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Diminua o óxido de nitrogénio com a válvula EGR
A válvula de recirculação do gás de exaustão, ou válvula EGR serve para reduzir os poluentes nos gases de exaustão dos motores de combustão interna. A válvula EGR recircula uma porção dos gases de exaustão para a câmara de combustão, o que provoca que as partículas de NO anteriormente formadas se dividam em nitrogénio e CO2 através da combustão repetida. A válvula EGR é também por vezes chamada a válvula de recirculação de gás.
Função e posição da válvula EGR
A válvula EGR está colocada directamente no colector de admissão. Está ligada ao escape ou ao canal da transmissão do turbocompressor. Dependendo da construção, existe um refrigerador ligado ao tubo para a válvula EGR. A válvula EGR é controlada electronicamente pela unidade de controlo. Os parâmetros para o seu controlo são a temperatura do motor, o oxigénio residual nos gases de exaustão e a velocidade e fluxo do ar. Uma vez que a mecânica da EGR está localizada no fluxo de gases de exaustão, é inevitável a contaminação do componente. Contudo, antes que seja necessária uma substituição, pode repor-se o estado de funcionamento v-arias vezes, recorrendo a uma limpeza.
Reparação da válvula EGR
A poluição interna por fuligem dos gases de exaustão é a principal razão para uma válvula EGR com avaria. Isto é especialmente provável de acontecer nos veículos diesel. A haste de ligação da válvula está precisamente em contacto com o vapor da exaustão, pelo que se podem acumular partículas muito rapidamente. Consequentemente, esta válvula pode parar de forma irreversível. Um sintoma deste defeito é o ponto morte irregular. Contudo, neste caso, a unidade de controlo irá normalmente emitir um aviso. A válvua EGR pode ser tratada com um produto especial de limpeza para válvulas. estando montada na sua posição de funcionamento. Os produtos de marca estão disponíveis, desde LIQUI MOLY ou PROTEC com preços de cerca de 12 euros por lata de spray. Para isto, deve retirar-se a tubagem de sucção, a válvula EGR deve ser minuciosamente pulverizada no seu interior e limpa com um pano após um determinado tempo de tratamento, As escovas de dentes antigas podem ser especialmente eficazes neste procedimento. Se esta medida de limpeza não for suficiente, um equipamento de limpeza ultrasónico deve ser o suficiente para limpar a válvula EGR. A instalação e remoção da válvula EGR é normalmente muito fácil. Está ligada ao colector de admissão com quatro parafusos e ligada ao motor com nada mais que braçadeiras de tubagens e contactos de ligação. dado o elevado preço da peça, vale sempre a pena fazer uma limpeza inicial.
Compra de uma nova válvula EGR
Se a válvula EGR não está apenas suja, mas danificada mecanicamente, a única opção é, na maioria dos casos, a a subststituição por uma nova. Isto é especialmente indicado em casos de danos electrónicos na guia da válvula. Aqui, é importante confiar apenas num fabricante OEM. Os componentes electrónicos e mecânicos internos da válvula EGR são os apropriados para o tipo de motor e de unidade de controlo. Se os comandos são incorrectamente implementados pela unidade de controlo, podem causar vários problemas.
Nos casos mais simples, os conteúdos residuais de óxidos de nitrogénio nos gases de exaustão são consistentemente demasiado elevados. Isto irá provocar a falha do veículo na inspecção. No pior dos casos, o filtro de fuligem no escape podem desgastar-se demasiado rapidamente, o que por sua vez acarreta altos custos. Iso irá tornar rapidamente a compra de uma válvula EGR barata de um fabricante desconhecido, numa opção não lucrativa.
Uma válvula EGR nova da PIERBURG ou da FEBI BILSTEIN é sempre uma boa escolha. Estas peças estão disponíveis a preços abaixo dos 100 euros dependendo do tipo de veículo.Contudo, o preço pode facilmente ultrapassar os 400 euros. Com componentes de alta qualidade, o arrefecedor dos gases de escape está normalmente instalado dentro da válvula EGR. Uma vez que este componente se pode também deteriorar e é extremamente difícil de limpar, deve ser mudado sempre que se substitui a válvula EGR.
Uma válvula EGR nova da PIERBURG ou da FEBI BILSTEIN é sempre uma boa escolha. Estas peças estão disponíveis a preços abaixo dos 100 euros dependendo do tipo de veículo.Contudo, o preço pode facilmente ultrapassar os 400 euros. Com componentes de alta qualidade, o arrefecedor dos gases de escape está normalmente instalado dentro da válvula EGR. Uma vez que este componente se pode também deteriorar e é extremamente difícil de limpar, deve ser mudado sempre que se substitui a válvula EGR.
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