de enorme stress, pelo que cada componente irá desgastar-se mais tarde ou mais cedo. Contudo, são principamente as pastilhas de travão e os discos que têm de ser susbtituídos em intervalos regulares. Isto é muito fácil de fazer, mas não obstante, tem de ser feito exactamente como especificado pelo fabricante. O travão gasto manifesta-se pela longa distância de travagem, ou por um barulho estridente ao travar. Muitos veículo, hoje em dia, têm um sistema de aviso que alerta para as pastilhas gastas. Se as pastilhas são substituídas, os discos devem ser verificador cuidadosamente. Se existirem riscos, sulcos ou deformações, é aconselhada a sua substituição. A espessura tem de ser verificada, bem como a superfície do disco. A espessura mínima pode ser verificada no manual de instruções do veículo. Como regra, os discos de travão devem ser substituídos o mais tardar após a segunda substituição de pastilhas. Isto é válido de igual forma para os travões de tambor.
A mudar os travões, a linha de travão e o fluido têm de ser substituídos. As linhas de travão tendem a enferrujar. Se estiverem enferrujadas superficialmente, devem ser polidas e seladas com verniz. Se a corrosão for mais profunda, ou ainda se há fuga de fluido de travão, o cabo tem de ser substituído de imediato. Continuar a conduzir o carro nestas condições é extremamente perigoso.
O fluido do travão também se desgasta. Este é um óleo especial, que em perfeitas condições tem um desempenho muito bom e consistente sob várias temperaturas. Contudo, o fluido do travão é altamente higroscópico, o que significa que atrai água. Isto manifesta-se por meio de uma coloração esverdeada. Para ter a certeza, deve verificar a presença de água a cada mudança de travões. Isto é feito com um higrómetro, que pode pedir emprestado em qualquer oficina ou pode ser comprado por um preço baixo. Se o conteúdo de água no fluido de travão é demasiado alto, com grandes cargas, o travão pode falhar subitamente (por exemplo numa grande descida ou numa paragem de emergência). Isto acontece porque a água pode comçar a ferver no fluido de travão, causando bolhas de gás na tubagem. Neesa altura, em vez de um fluido incomprimivel, temos um gás comprimível, o que pode levar a uma pressão de travagem diminuida.
O cilindro de travão principal também se desgasta. Isto ode ser detectado aquando de uma repentina extensão do curso do pedal de travão ou por um "efeito de bomba" durante a tarvagem.O cilindro é muito fácil de substituir, mas após a operação, o sistema tem de ser ventilado.

A reparação do travão é cara?

Os discos e pastilhas de travão são, em conjunto com os pneus, os componentes mais massacrados de um carro. As peças são vendidas na Expertautopecas.pt, que garante sempre a mais alta e verificada qualidade. Tecnicamente, estes compoentes são muito simples, porque são produzidos por muitos fabricantes. Um travão gasto pode ser reparado assim de forma rápida e barata. Uma vez que os travões são componentes extremamente importantes, pode testá-los gratuitamente em muitas oficinas. Um equipamento moderno de teste de travões dá-le informação precisa sobre a condição do sistema de travagem.

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