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Vela de ignição defeituoso? » Identificar mau funcionamento • Reparar • Manual de substituição

A vela de ignição é uma peça importante no mecanismo de ignição de um carro como ponto de ligação entre a voltagem de ignição e a câmara de combustão. A vela de ignição aciona a explosão para a condução do carro.

Estrutura da ignição

Ignição fiável no momento certo da mistura de ar e combustível requer uma potente faísca de ignição, que é gerada pelas velas de ignição. Um alternador de carro gera apenas 12 a 24 V, o que é demasiado baixo para uma faísca de ignição. Assim, a voltagem deve ser amplificada para permitir a ignição. A transformação ocorre na bobina de ignição, que está ligada à carroçaria.
Esta é uma pequena caixa, com dois cabos ligados e que pode ser encontrada na lateral do motor do arco da roda. Um dos cabos vem do alternador, o outro está ligado ao distribuidor. No momento certo, o distribuidor conduz a corrente elétrica da ignição para a vela de ignição, que, por sua vez, se acende.
Ao longo dos anos, os componentes mudaram, apesar da principal estrutura de um sistema de ignição ter permanecido igual. Para prevenir o sobreaquecimento da ignição, a corrente elétrica da ignição tem um impulso. De cada vez, várias dezenas de milhar de voltagem são mantidas apenas por uma infinitesimal parte de segundo, protegendo, assim, o sistema de danos por incêndio.

Corrente elétrica sob controlo

Uma vela de ignição deve ser capaz de conduzir com segurança várias dezenas de milhar de voltagem, o que explica a sua construção específica. Uma vela de ignição consiste um único elétrodo com um resistente revestimento em cerâmica, terminando numa curta ponta de parafuso, ligada ao terminal da vela de ignição. A corrente elétrica passa sempre em circuito e, assim, o polo negativo da vela de ignição tem sempre a sus rosca externa em contacto com a rosca interna da cabeça do cilindro.
Tem uma pequena atadura, mesmo acima do polo positivo. O polo positivo projeta-se para a câmara de combustão. Se a voltagem for transmitida para a vela de ignição, a faísca desejada acende entre o polo positivo e negativo, acendendo a mistura de combustível e ar, fazendo com que a explosão pressione o pistão.

Estrutura e substituição simples

A vantagem específica de uma vela de ignição é a sua substituição ser simples em veículos alimentados a combustível. Todos conseguem ou deviam conseguir efetuar a manutenção essencial de substituir uma vela de ignição. Estas encontram na cabeça do cilindro e são apertadas e desapertadas com a chave adequada. Devem ser efetuados os seguintes quatro passos:

  • Velas de ignição encravadas devem ser cuidadosamente desapertadas. Aplicar força excessiva pode fazer com a rosca se parte, resultando em danificação extensa, que apenas pode ser reparada numa garagem.
  • Quando a vela de ignição é retirada, não deve ser permitida a penetração de nenhumas partículas na câmara de combustão através da abertura da vela. Se necessário, isole com um tecido.
  • Quando a vela de ignição é apertada, tenha a certeza que a insere corretamente na rosca, efetuando as primeiras voltas manualmente antes de utilizar ferramentas.
  • Ligar a vela de ignição com a ignição requer seguir a ordem correta. Substitua sempre velas de ignição uma após a outra e apenas desconecte o cabo da ignição quando for a vez da vela de ignição seguinte.

Verificar ao substituir

Após ser retirada, a vela de ignição antiga deve ser cuidadosamente inspecionada. Se estiver engordurada com óleo ou manchada por fuligem, isto indica um problema no motor. A solução pode ser substituir por uma vela de ignição nova. Por motivos de segurança, deve ser inspecionada novamente após 150 ou 300 km.

Qualidade e competência ao comprar velas de ignição

As velas de ignição têm de combinar com o motor. Estas podem variar consideravelmente na sua estrutura, comprimento e variação de aquecimento. Instalar a vela de ignição errada pode rapidamente levar à danificação do motor. A base para a compra de velas de ignição novas é o número na chapa de matrícula de veículos automóveis. Com velas de qualidade da NGK ou Bosch tem a certeza do funcionamento fiável do seu carro.

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