Filtro de ar para o teu carro
Filtro de ar for marcas Top de carro
- Filtro de ar BMW Série 3
- Filtro de ar VW GOLF
- Filtro de ar RENAULT MEGANE
- RENAULT CLIO
- Filtro de ar OPEL CORSA
- Filtro de ar SEAT IBIZA
- Filtro de ar AUDI A4
- MERCEDES-BENZ Classe C
- Filtro de ar OPEL ASTRA
- Filtro de ar BMW Série 5
- Filtro de ar VW PASSAT
- AUDI A3
- Filtro de ar FORD FOCUS
- Filtro de ar BMW Série 1
- Filtro de ar VW POLO
- HONDA CIVIC
- Filtro de ar MERCEDES-BENZ Classe E
- Filtro de ar FORD FIESTA
- Filtro de ar FIAT PUNTO
- SEAT LEON
Filtro de ar defeituoso? » Identificar mau funcionamento • Reparar • Manual de substituição
Essencialmente, o carro precisa de três coisas para o seu funcionamento: uma faísca de ignição, combustível e oxigénio suficiente. O combustível é inflamado na câmara de combustão pela vela de ignição, despoletando uma explosão com recurso ao ar aspirado.
A explosão pressiona o pistão, fazendo com que o motor funcione. Para assegurar que apenas ar limpo sem partículas estranhas chega à câmara de combustão, o ar precisa de ser filtrado, a função do filtro de ar.
Estrutura e localização do filtro de ar
O filtro de ar encontra-se na conduta de admissão e é fácil de identificar pelo elemento de filtragem. Na maioria dos carros, pode ser encontrado numa caixa acessível, reconhecível pela mangueira de plástico a entrar de um lado e com uma extremidade aberta do outro. Normalmente, a caixa pode ser aberta sem ferramentas.
Possivelmente, um parafuso individual fecha a tampa, que pode ser facilmente desapertado para a abrir. O filtro de ar está sob esta tampa. Este é retangular ou em forma de anel, consistindo de um rebordo de vedante de borracha ligado a um bloco de papel em forma de ventoinha.
Funções de um filtro de ar
A posição do filtro de ar na caixa permite que o ar flua através deste em um único sentido. A instalação correta do filtro, assim como da tampa, é, desta forma, o mais importante. O ar de admissão flui pelo elemento de filtragem, onde é rigorosamente limpo. Pólen, poeira, pequenas folhas e tudo o resto que passe pela conduta de admissão, fica retido no filtro de ar.
Substituição frequente do filtro de ar
O entupimento gradual do filtro de ar não pode ser prevenido. O entupimento nunca vai ser tão mau que o elemento de filtragem se torne totalmente estanque. No entanto, um filtro de ar desgastado tem uma consequência bastante desagradável, o aumento considerável do consumo de combustível. Quando um carro usa duas ou três vezes mais combustível que antes, a causa pode ser um filtro de ar entupido.
Assim, tem de ser substituído em intervalos regulares. Os elementos de filtragem não podem ser limpos. Um filtro de papel não permite a remoção das partículas bloqueadas. Tendo em consideração o preço acessível de um filtro de ar novo, não há a necessidade de uma solução destas.
Qualidade acessível para manutenção frequente
O filtro de ar é um dos consumíveis mais fáceis de substituir, envolvendo sempre a limpeza da caixa do filtro de ar. Se estiver demasiado engordurada de óleo, o carro tem uma avaria. Normalmente, uma junta ou tubo de óleo está a vazar, fazendo com que o motor sugue ar com óleo. Isto deve ser resolvido o mais rapidamente possível. Caso contrário, o óleo também vai entupir imediatamente o filtro de ar.
O preço de um elemento de filtragem de ar de boa qualidade começa nos 12 euros, com o momento ideal para a sua troca a ser a primavera. Quando o inverno acaba e a sujidade de todo o ano está no filtro de ar, um filtro novo restaura o motor à sua melhor condição para a estação quente.
Não se esqueça do interior
Diversos componentes de filtragem também são instalados para ventilação do interior do carro. Param o pólen e outras partículas, garantindo ar limpo no carro em todos os momentos. Tal como os filtros de ar do motor, estes elementos de filtragem também devem ser substituídos regularmente. Isto é tão fácil e acessível como para o filtro de ar do motor. Com filtros novos, um carro já cumpre um terço dos requisitos da inspeção automóvel do Reino Unido.