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Manter a aderência à estrada
O amortecedor é parte da suspensão do carro e, em conjunto com as molas de suspensão, limita o movimento excessivo da suspensão de um veículo. Um amortecedor avariado compromete bastante a segurança da condução. Felizmente, a suspensão de um carro pode ser facilmente testada.
Design do amortecedor
Existem várias estruturas de amortecimento. A tarefa principal deste módulo é reduzir a velocidade do movimento de ressalto da roda, para tornar a condução em terreno acidentado mais confortável. Em média, têm-se mostrado mais eficazes nos carros, os sistemas com amortecedor e mola. Juntos formam a suspensão, que carrega todo o peso do carro. No eixo dianteiro, os amortecedores costumam estar no centro das molas.
Isto torna o processo de montagem mais complicado e perigoso. Assim, é da maior importância apenas utilizar as ferramentas adequadas ao substituir amortecedores. Soluções improvisadas podem acabar em fatalidades!
No eixo traseiro de carros de passageiros, as molas espirais ou de torção estão separadas do amortecedor, tornando a sua substituição bastante mais fácil.
Na verdade, o amortecedor não é nada mais que uma mola a gás, consistindo num cilindro com um pistão nele. O cilindro contem gás comprimido. O movimento descendente do pistão comprime ainda mais o gás, causando contrapressão. O carro move-se para cima em conjunto com a mola, amortecendo o efeito em solavancos, adicionando consideravelmente conforto à condução.
Problemas do amortecedor da suspensão
O tendão de Aquiles da mola a gás é sempre a junta entre o cilindro e o pistão. A pressão permanente faz com que vá perdendo a sua força. O gás pressurizado escapa e o amortecedor torna-se inoperacional. Ocorrem os seguintes sinais:
- uma condução de qualidade “esponjosa”;
- distância de travagem maior;
- difícil guiar em curva;
- chiar dos pneus;
- o carro desvia-se para um lado ao conduzir.
A funcionalidade dos amortecedores pode ser testada facilmente. Estacione o carro e pressione com força para baixo em cada canto. Se o carro ressaltar várias vezes, os amortecedores estão sem dúvida avariados e têm de ser substituídos. Contudo, apenas um diagnóstico numa oficina dá certezas absolutas.
Substituição do amortecedor
A substituição do amortecedor no eixo traseiro deve ser fácil. O carro tem de ser suficientemente elevado com um macaco para que a roda esteja pendurada e o amortecedor totalmente em descanso. Agora pode ser desapertado e substituído.
No eixo dianteiro, a substituição de um amortecedor da suspensão é consideravelmente mais difícil. O desafio é comprimir a mola da bobina para permitir que o amortecedor interno seja retirado. Uma mola pode acumular uma enorme quantidade de pressão, algo normal, uma vez que deve ser capaz de amortecer com segurança um veículo com um peso de até várias toneladas. Apenas são permitidas ferramentas de compressão, que se adequem na perfeição a esta tarefa. Não devem ser efetuadas tentativas para comprimir com correias ou outras experiências. É simplesmente demasiado perigoso.
Qualidade para amortecedores e amortecedores de mola
Apesar de um amortecedor ser um componente relativamente complexo, os preços normalmente são moderados. Ao comprar uma suspensão nova, tudo depende do valor do carro ou quanto tempo deve andar na estrada. A oficina também oferece amortecedores acessíveis. A sua vida útil e funcionamento reflete o preço. Segurança total apenas é obtida ao escolher qualidade. Os produtos de marca são sempre a melhor escolha, mesmo que isto signifique pagar mais de 100 euros por um conjunto de amortecedores.