Prato da mola para o teu carro

Prato da mola for marcas Top de carro
- Prato da mola BMW Série 3
- Prato da mola VW GOLF
- Prato da mola RENAULT MEGANE
- RENAULT CLIO
- Prato da mola SEAT IBIZA
- Prato da mola OPEL CORSA
- Prato da mola MERCEDES-BENZ Classe C
- OPEL ASTRA
- Prato da mola AUDI A4
- Prato da mola BMW Série 5
- Prato da mola AUDI A3
- BMW Série 1
- Prato da mola FORD FOCUS
- Prato da mola VW PASSAT
- Prato da mola VW POLO
- HONDA CIVIC
- Prato da mola MERCEDES-BENZ Classe E
- Prato da mola FORD FIESTA
- Prato da mola PEUGEOT 308
- SEAT LEON
Prato da mola defeituoso? » Identificar mau funcionamento • Reparar • Manual de substituição
Proporcionar à mola helicoidal o seu ponto de apoio: o calço da mola
O calço da mola é uma parte da haste da suspensão. Dependendo da construção da unidade amortecedora, a haste tem um ou dois calços da mola. Em geral, as hastes traseiras, onde o amortecedor é instalado separado da mola, estão equipadas com dois calços da mola removíveis. Nos amortecedores dianteiros, onde a mola envolve o amortecedor, o calço da mola inferior está soldada.
Construção da mola do carro
Para amortecer os efeitos de uma estrada acidentada são comuns três tipos de construção:
- molas em lâmina
- molas de torção
- molas helicoidais
A molas em lâmina são o tipo de suspensão mais antigo. São conjuntos pilhas de lâminas de metal montadas nos eixos. Já eram utilizadas nos coches. Hoje em dia, as molas em lâmina são apenas encontradas - e muito raramente - nos eixos traseiros. Os verdadeiros veículos todo-terreno tais como o Jeep Wrangler ou o Range-Rover ainda são equipados com lâminas em mola. Podem ainda ser encontradas em pequenas vans.
As molas de torção são frequentemente instaladas nos eixos traseiros dos carros franceses. Consistem numa barra redonda que reage à torção. As barras de torção são muito eficientes do ponto de visto do espaço e também duráveis. Contudo a sua produção é extremamente dispendiosa. São utilizadas maioritariamente para veículos de lagartas como escavadoras de rastos ou tanques.
A mola helicoidal da suspensão é o princípio mais comummente utilizado no fabrico de automóveis. Consistem numa mola grossa, espiral, enrolada. Os calços das molas são pontos de apoio em ambos os lados da mola helicoidal.
Defeitos do calço das molas
Os calços das molas são geralmente muito duráveis. Mesmo quando uma mola helicoidal necessita de ser substituída, pode continuar a utilizar os calços antigas. Uma calço da mola está sob elevada pressão da mola e tem de conseguir suportar ligeiros desvios. Assim, os calços das molas são muito robustas e duram toda a vida útil do carro. Ainda assim, é possível que um calço da mola possa desenvolver fissuras devido à corrosão ou ao esforço excessivo.
Frequentemente, os calços das molas helicoidais estão equipadas com uma camada de borracha extra dura que pode ficar quebradiça e dissolver com o tempo. Isto é notório pelos cliques e chocalhares claramente audíveis. Quando o desgaste progride, o carro pode ter dificuldades em manter a direcção.
Substituição dos calços das molas
Para substituir o calço da mola da unidade de amortecimento da mola helicoidal, a mola tem de ser desmontada. Dependendo da posição da mola, pode ser necessário um compressor de molas. Isto aplica-se em especial às unidades da suspensão do eixo dianteiro. Em nenhuma circunstância a mola deve ser descomprimida com qualquer outra ferramenta que não o compressor de molas. Uma descompressão repentina pode provocar lesões mortais.
Em muitos carros a mola helicoidal do eixo traseiro pode ser removida logo após colocar o veículo num macaco, e após a desmontagem do amortecedor. Em geral, as calços das molas não estão fixas e irão cair.
Por ocasião da substituição do calço da mola, deve verificar o seguinte:
- a espessura dos discos de travão
- corrosão das linhas de travão
- estanqueidade do amortecedor
- ferrugem e fissuras na mola helicoidal
- anomalias nas mangas de eixo e nos foles dos eixos
Especialmente em carros antigos deve aproveitar todas as oportunidades para verificar a fundo todas as peças importantes do carro. Um apoio desmontado é uma ex celente ocasião.
Qualidade nos detalhes
O calço da mola de uma mola helicoidal é uma peça pequena mas muito sujeita a esforços. A qualidade inferior da peça pode levar a desgaste rápido e pode influenciar outras peças: um calço da mola partida irá provocar a distorção da mola helicoidal, que deixa de ter um ponto de apoio ideal. Isto irá provocar o seu desgaste rápida, também.
Mais, a geometria do amortecedor e de todo o eixo irá sofrer o efeito de forças que não são devidamente canalizadas. Assim, a escolha da melhor qualidade possível para esta peça é inevitável. Na nossa loja online oferecemos exclusivamente qualidade OEM. Irá assim manter-se seguro, com um carro com a segurança necessária para circular na estrada.
Os calços da mola de fabricantes de marca como a FEBI BILSTEIN ou a MAPCO são extremamente baratas pelo que não existe razão plausível para comprar peças de qualidade inferior. Os preços dos produtos de marca começam nos 6 euros. As peças mais complexas com apoios de borracha e guias de plástico pode custar cerca de 25 euros. Para este tipo de peça tão importante e sujeito a esforços, é algo aceitável.