Barra axial da direção para o teu carro

Articulação axial barra de acoplamento for marcas Top de carro
- Barra axial da direção BMW Série 3
- Barra axial da direção VW GOLF
- Braço axial de direção RENAULT MEGANE
- RENAULT CLIO
- Barra axial da direção SEAT IBIZA
- Barra axial da direção OPEL CORSA
- Braço axial de direção MERCEDES-BENZ Classe C
- OPEL ASTRA
- Barra axial da direção AUDI A4
- Barra axial da direção BMW Série 5
- Braço axial de direção AUDI A3
- BMW Série 1
- Barra axial da direção FORD FOCUS
- Barra axial da direção VW PASSAT
- Braço axial de direção VW POLO
- HONDA CIVIC
- Barra axial da direção MERCEDES-BENZ Classe E
- Barra axial da direção FORD FIESTA
- Braço axial de direção PEUGEOT 308
- SEAT LEON
Barra axial da direção defeituoso? » Identificar mau funcionamento • Reparar • Manual de substituição
Direção segura a todas as velocidades com uma barra axial da direção intacta
Aprende a guiar um carro não é difícil. Ainda assim, a ação simples e essencial está ligada a um mecanismo bastante complexo no eixo dianteiro. A tração dianteira torna o mecanismo de direção e condução ainda mais complexo. A barra axial da direção é um componente importante deste grupo.
Transmissão de potência sempre segura
Um eixo dianteiro deve ser capaz de se mover em todas as direções: movimentos de balanço para os amortecedores e movimentos radiais para a direção das rodas são muito exigentes para o mecanismo de rodas da frente acionadas e dirigíveis. Uma coisa deve estar sempre garantida: a potência da caixa de transmissão tem de chegar sempre às rodas da frente de forma fiável e segura.
A articulação de suspensão tem um papel essencial nisto. Esta pode rodar em direção radial, e ao fazê-lo corretamente, transmite o movimento rotacional da transmissão para os eixos de transmissão. Move-se simultaneamente em qualquer direção cruzada, absorvendo os movimentos de direção, assim como os movimentos dos amortecedores. O componente consiste num soquete com uma articulação, que se ligam numa junta macho e fêmea.
Posição da articulação de suspensão
A articulação de suspensão encontra-se diretamente no eixo de transmissão que sai da caixa de velocidades. Está escondida sob uma manga permanentemente preenchida com lubrificante, protegendo com segurança a articulação de suspensão contra sujidade penetrante ou fuga de lubrificação. Contudo, aqui é onde está o ponto mais importante.
Problemas da articulação de suspensão
Ocorrem problemas quando a articulação de suspensão fica suja ou em caso de lubrificação insuficiente. Os seus componentes esfregam-se em conjunto, causando desgaste mútuo. Isto é percetível através de ruído de batidas ao guiar. Adicionalmente, se a direção tiver uma ligeira resistência. Se isto ocorrer, é muito importante encontrar a causa. Uma articulação de suspensão danificada pode partir.
Na maioria dos casos, a direção torna-se mais pesada, o carro desvia-se bastante e puxa para um lado. Num carro estacionado, uma articulação de suspensão partida pode ser reconhecida através de uma roda solta e oscilante quando a abana manualmente.
Substituição da articulação de suspensão
A substituição da articulação de suspensão requer a desmontagem total do eixo de transmissão. Estão disponíveis ferramentas específicas na loja, que simplificam consideravelmente e lhe poupam frustrações nas tentativas de desmontar a articulação com recurso a chaves de tubos ou outras ferramentas desadequadas. As ferramentas específicas custam cerca de 25 euros e aceleram consideravelmente o serviço, o que faz a sua compra valer realmente a pena.
Para desmantelar o eixo de transmissão, a roda é retirada, a articulação de suspensão desmantelada e o eixo de transmissão retirado do rolamento de roda do lado da roda. A manga de eixo na roda também tem de ser afrouxada. Após a desmontagem, a articulação de suspensão é substituída por outra na bancada de trabalho.
Medidas sensatas
Quando todo o sistema de tração tem de ser desmantelado, também deve substituir pelo menos a coifa da junta homocinética interna e externa. Os foles de borracha têm uma vida útil limitada e está a poupar-se ao trabalho da sua substituição numa fase posterior. A articulação de suspensão deve ser pelo menos verificada. Se os foles de borracha estiverem quebradiços nas dobras ou verterem lubrificante, substitua-os também.
Nos braços triangulares pode haver desgaste nos elementos de ligação. A substituição da articulação de suspensão é uma excelente oportunidade para deixar o carro como novo. Idealmente, todos os componentes são substituídos em simultâneo de ambos os lados. Após a substituição das junções axiais, é necessária uma visita à oficina para ajustar a largura do eixo.
Custo de uma articulação de suspensão nova
Uma articulação de suspensão nova de um fabricante de marca como, por exemplo, Monroe ou FEBI BILSTEIN, custa cerca de 18 euros. Estes preços acessíveis mostram que com uma única reparação e pouco dinheiro, pode ser efetuada uma extensa manutenção do carro. Com uma articulação de suspensão nova e a potencial substituição de componente, toda a segurança de condução do carro fica restabelecida.