Terminal de direção para o teu carro

Terminal da barra de direção for marcas Top de carro
- Terminal de direção BMW Série 3
- Terminal de direção VW GOLF
- Ponteira de direção RENAULT MEGANE
- RENAULT CLIO
- Terminal de direção SEAT IBIZA
- Terminal de direção OPEL CORSA
- Ponteira de direção MERCEDES-BENZ Classe C
- OPEL ASTRA
- Terminal de direção AUDI A4
- Terminal de direção BMW Série 5
- Ponteira de direção AUDI A3
- BMW Série 1
- Terminal de direção FORD FOCUS
- Terminal de direção VW PASSAT
- Ponteira de direção VW POLO
- HONDA CIVIC
- Terminal de direção MERCEDES-BENZ Classe E
- Terminal de direção FORD FIESTA
- Ponteira de direção PEUGEOT 308
- SEAT LEON
Terminal de direção defeituoso? » Identificar mau funcionamento • Reparar • Manual de substituição
Direção segura e condução reta com a barra transversal
A barra transversal é um componente da direção do eixo dianteiro de um carro, com a importante tarefa de manter o carro no seu percurso. A barra transversal deve ser capaz de aguentar grandes forças e, assim, a sua construção é muito robusta. Mais cedo ou mais tarde, precisa de ser substituída para restabelecer a segurança total da condução.
Estrutura de uma barra transversal
A barra transversal é composta por duas peças: uma barra oca com uma rosca interna ligada ao mecanismo de direção do carro. Uma grande barra com uma rosca externa ligada à roda. Entre a barra massiva e a roda está outra peça: o terminal da barra transversal. Esta articulação tem a tarefa de permitir movimentos da direção e movimentos de balanço simultâneos da roda.
Do outro lado do mecanismo de direção, o terminal da barra transversal tem um rolamento flexível. Um amortecedor de borracha com um anel interno em aço providencia a melhor flexibilidade e estabilidade. Uma porca de parafuso assegura que a barra interna e externa não contrariam a outra.
Problemas da barra transversal
Uma barra transversal avariada manifesta-se de várias formas:
- O carro desvia-se para um lado - ”não mantem o rumo”.
- Os pneus dianteiros desgastam-se de um lado, normalmente por dentro.
- A direção torna-se cada vez mais imprecisa e lenta.
- Ao conduzir, são ouvidas pancadas na direção.
Estas avarias ocorrem quando a barra transversal está dobrada ou danificada de alguma forma. Devido às grandes forças, o terminal da barra transversal está sujeito a um desgaste excessivo. A barra transversal é suscetível a abalos laterais. Colidir com um passeio alto no ângulo errado ou a uma velocidade demasiado elevada é uma causa comum de uma barra transversal anómala. Além das avarias visíveis de uma barra transversal, ocorre desgaste gradual.
A extremidade da barra transversal está em foles de borracha. A borracha pode tornar-se quebradiça com o passar do tempo. Vaza lubrificante fazendo com que a barra transversal se desgaste muito rapidamente. Assim, é recomendável substituir o terminal da barra roscada assim que for detetada uma borracha frouxa. A barra desenvolve bastante mais movimentação, com a direção a tornar-se estranha e imprecisa.
Substituição da barra transversal
A substituição da barra transversal é muito simples. A roda é desmantelada e o terminal da barra transversal retirado do interior da roda. A roda é virada para o lado no amortecedor. De seguida, consoante a gravidade dos danos, ou o terminal ou toda a barra transversal é substituída. Em qualquer caso, a porca tem de estar afrouxada para desapertar a barra transversal.
Dica importante: Não se esqueça de lembrar o número de voltas com as quais o terminal antigo estava apertado à barra transversal. Um terminal novo é colocado com a mesma quantidade de voltas. Com alguma sorte, isto poupa-lhe ter de alinhar a largura do eixo.
Os terminais das barras roscadas têm de ser sempre substituídos aos pares. Isto cria uma condição definida para uma direção nova, com um ótimo funcionamento.
Testar a barra transversal
É importante testar a capacidade do carro em dirigir-me para a frente após substituir o terminal da barra roscada. Após a reparação, o carro já não se deve desviar para um lado. Deve verificar o desgaste do pneu do carro, para ter a certeza que regularizou. Os pneus ainda se podem desgastar de um lado. Se quiser ter a certeza, restaure a largura do eixo após a reparação. É recomendável afrouxar todos os parafusos e pinos previamente. Uma oficina vai cobrar extra por estas pequenas tarefas.
Custo de uma barra transversal nova
O preço de uma barra transversal depende do seu tamanho e peso. Os preços começam nuns moderados 11 euros e raramente excedem os 30 euros. De qualquer forma, estes preços garantem a melhor qualidade de marca.