Cabeçote amortecedor para o teu carro
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Cabeçote amortecedor defeituoso? » Identificar mau funcionamento • Reparar • Manual de substituição
O suporte do amortecedor liga o amortecedor da suspensão à carroçaria, absorvendo as vibrações do amortecedor e permitindo aos amortecedores dianteiros rodar e, assim, o movimento da direção. Assim, os suportes do amortecedor dianteiro estão equipados com um rolamento de rolos no seu centro. Os suportes do amortecedor traseiro não rodam, uma vez que o eixo traseiro é rígido e não guia. Para haver distinção, os suportes do amortecedor traseiro são chamados de rolamentos de suporte.
Essência do suporte do amortecedor
Os carros são construídos para serem impulsionados com segurança e conforto dentro dos parâmetros permitidos. Um condutor muitas vezes não sabe as enormes forças que existem num carro. Se os suportes da suspensão não estivessem ligados à carroçaria através de um elemento de amortecimento, as forças causariam um enorme desgaste ao revestimento.
Para prevenir que o amortecedor da suspensão parta, o seu ponto de ligação deve ter uma boa construção, o que tornaria o carro mais pesado. Uma ligação elástica e flexível entre o suporte e a carroçaria é, assim, a solução ideal.
Estrutura de um suporte de amortecedor
Um suporte de amortecedor é um módulo parcialmente elástico de borracha e plástico. É reforçado por um anel de aço interno. Os dianteiros têm um rolamento de rolos integrado, que está ausente nos suportes do amortecedor traseiros.
Desgaste de um suporte de amortecedor
Os suportes de amortecedor absorvem permanentemente o efeito da vibração dos amortecedores. A cada solavanco, várias toneladas de peso são aplicadas no pequeno elemento de borracha. Ao longo do tempo, o rolamento vai perdendo a sua elasticidade. A ligação entre o suporte e a carroçaria já não é ótima e desenvolve um efeito de ricochete. Isto pode causar vários efeitos:
- o carro ser ruidoso, especialmente numa estrada acidentada;
- desgaste dos pneus de um lado;
- o carro não se mantém no seu curso.
Para ter a certeza que o suporte do amortecedor está realmente avariado, o carro deve ser colocado numa rampa. De seguida, o amortecedor é abanado manualmente. Se for possível movê-lo para a frente e para trás, o suporte do amortecedor está desgastado.
Vida útil e substituição de um suporte de amortecedor
A vida útil de um suporte de amortecedor é de aproximadamente 100 000 km com um estilo de condução normal.
A substituição de um suporte de amortecedor requer a desmontagem de um amortecedor da suspensão, o que apenas é possível com ferramentas específicas, como um compressor de mola. Todas as tentativas de desmontagem de um suporte de amortecedor sem um compressor de mola envolvem perigo de morte! A vida útil dos amortecedores é mais ou menos a mesma dos suportes. Assim, convém substituir todos os elementos da suspensão na altura da substituição do suporte do amortecedor. Ao fazê-lo restabelece a condição perfeita da suspensão para os próximos 100 000 km.
Outras boas medidas ao substituir um suporte de amortecedor
A desmontagem de um suporte de amortecedor é uma reparação extensa, não é difícil, mas requer bastante trabalho. Se for desmontar, é uma excelente oportunidade para ver outras peças, como:
- mangas de eixo;
- mangas do eixo da direção;
- articulação de suspensão;
- guarnições e discos de travão;
- rolamento de roda.
Seria irritante, ter de recomeçar tudo de novo logo após a grande reparação de um suporte de amortecedor, só porque outro componente revela estar avariado. Tendo em consideração os preços acessíveis de peças sobresselentes, tenha a certeza que substitui tudo que faça sentido numa reparação desta magnitude.
Preços de suportes de amortecedor
O suporte de amortecedor é incrivelmente acessível. Um conjunto para o eixo dianteiro custa entre 15 a 30 euros. Em carros mais pequenos e acessíveis, um suporte de amortecedor é mais acessível. Os carros mais pesados e rápidos precisam de peças sobresselentes mais estáveis, motivo pelo qual os preços diferem. Os suportes de amortecedor e rolamentos de suporte são sempre substituídos em pares.
O seu desgaste ocorre tanto gradualmente como em simultâneo. Substituir apenas um rolamento pode piorar ao invés de melhorar a qualidade da condução. Os rolamentos de suporte traseiros também são substituídos aos pares. Suportes de amortecedor novos contribuem para que o automóvel passe na sua futura inspeção.